Ferramenta de Captura do Windows 11 testa cópia de textos de imagens

Atualização liberada para Windows Insiders traz reconhecimento ótico de caracteres para a Ferramenta de Captura. Aplicativo Vincular ao Celular também tem novidades.

Giovanni Santa Rosa
Por
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Às vezes, você precisa copiar um texto, mas ele está em uma imagem. Em breve, essa tarefa vai ficar mais fácil: a Microsoft está testando um recurso de reconhecimento de texto na Ferramenta de Captura do Windows 11, para conseguir copiar o que está escrito em uma figura.

A Ferramenta de Captura (ou Snipping Tool, seu nome em inglês) ganhou reconhecimento ótico de caracteres (OCR) para entender textos em capturas de tela.

A ferramenta se chama Text Actions, ou Ações de Texto em tradução livre. Ela fica em um botão da janela que mostra o print logo depois da captura.

Ao clicar neste botão, você passa a poder selecionar os textos da imagem. Aí, é só usar o mouse para pegar o trecho que você quer e copiá-lo.

Para quem tem pressa, dá para usar os atalhos de teclado Ctrl+A e Ctrl+C para selecionar tudo e copiar, respectivamente, ou usar o menu de contexto.

Tela da Ferramenta de Captura com texto de uma imagem em destaque
Nova versão de testes da Ferramenta de Captura do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O app ganhou ainda uma ferramenta ocultar rapidamente certas partes de um print. Isso é útil quando você precisa compartilhar uma imagem, mas há informações pessoais nela, por exemplo.

As novidades estão na versão 11.2308.33.0 da Ferramenta de Captura (ou Snipping Tool, nome do app em inglês). Ela foi disponibilizada para participantes do programa Windows Insider nos canais Dev e Canary, os primeiros a receber testes de recursos.

Este não é o primeiro produto da Microsoft a contar com o OCR. O aplicativo de anotações OneNote conta com uma ferramenta para converter imagem em texto há alguns anos, assim como o OneDrive.

Windows 11 terá acesso rápido a fotos do smartphone

O aplicativo Phone Link (chamado Vincular ao Celular na versão em português do Windows 11) também está testando novidades relacionadas a imagens.

Na versão 1.23082.123.0, também disponibilizada para Insiders dos canais Dev e Canary, o app exibe uma notificação ao detectar que o smartphone vinculado tirou uma foto, podendo acessá-la instantaneamente pelo computador.

Notificação do Windows 11 avisa que smartphone tirou uma foto
Notificação avisa sobre nova foto do smartphone (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Com informações: Microsoft

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados