Apesar de ser uma função simples, existem diferentes formas de fazer a captura de tela nos computadores da Apple. O macOS permite que você escolha entre printar a tela toda, apenas parte dela ou uma janela específica. Veja todos os atalhos neste tutorial e saiba como tirar print no Mac.
Como tirar print no Mac
Como falei, o screenshot pode ser da tela inteira, uma janela específica ou apenas de uma área selecionada.
Print da tela inteira no Mac
Para capturar a tela inteira, mantenha as teclas Shift + Command + 3 pressionadas;
Uma miniatura da tela aparecerá no canto direito inferior. Se quiser editar, é só clicar nela. Se você não clicar na miniatura, o print será salvo na Mesa.
Print de parte da tela no Mac
Pressione as teclas Shift + Command + 4;
Arraste o ponteiro e selecione qual área deverá ser capturada. Para mover a parte selecionada, pressione a barra de espaço. Se quiser cancelar a captura, aperte Esc;
Para concluir a captura, solte o trackpad ou botão do mouse;
Uma miniatura da tela aparecerá no canto direito. Se quiser editar, é só clicar nela. Você também pode esperar até o print ser automaticamente salvo na Mesa.
Print de uma janela ou menu no Mac
Abra o menu ou janela que será capturado;
Pressione as teclas Shift + Command + 4 + Barra de espaço. O cursor se transformará em um ícone de câmera. Se desejar cancelar a captura, pressione Esc.
Clique na janela ou menu para tirar o print. Se quiser excluir a sombra da janela de captura, pressione a tecla Option no momento do clique do print;
Uma miniatura da tela aparecerá no canto direito. Se quiser editar, é só clicar nela. Se você não clicar na miniatura, o print será automaticamente salvo na Mesa;
Também a partir do macOS Catalina, a Apple implementou uma nova interface para fazer a captura de tela.
Pressione as teclas Command + Shift + 5;
Você verá uma barra com botões no rodapé da tela. Passe o cursor sobre os botões e escolha a opção de screenshot desejada (tela inteira, área selecionada ou apenas uma janela).
Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.