Android 14: apps detectam captura de tela e notificam usuário

Nova versão do sistema operacional do Google permite que desenvolvedores adotem recurso para dedurar quando alguém faz uma captura de tela

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 permite identificar se uma captura de tela foi realizada (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Junto do Android 14, o Google liberou para os desenvolvedores uma API que permite detectar se houve uma captura de tela em um aplicativo. Apesar de parecer um recurso dedo-duro ou x9 (dependendo da sua região), ele pode trazer certos benefícios de privacidade para o usuário.

Alguns aplicativos, como o Snapchat, notificam o usuário quando uma imagem enviada sofreu uma captura de tela. Já o WhatsApp, como até comentamos essa semana, proíbe o tirar um print nas imagens de visualização única. Nesses casos, a ferramenta é de propriedade das empresas — enquanto agora o Google entrega o recurso no Android por meio de uma API.

Android sabe o que você printou no verão passado

Exemplo de mensagem avisando que o app detectou a captura de tela (Imagem: Reprodução/Google)

Em sua página de suporte aos desenvolvedores, o Google mostra que o aplicativo pode enviar um pop-up informando que a captura de tela foi detectada. Como explica o dev Kamran Shahid, por só funcionar no Android 14, os programadores terão que liberar essa funcionalidade por outros meios em smartphones com versões anteriores do SO — por exemplo, criando essa ferramenta para os apps de builds inferiores.

Pode parecer invasivo o aplicativo identificar quando você está fazendo uma captura de tela, mas essa detecção pode ser usada para proteger conteúdos sensíveis. Não só de imagens comprometedoras, mas de dados pessoais. Ao identificar que o comando de printar foi feito, o app pode bloquear a captura ou avisar outro usuário, caso seja um aplicativo de troca de conteúdos.

Outro exemplo prático para isso está nos apps bancários. Caso alguma pessoa mal-intencionada tenha acesso ao seu aplicativo de banco e tente printar seu extrato bancário, o sistema pode identificar a ação e esconder os dados ou bloquear a captura. Entretanto, a funcionalidade ainda não aparece no Google Pay — afinal, o Google deveria começar mostrando o uso da ferramenta.

O Android Police relata que o app do e-commerce alemão OTTO já está utilizando a funcionalidade. Ao fazer uma captura de tela, você recebe um aviso “OTTO detectou essa captura”. Esse parece ser o formato padrão da mensagem: nome do app seguido de “detectou essa captura”.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Receba mais sobre Android 14 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados