Lista de transmissão no WhatsApp: o que é, como fazer e como funciona o recurso
A lista de transmissão do WhatsApp permite enviar mensagens para múltiplos contatos do WhatsApp de uma só vez; o recurso está disponível no Android e iOS
A lista de transmissão do WhatsApp permite enviar mensagens para múltiplos contatos do WhatsApp de uma só vez; o recurso está disponível no Android e iOS
A lista de transmissão do WhatsApp é uma funcionalidade usada no mensageiro para enviar mensagem para vários contatos de uma vez.
O recurso permite adicionar de dois a 256 contatos em uma única lista, podendo ser criado no próprio app para Android ou iPhone. Contudo, os destinatários só receberão as mensagens caso tenham o número do autor da lista salvo em seus dispositivos.
A seguir, confira mais informações sobre a lista de transmissão do WhatsApp e saiba como utilizar o recurso em seu aparelho.
A lista de transmissão do WhatsApp é um recurso que permite ao usuário enviar mensagens, vídeos, imagens, arquivos, contatos e stickers a múltiplos destinatários de uma só vez, sem a necessidade de selecionar contato por contato para cada envio. É possível usar a ferramenta para mandar mensagens para até 256 pessoas.
Abra o WhatsApp e acesse o menu de três pontos (localizado no canto superior direito). No menu aberto, toque em “Nova transmissão” para iniciar o processo de enviar mensagem em massa no WhatsApp.
Toque nos contatos salvos para adicioná-los à lista e, caso adicione alguém por engano, basta tocar no “x” ao lado do avatar para excluí-lo. Lembre-se que são necessários ao menos dois contatos para a criação da lista. Após as adições, toque no botão “check” para fazer lista de transmissão no WhatsApp.
Abra o WhatsApp e toque no botão “+”, localizado no canto superior direito. Na página seguinte, toque em “Nova transmissão” para montar uma lista de transmissão no WhatsApp.
Adicione de dois a 256 contatos para a lista de transmissão, mas lembre-se que eles precisam ter seu número salvo para receber os envios. Finalizadas as edições, toque em “Criar”.
Toque no menu de três pontos (localizado no canto superior direito) e escolha “Dados da lista de transmissão”.
Toque no menu de três linhas no canto superior direito e, em seguida, vá em “Mudar nome da lista de transmissão” para escolher um nome para a lista. Defina um nome para a lista de transmissão e toque em “Ok” para finalizar.
Toque em “Editar destinatários” para editar os contatos de uma lista de transmissão do WhatsApp. Na janela aberta, será possível adicionar novos contatos ou tirar uma pessoa da lista de transmissão do WhatsApp. Toque no ícone de “check” para salvar as edições.
Na seção “Configurações”, toque em “Listas de transmissão”. Na tela seguinte, escolha a lista desejada para iniciar as edições.
Toque em “Mensagens” no topo da tela. Depois, use o campo “Nome da lista” para colocar um nome em uma lista de transmissão do WhatsApp e toque em “concluído” para salvar.
Toque em “Mensagens” (ou no nome dado à lista) para gerenciar os contatos de uma lista de transmissão do WhatsApp. Escolha a opção “Editar lista” e, posteriormente, use a tela “Destinatários” para adicionar mais pessoas ou remover um contato da lista de transmissão do WhatsApp. Toque em “ok” para finalizar a edição.
A lista de transmissão do WhatsApp funciona como uma ferramenta de encaminhamento de mensagens. Você pode fazer o disparo único de uma mensagem para todos os números da lista, ao invés de encaminhar a mesma mensagem selecionando manualmente todos os contatos.
Importante ressaltar que a lista de transmissão do WhatsApp funciona como via única, ou seja, somente o dono da lista pode enviar conteúdos para os contatos.
Os destinatários então recebem os envios na conversa particular e, caso respondam, a mensagem só será enviada para o dono da lista de transmissão. Por conta disso, não há como eles saberem se estão ou não em uma lista de transmissão.
Não. A criação e uso das listas de transmissão não abrange nem o WhatsApp Web e nem a versão para desktops, já que está restrita ao aplicativo para dispositivos móveis, como Android e iOS.
Sim. Basta enviar mensagem no WhatsApp pela lista de transmissão, segurar a mensagem e tocar em “Dados” para saber se uma mensagem foi entregue. Depois, é só verificar os contatos na seção “Entregue para”. Caso alguém tenha ficado de fora dessa seção, significa que não recebeu o conteúdo enviado pela lista de transmissão do WhatsApp.
Caso existam contatos que não estejam recebendo mensagens de sua lista de transmissão, deve-se verificar os pontos a seguir:
De acordo com o mensageiro da Meta, cada lista de transmissão tem limite mínimo de dois contatos e suporta até 256 contatos. Vale ressaltar que o usuário pode criar quantas listas quiser.
O app de mensagens até permite criar uma lista com base em seus contatos. Contudo, somente os números que tiverem o seu contato salvo em seus respectivos dispositivos receberão as mensagens enviadas por uma lista de transmissão no WhatsApp.
Não. As únicas formas de restringir uma lista de transmissão do WhatsApp é excluir o contato da sua agenda ou apagar a lista recebida.
Criar uma lista de transmissão no WhatsApp servirá apenas para facilitar o envio de mensagens a múltiplos contatos de maneira simultânea. Apenas o dono da lista pode fazer envios e cada destinatário vai receber as mensagens na conversa privada, sem saber que está em uma lista de transmissão.
Já criar grupo no WhatsApp significa montar uma conversa com vários contatos em que todos os membros podem interagir, ou seja, enviar e receber mensagens naquele mesmo espaço. Além disso, o grupo suporta até 1.024 membros — 768 contatos a mais do que na lista de transmissão.
Sim. Pelo Android, basta entrar nos dados da lista e tocar em “Apagar lista de transmissão”. No iPhone, é preciso ir até as listas de transmissão, tocar em “Editar”, tocar no ícone de “-” ao lado da lista desejada e escolher “Apagar”.