Como encontrar um Canal no WhatsApp para seguir tópicos, marcas ou pessoas

Canais do WhatsApp podem ser encontrados pela busca na guia de Atualizações; aplicativo faz sugestões com base no número de telefone e idioma do usuário

Lucas Lima
Por
Canais do WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Canais do WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os Canais do WhatsApp permitem receber atualizações de empresas ou figuras públicas, como no Telegram. Para encontrar um Canal é preciso ir até a guia Atualizações para ver as recomendações ou usar a busca. Saiba em mais detalhes abaixo.

Como procurar por Canais do WhatsApp

Tempo necessário: 2 minutos

Os Canais podem ser pesquisados e seguidos pelo aplicativo para smartphones (Android ou iOS) ou pelo computador. O passo a passo é o mesmo em todas as plataformas:

  1. Acesse a guia Atualizações

    No iPhone ou Android, toque na guia Atualizações (antes Status).captura de tela do processo para encontrar e seguir canais no whatsapp

  2. Entre na seção de Canais do WhatsApp

    Role a página de Atualizações até encontrar a seção com os Canais no WhatsApp, toque em “Mostrar todos” ou toque no ícone “+” e depois “Encontrar canais“. Normalmente fica abaixo de todos os Status.captura de tela do processo para encontrar e seguir canais no whatsapp

  3. Procure o Canal do WhatsApp

    Você pode rolar a tela para ver as sugestões de Canais feita pelo o WhatsApp ou usar a busca se o Canal desejado não aparecer na lista.captura de tela do processo para encontrar e seguir canais no whatsapp

  4. Siga o Canal do WhatsApp

    Por fim, basta tocar no Canal do WhatsApp e depois em “Seguir“, no canto superior direito. É possível ver o conteúdo do Canal antes de segui-lo, caso não tenha certeza se as atualizações vão agradar. Todos os Canais são públicos e os conteúdos devem seguir as diretrizes do WhatsApp.captura de tela do processo para encontrar e seguir canais no whatsapp

A pesquisa de Canais no WhatsApp permite aplicar alguns filtros como “mais vistos”, “mais procurados”, “novos” e ajustar as sugestões com base em um país, que por padrão é definido como Brasil. De acordo com o WhatsApp, também é possível filtrar por categoria, como notícias ou esportes, mas nos meus testes essa opção de filtro não apareceu.

Os Canais do WhatsApp também podem chegar até você por meio de links ou mensagens compartilhadas: se alguém te encaminhar uma atualização de um Canal, o link para ele aparecerá junto da mensagem.

Canais com o selo verde significam que foram verificados pelo WhatsApp e se tratam da pessoa ou organização que dizem ser.

Como o WhatsApp sugere os Canais que posso encontrar?

O WhatsApp usa seu número de telefone e idioma definido no aplicativo para filtrar a lista de Canais a ser exibida. A taxa de procura e a taxa de atividade também são métricas consideradas para uma sugestão.

O que fazer se encontrei um canal com conteúdo nocivo no WhatsApp?

Você pode denunciar um Canal que esteja propagando fake news, fraudes ou conteúdo sexualmente explícito, na página de informações do Canal, pelo botão de denúncia, como na imagem abaixo. Segundo o WhatsApp, todos os Canais devem seguir as diretrizes impostas pela empresa e o conteúdo deve ser apropriado para a faixa etária da base de usuários do aplicativo.

Opção para denunciar um Canal na página de informações do WhatsApp
Canal do WhatsApp pode ser denunciado na página de informações (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados