Lista de transmissão no WhatsApp: o que é, como fazer e como funciona o recurso

A lista de transmissão do WhatsApp permite enviar mensagens para múltiplos contatos do WhatsApp de uma só vez; o recurso está disponível no Android e iOS

Igor Shimabukuro Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração de lista de transmissão do WhatsApp
Lista de transmissão do WhatsApp permite o envio simultâneo de mensagens a até 256 pessoas (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

A lista de transmissão do WhatsApp é uma funcionalidade usada no mensageiro para enviar mensagem para vários contatos de uma vez.

O recurso permite adicionar de dois a 256 contatos em uma única lista, podendo ser criado no próprio app para Android ou iPhone. Contudo, os destinatários só receberão as mensagens caso tenham o número do autor da lista salvo em seus dispositivos.

A seguir, confira mais informações sobre a lista de transmissão do WhatsApp e saiba como utilizar o recurso em seu aparelho.

O que é a lista de transmissão do WhatsApp?

A lista de transmissão do WhatsApp é um recurso que permite ao usuário enviar mensagens, vídeos, imagens, arquivos, contatos e stickers a múltiplos destinatários de uma só vez, sem a necessidade de selecionar contato por contato para cada envio. É possível usar a ferramenta para mandar mensagens para até 256 pessoas.

Como criar uma lista de transmissão no WhatsApp pelo Android

1. Acesse “Nova transmissão” no menu do WhatsApp

Abra o WhatsApp e acesse o menu de três pontos (localizado no canto superior direito). No menu aberto, toque em “Nova transmissão” para iniciar o processo de enviar mensagem em massa no WhatsApp.

Criando uma nova lista de transmissão do WhatsApp no Android
Criando uma nova lista de transmissão do WhatsApp no Android (Imagem: Reprodução/Android e WhatsApp)

2. Adicione os contatos à lista de transmissão do WhatsApp

Toque nos contatos salvos para adicioná-los à lista e, caso adicione alguém por engano, basta tocar no “x” ao lado do avatar para excluí-lo. Lembre-se que são necessários ao menos dois contatos para a criação da lista. Após as adições, toque no botão “check” para fazer lista de transmissão no WhatsApp.

Adicionando novos contatos à lista de transmissão do WhatsApp
Adicionando novos contatos à lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp pelo iPhone

1. Crie uma nova transmissão no WhatsApp

Abra o WhatsApp e toque no botão “+”, localizado no canto superior direito. Na página seguinte, toque em “Nova transmissão” para montar uma lista de transmissão no WhatsApp.

Criando uma lista de transmissão do WhatsApp no iPhone
Criando uma lista de transmissão do WhatsApp no iPhone (Imagem: Reprodução/iOS e WhatsApp)

2. Selecione os contatos para a lista de transmissão

Adicione de dois a 256 contatos para a lista de transmissão, mas lembre-se que eles precisam ter seu número salvo para receber os envios. Finalizadas as edições, toque em “Criar”.

Gerenciando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp
Gerenciando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como editar uma lista de transmissão no WhatsApp pelo Android

1. Acesse os dados da lista de transmissão.

Toque no menu de três pontos (localizado no canto superior direito) e escolha “Dados da lista de transmissão”.

Acessando as configurações da lista de transmissão
Acessando as configurações da lista de transmissão (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Nomeie sua lista de transmissão do WhatsApp

Toque no menu de três linhas no canto superior direito e, em seguida, vá em “Mudar nome da lista de transmissão” para escolher um nome para a lista. Defina um nome para a lista de transmissão e toque em “Ok” para finalizar.

Nomeando a lista de transmissão do WhatsApp
Nomeando a lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp

3. Adicione ou exclua contatos da lista

Toque em “Editar destinatários” para editar os contatos de uma lista de transmissão do WhatsApp. Na janela aberta, será possível adicionar novos contatos ou tirar uma pessoa da lista de transmissão do WhatsApp. Toque no ícone de “check” para salvar as edições.

Gerenciando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp
Gerenciando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como editar uma lista de transmissão no WhatsApp pelo iPhone

1. Encontre a lista de transmissão que deseja editar no WhatsApp

Na seção “Configurações”, toque em “Listas de transmissão”. Na tela seguinte, escolha a lista desejada para iniciar as edições.

Acessando as listas de transmissão do WhatsApp no iPhone
Acessando as listas de transmissão do WhatsApp no iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Dê um nome para sua lista de transmissão

Toque em “Mensagens” no topo da tela. Depois, use o campo “Nome da lista” para colocar um nome em uma lista de transmissão do WhatsApp e toque em “concluído” para salvar.

Dando um nome à lista de transmissão do WhatsApp
Dando um nome à lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Gerencie os contatos de sua lista de transmissão

Toque em “Mensagens” (ou no nome dado à lista) para gerenciar os contatos de uma lista de transmissão do WhatsApp. Escolha a opção “Editar lista” e, posteriormente, use a tela “Destinatários” para adicionar mais pessoas ou remover um contato da lista de transmissão do WhatsApp. Toque em “ok” para finalizar a edição.

Editando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp
Editando os contatos da lista de transmissão do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como funciona uma lista de transmissão do WhatsApp?

A lista de transmissão do WhatsApp funciona como uma ferramenta de encaminhamento de mensagens. Você pode fazer o disparo único de uma mensagem para todos os números da lista, ao invés de encaminhar a mesma mensagem selecionando manualmente todos os contatos.

Importante ressaltar que a lista de transmissão do WhatsApp funciona como via única, ou seja, somente o dono da lista pode enviar conteúdos para os contatos.

Os destinatários então recebem os envios na conversa particular e, caso respondam, a mensagem só será enviada para o dono da lista de transmissão. Por conta disso, não há como eles saberem se estão ou não em uma lista de transmissão.

É possível fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Web?

Não. A criação e uso das listas de transmissão não abrange nem o WhatsApp Web e nem a versão para desktops, já que está restrita ao aplicativo para dispositivos móveis, como Android e iOS.

Dá para saber se uma mensagem da lista de transmissão do WhatsApp foi entregue?

Sim. Basta enviar mensagem no WhatsApp pela lista de transmissão, segurar a mensagem e tocar em “Dados” para saber se uma mensagem foi entregue. Depois, é só verificar os contatos na seção “Entregue para”. Caso alguém tenha ficado de fora dessa seção, significa que não recebeu o conteúdo enviado pela lista de transmissão do WhatsApp.

Por que algumas pessoas não recebem a mensagem de uma lista de transmissão do WhatsApp?

Caso existam contatos que não estejam recebendo mensagens de sua lista de transmissão, deve-se verificar os pontos a seguir:

  • Os contatos devem ter o seu número salvo: é um requisito para que os números da lista de transmissão recebam suas mensagens;
  • Envio de muitas mensagens: é importante enviar o conteúdo aos poucos, para que o WhatsApp processe melhor as mensagens e não limite os encaminhamentos por restrições de spam e envios em massa.

Quantos contatos cabem em uma lista de transmissão do WhatsApp?

De acordo com o mensageiro da Meta, cada lista de transmissão tem limite mínimo de dois contatos e suporta até 256 contatos. Vale ressaltar que o usuário pode criar quantas listas quiser.

Posso criar uma lista de transmissão do WhatsApp com quem não tem meu contato?

O app de mensagens até permite criar uma lista com base em seus contatos. Contudo, somente os números que tiverem o seu contato salvo em seus respectivos dispositivos receberão as mensagens enviadas por uma lista de transmissão no WhatsApp.

É possível bloquear uma lista de transmissão no WhatsApp?

Não. As únicas formas de restringir uma lista de transmissão do WhatsApp é excluir o contato da sua agenda ou apagar a lista recebida.

Qual a diferença entre criar uma lista de transmissão e um grupo no WhatsApp?

Criar uma lista de transmissão no WhatsApp servirá apenas para facilitar o envio de mensagens a múltiplos contatos de maneira simultânea. Apenas o dono da lista pode fazer envios e cada destinatário vai receber as mensagens na conversa privada, sem saber que está em uma lista de transmissão.

criar grupo no WhatsApp significa montar uma conversa com vários contatos em que todos os membros podem interagir, ou seja, enviar e receber mensagens naquele mesmo espaço. Além disso, o grupo suporta até 1.024 membros — 768 contatos a mais do que na lista de transmissão.

Tem como apagar uma lista de transmissão do WhatsApp?

Sim. Pelo Android, basta entrar nos dados da lista e tocar em “Apagar lista de transmissão”. No iPhone, é preciso ir até as listas de transmissão, tocar em “Editar”, tocar no ícone de “-” ao lado da lista desejada e escolher “Apagar”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados