Como criar um Canal no WhatsApp? Entenda como funciona a ferramenta

Canais do WhatsApp podem ser criados pelo celular ou WhatsApp Web; saiba como abrir um canal e entenda mais detalhes sobre o recurso

Ana Marques Lucas Lima
Por e

O Canal do WhatsApp é um recurso do mensageiro que permite enviar mensagens para um grande número de pessoas.

Trata-se de um meio unilateral de comunicação, isto é, apenas administradores podem enviar mensagens nos canais. Já os seguidores podem reagir ao conteúdo com emojis.

Criar um Canal do WhatsApp pode ser interessante para empresas, organizações, artistas e figuras públicas, permitindo a transmissão de informações oficiais de forma eficaz e rápida, evitando interações indesejadas.

A seguir, saiba como criar um Canal do WhatsApp pelo aplicativo para celular ou pelo WhatsApp Web, e entenda mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta.

Como criar um Canal do WhatsApp pelo celular

1. Abra o WhatsApp e acesse a guia Atualizações

Toque no ícone de balão tracejado, na barra inferior do app, para acessar a guia Atualizações do WhatsApp.

Captura de tela mostra como acessar a guia Atualizações para ver os canais do WhatsApp
Acesse a guia Atualizações para criar um canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Toque no menu de três pontos e selecione “Criar Canal”

Abra o menu de três pontos para encontrar a opção de criar um novo Canal do WhatsApp.

  • No iPhone (iOS): o menu de três pontos fica na parte superior esquerda da tela;
  • No Android: o menu de três pontos fica na parte superior direita da tela;

Em seguida, toque em “Continuar”.

Captura de tela mostra como acessar o menu de criação de canal no WhatsApp
Acesse o menu de três pontos para criar um canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Defina foto, nome e descrição, e toque em “Criar canal”

Adicione uma foto de perfil e um nome para permitir que seguidores encontrem seu canal mais facilmente. Você também pode inserir uma descrição para ajudar as pessoas a entenderem o tipo de conteúdo oferecido. Caso queira, é possível alterar esses dados posteriormente. Por fim, basta tocar em “Criar canal”.

Captura de tela mostra área para definição de foto, nome e descrição de um novo canal do WhatsApp
Insira as informações de nome, foto e descrição para criar um canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Agora basta convidar usuários do WhatsApp para seguirem o seu canal. Você pode gerar um link compartilhável para enviar em conversas e outras redes sociais. Também é possível compartilhar seu novo canal no status do WhatsApp.

Captura de tela mostra opção para gerar link compartilhável do novo canal do WhatsApp
Gere um link para compartilhar o seu novo canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como criar um Canal pelo WhatsApp Web

Uma alternativa ao aplicativo para celular é criar um Canal pelo WhatsApp Web. O passo a passo é semelhante, veja a seguir.

1. Acesse a guia Atualizações do WhatsApp Web

Faça o login no WhatsApp Web pelo seu navegador e toque no ícone de balão tracejado, na barra lateral esquerda, para acessar a guia Atualizações.

Captura de tela mostra como acessar a guia Atualizações do WhatsApp
Acesse a guia Atualizações para criar um canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Clique em “+” e entre na opção “Criar canal”

Toque no ícone de “+” para abrir um menu flutuante. Em seguida, toque em “Criar canal”.

Captura de tela mostra como acessar a opção de criar canal do WhatsApp Web
Toque no ícone de “+” para ver a opção de criar um Canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Clique em “Continuar” para criar seu Canal pelo WhatsApp Web

Leia as informações sobre a criação de um novo canal e toque em “Continuar” para prosseguir.

Captura de tela mostra aviso sobre a visibilidade e responsabilidades de um administrador com a criação de um novo canal no WhatsApp
Leia as informações sobre a criação de um novo Canal do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Defina as informações básicas clique em “Criar canal”

Adicione um nome para o seu canal no WhatsApp. Você também pode definir uma foto e descrição, ou optar por preencher essas informações posteriormente. Por fim, clique em “Criar canal” para concluir.

Captura de tela mostra área de definição de foto, nome e descrição do novo Canal do WhatsApp
Defina foto, nome e descrição para criar um canal no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como funcionam os Canais do WhatsApp?

Os Canais do WhatsApp funcionam como um meio unilateral de enviar mensagens para um grande número de pessoas. As atualizações são feitas apenas pelo criador e pelos administradores do Canal.

Os seguidores não podem responder às mensagens, mas conseguem reagir ao conteúdo por meio de emojis e enquetes, quando permitido pelas configurações do Canal.

Quem pode criar um Canal do WhatsApp?

Qualquer pessoa com um perfil pessoal ou Business no mensageiro pode criar um Canal no WhatsApp, desde que o recurso já tenha sido liberado para a conta em questão. A ferramenta foi lançada em setembro de 2023, e ainda está em distribuição para usuários do aplicativo de mensagens.

Para criar um canal, é necessário usar o aplicativo para Android ou iPhone (iOS), ou o WhatsApp Web. Somente o dono tem permissão para excluir um Canal do WhatsApp.

Posso criar um Canal do WhatsApp pelo WhatsApp Desktop?

Não. O WhatsApp Web é a única forma de criar Canais pelo computador (utilizando um navegador). O app do WhatsApp para Windows e Mac não oferece suporte aos Canais do WhatsApp.

O que posso compartilhar em um Canal do WhatsApp?

Administradores podem compartilhar mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios, GIFs, figurinhas e enquetes nos Canais do WhatsApp. Por se tratarem de uma forma impessoal de comunicação, os Canais servem para comunicados oficiais de empresas, organizações e figuras públicas, e também são uma ferramenta poderosa para criadores de conteúdo.

É importante estar atento às Diretrizes dos Canais para evitar o compartilhamento de conteúdo inadequado. Atualizações que fogem às regras do mensageiro podem levar à denuncia de um Canal do WhatsApp.

É possível compartilhar publicações de Canais com outras conversas do WhatsApp?

Sim. Basta pressionar a mensagem por alguns segundos para ver o menu flutuante. Em seguida, toque e “Encaminhar” para escolher com quais contatos deseja compartilhar a publicação do Canal. Vale ressaltar que as enequetes de um Canal não são compartilháveis.

Tem como excluir uma mensagem de um Canal do WhatsApp?

Somente administradores podem apagar atualizações em um Canal do WhatsApp. O procedimento é semelhante a excluir uma mensagem em um chat inidividual ou em grupo: basta pressionar a mensagem por alguns segundos até abrir o menu flutuante e, depois, tocar em “Apagar”. Por fim, confirme a ação em “Apagar para todos”.

Posso ter um Canal verificado no WhatsApp?

Para ter um selo de verificado no Canal, é necessário ter uma conta comercial verificada no WhatsApp. O selo indica que o perfil é reconhecido pela Meta como oficial após várias etapas de verificação, incluindo análise de atividades e de documentos fornecidos.

Quem pode ver um Canal do WhatsApp?

Qualquer usuário do WhatsApp pode ver um Canal. Pessoas com contas no mensageiro conseguem encontrar um Canal do WhatsApp ao navegar pela área de Canais. Não é preciso ser um seguidor para ver as atualizações dos últimos 30 dias. Também é possível acessar um Canal do WhatsApp via link de convite.

Posso parar de ver conteúdos de um Canal do WhatsApp?

Sim. Caso não tenha mais interesse nas atualizações, basta deixar de seguir um Canal do WhatsApp para não ver mais os conteúdos compartilhados.

Há limite de participantes em um Canal do WhatsApp?

Não. Canais do WhatsApp têm audiência ilimitada, ao contrário dos grupos e listas de transmissão do mensageiro.

Quais são as vantagens e desvantagens dos Canais do WhatsApp?

Canais do WhatsApp têm vantagens para perfis que buscam comunicação em massa, já que permite enviar atualizações para um grande número de seguidores. Os principais benefícios em relação a outros recursos do WhatsApp são:

  • Privacidade e segurança: as informações de perfil dos administradores e seguidores de um Canal do WhatsApp não são exibidas a outras pessoas que acessam o Canal (exceto admins).
  • Facilidade de moderação: Canais do WhatsApp não permitem respostas às mensagens, o que ajuda a evitar o compartilhamento de conteúdo sensível ou inapropriado por terceiros. Também é possível adicionar outros administradores a um Canal do WhatsApp para publicar e acompanhar as métricas.
  • Maior alcance: Canais do WhatsApp têm público ilimitado, diferentemente de grupos e listas de transmissão. Até mesmo não seguidores podem buscar e visualizar o conteúdo de um Canal, além interagir com as atualizações por meio de emojis.

Os Canais do WhatsApp apresentam desvantagens para quem deseja uma comunicação mais próxima/individualizada e análise mais aprofundada de audiência. As principais limitações são:

  • Interação restrita: seguidores não podem responder às mensagens ou tirar dúvidas pelos Canais do WhatsApp.
  • Notificações silenciadas: ao entrar em um Canal do WhatsApp, as notificações sobre atualizações de conteúdo são silenciadas por padrão. Caso queira receber alertas sobre novas mensagens, o seguidor precisa ativar as notificações manualmente, o que pode prejudicar a distribuição do conteúdo.
  • Métricas básicas para administradores: diferentemente de plataformas o Telegram, o WhatsApp fornece poucos dados sobre a audiência dos Canais. Atualmente, é possível ver apenas a quantidade de interações (reações) por posts e a lista/número de seguidores de um canal. A plataforma não disponibiliza relatórios detalhados sobre as atualizações de conteúdo.

Qual a diferença entre Canais e Lista de Transmissão no WhatsApp?

Os Canais do WhatsApp são públicos e permitem que qualquer pessoa se inscreva para receber as mensagens. Já as Listas de Transmissão tem participantes escolhidos por quem a criou, com um limite de 256 usuários.

O criador da Lista de Transmissão do WhatsApp também precisa ter todos os participantes salvos nos contatos do telefone e as mensagens enviadas não são separadas, elas aparecem na conversa com cada pessoa participante da lista.

Qual a diferença entre Canais e Grupos no WhatsApp?

Os Canais só permitem a comunicação unilateral, os seguidores não podem enviar atualizações ou respostas. Nos Grupos do WhatsApp, os participantes também podem enviar mensagens.

Assim como nas Listas de Transmissão, os chats de Grupos ficam agrupados com as demais conversas no WhatsApp, enquanto os Canais que você segue ficam agrupados na guia Atualizações. Também há um limite de 1.018 participantes por Grupo.

Qual a diferença entre Canais e Comunidades no WhatsApp?

As Comunidades do WhatsApp são um agrupamento de Grupos com um interesse específico. Por exemplo, uma escola pode ter uma Comunidade com vários Grupos para cada sala. A vantagem é poder mandar uma mensagem para todos esses grupos ao mesmo tempo.

As Comunidades expandem a comunicação para até 5 mil pessoas divididas em até 50 grupos.

Qual a diferença entre os Canais do WhatsApp e os do Telegram?

O funcionamento dos Canais do WhatsApp e do Telegram é o mesmo. Contudo, os Canais do Telegram têm mais recursos como:

  • Múltiplos administradores;
  • Mais métricas de engajamento;
  • Tópicos para permitir a discussão entre os seguidores;
  • Canais privados com conteúdo só para membros.

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Temas populares