Como criar um Canal no WhatsApp? Entenda como funciona a ferramenta

Canais do WhatsApp podem ser criados por qualquer pessoa e permitem enviar atualizações para seguidores e acompanhar métricas de engajamento

Lucas Lima
Por
Canais do WhatsApp
Canais do WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os Canais do WhatsApp são parecidos com as listas de transmissão, nos quais o administrador envia as atualizações para quem faz parte da lista, mas a escolha de fazer parte ou não é do usuário. O funcionamento é o mesmo dos Canais do Telegram, mas com menos recursos. Veja como criar seu próprio Canal no WhatsApp.

Como criar um Canal do WhatsApp pelo celular

Tempo necessário: 2 minutos

O passo a passo para criar um Canal no WhatsApp é feito pelo próprio aplicativo do Android ou iOS (iPhone), na guia Atualizações (antes Status). Veja como:

  1. Acesse a guia Atualizações

    Na tela inicial do WhatsApp, certifique-se de que está na guia Atualizações.captura de tela do processo para criar um canal no WhatsApp

  2. Toque no botão para criar um Canal no WhatsApp

    Na guia Atualizações, role a tela até encontrar a seção de Canais e toque no “+” e em seguida “Criar canal”captura de tela do processo para criar um canal no WhatsApp

  3. Adicione uma foto, nome e descrição

    O nome do Canal é o que ajudará as pessoas a localizá-lo pela busca. A descrição pode ter mais detalhes sobre o conteúdo, frequência e outras informações pertinentes aos membros.captura de tela do processo para criar um canal no WhatsApp

  4. Conclua a criação do Canal

    Toque no botão “Criar canal” para finalizar o processo. Agora é só compartilhar o Canal do WhatsApp com pessoas de interesse.captura de tela do processo para criar um canal no WhatsApp

Os Canais do WhatsApp foram lançados em setembro de 2023. A liberação da ferramenta está sendo feita de forma gradativa e por isso alguns recursos ainda estão limitados. Por enquanto, não é possível:

  • Adicionar administradores além do criador do Canal do WhatsApp;
  • Editar as atualizações (mensagens) enviadas no Canal do WhatsApp.

Como criar um Canal pelo WhatsApp Web

Uma alternativa ao aplicativo para celular é criar um Canal pelo WhatsApp Web:

  1. Clique no botão de Canais na tela inicial do WhatsApp Web;
    captura de tela do processo para criar um canal do whatsapp pelo pc
  2. Clique no botão + e depois em “Criar canal”;
    captura de tela do processo para criar um canal do whatsapp pelo pc
  3. Escolha uma foto, nome e descrição do Canal e finalize no botão “Criar canal”
    captura de tela do processo para criar um canal do whatsapp pelo pc

Quem pode criar um canal no WhatsApp?

Qualquer pessoa pode criar um Canal no WhatsApp, desde que o recurso já tenha sido liberado para a conta. Segundo a empresa, o único requisito é ter uma conta pessoal ou Business no WhatsApp.

Como funcionam os Canais do WhatsApp?

Os Canais do WhatsApp são meios de transmitir uma atualização para seguidores. Diferente dos Grupos, a comunicação é unilateral, ou seja, só o criador ou administrador pode enviar mensagens. É parecido com o que acontece com as Listas de Transmissão.

Contudo, os Canais do WhatsApp ficam na guia de Atualizações (antes Status), separados das conversas individuais e de Grupos. E por padrão os seguidores não recebem notificações para atualizações de um Canal.

Diferente dos outros recursos de comunicação em massa do mensageiro, qualquer pessoa pode pesquisar e encontrar Canais do WhatsApp pela ferramenta de busca.

Canais do WhatsApp
Canais do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Meu número de telefone fica visível nos Canais do WhatsApp?

Não, nem mesmo administradores podem ver seu número de telefone, a menos que ele já tenha seu número de celular salvo nos contatos.

Administradores que não têm seu contato salvo no telefone também estão limitados a ver seu nome e parte do número de celular. A foto de perfil do WhatsApp fica visível se você tiver definido para “Todos” nas configurações de privacidade.

Há um limite de seguidores em Canais do WhatsApp?

Não há um limite para seguidores em um Canal do WhatsApp, diferente de Grupos e Listas de Transmissão.

O que posso compartilhar em um Canal do WhatsApp?

As atualizações ou mensagens podem ser enviadas em formato de texto, link, foto ou vídeo nos Canais do WhatsApp. Por enquanto não é possível enviar mensagens de áudio.

Qual a diferença entre Canais e Lista de Transmissão no WhatsApp?

Os Canais do WhatsApp são públicos e permitem que qualquer pessoa se inscreva para receber as mensagens. Por outro lado, os participantes de uma Lista de Transmissão são escolhidos por quem a criou, com um limite de 256 usuários.

O criador da Lista de Transmissão do WhatsApp também precisa ter todos os participantes salvos nos contatos do telefone e as mensagens enviadas não são separadas, elas aparecem na conversa com cada pessoa participante da lista.

Qual a diferença entre Canais e Grupos no WhatsApp?

Os Canais só permitem a comunicação unilateral, os seguidores não podem enviar mensagens. Nos Grupos do WhatsApp os participantes também podem participar.

Assim como nas Listas de Transmissão, os chats de Grupos ficam agrupados com as demais conversas no WhatsApp, enquanto os Canais que você segue ficam agrupados na guia Atualizações. Também há um limite de 1.018 participantes por Grupo.

Qual a diferença entre Canais e Comunidades no WhatsApp?

As Comunidades do WhatsApp são um agrupamento de Grupos com um interesse específico. Por exemplo, uma escola pode ter uma Comunidade com vários Grupos para cada sala. A vantagem é poder mandar uma mensagem para todos esses grupos ao mesmo tempo.

As Comunidades expandem a comunicação para até 5 mil pessoas divididas em até 50 grupos.

Qual a diferença entre os Canais do WhatsApp e os do Telegram?

O funcionamento dos Canais do WhatsApp e do Telegram é o mesmo. Contudo, os Canais do Telegram têm mais recursos como:

  • Múltiplos administradores;
  • Mais métricas de engajamento;
  • Tópicos para permitir a discussão entre os seguidores;
  • Canais privados com conteúdo só para membros.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados