Como ativar a solicitação de login no Instagram para deixar sua conta mais segura

Guia ensina como usar a solicitação de login do Instagram para adicionar uma camada de segurança à sua conta na rede social

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como ativar a solicitação de login no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A solicitação de login do Instagram é um método de login alternativo aos códigos de verificação em duas etapas. Ao ativar a solicitação de login na plataforma, novos acessos à sua conta precisarão ser aprovados em dispositivos já conectados.

Esse recurso de segurança adicional entra em ação ao fazer login em um dispositivo desconhecido, após digitar usuário e senha.

A solicitação de login deve ser aprovada a partir do aplicativo para Android ou iOS, nas notificações do Instagram. Por ali é possível verificar qual dispositivo quer fazer login e em que localização.

Para isso, as notificações push do Instagram precisam estar ativadas, assim como a autenticação em duas etapas.

Veja abaixo como ativar ou desativar a solicitação de login do Instagram na sua conta.

1. Abra seu perfil no aplicativo do Instagram

Abra o Instagram em seu celular Android ou iPhone e toque no ícone do canto inferior direito para acessar o seu perfil.

Abra o seu perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque no menu, no canto superior direito

Na tela do seu perfil, vá ao menu com ícone de três linhas no canto superior direito e abra a opção “Configurações e privacidade”.

Vá em Configurações e privacidade (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Acesse a Central de Contas

Em “Configurações e privacidade”, toque em “Central de Contas”, que geralmente é a primeira opção do menu que o Instagram exibe.

Acesse a Central de Contas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Selecione “Senha e segurança”

Role a tela até a área “Configurações de contas”, ainda dentro de “Central de Contas”, para continuar com a solicitação de login do Instagram. Em seguida, abra a opção “Senha e segurança”.

abra a opção Senha e segurança (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Toque em “Autenticação de dois fatores”

Dentro de “Senha e segurança”, abra a opção “Autenticação de dois fatores”. A solicitação de login do Instagram só funciona se a autenticação de dois fatores estiver funcionando. Ative-a, se não estiver.

Vá em Autenticação de dois fatores (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Escolha a conta do Instagram

Em “Autenticação de dois fatores”, toque na conta a ter a solicitação de login ativada.

Selecione o perfil no Instagram a ser configurado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

7. Toque em “Métodos adicionais”

Uma tela com os dizeres “A autenticação de dois fatores está ativada” será mostrada. Nela, toque na opção “Métodos adicionais”.

Escolha Métodos adicionais (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

8. Ative ou desative a opção “Solicitações de login” para o Instagram

Em “Métodos adicionais”, toque no botão “Solicitações de login” para ativá-lo. Se o objetivo for tirar a solicitação de login, toque no mesmo botão para desativar o recurso.

Ative o botão de solicitações de login (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que significa “Solicitação de login enviada” no Instagram?

O Instagram envia a solicitação de login via notificação quando alguém faz login na conta pela primeira vez usando nome de usuário e senha. A mensagem indica que você deve acessar o Instagram em um aparelho em que você já esteja logado para autorizar o login no novo celular.

A mensagem de solicitação de login só aparece quando o procedimento é feito com senha. Logo, se não foi você quem fez a solicitação, mude a sua senha do Instagram o quanto antes, pois esse é um sinal de que alguém conhece a combinação.

Como aprovar uma solicitação de login enviada pelo Instagram

Toque na área de notificações, com ícone de coração, para aprovar solicitação de login no Instagram. Um aviso de que um dispositivo está solicitando acesso à sua conta será mostrado. Toque nele e, em seguida, pressione o botão “Aprovar”, que aparece abaixo do mapa que indica a localização geográfica do novo dispositivo.

Aprovando solicitação de login no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se o aviso de solicitação de login não aparecer, toque no topo da tela e a arraste para baixo para atualizar as notificações. Só aprove a solicitação se o login no novo dispositivo tiver sido feito por você.

Por que não estou recebendo as solicitações de login do Instagram?

As solicitações de login do Instagram podem não aparecer para você por problemas como:

  • Falta de autenticação em dois fatores: as solicitações só funcionam se você ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, que pode ser feita via SMS, WhatsApp ou aplicativos como Google Authenticator;
  • Notificações push desativadas: é preciso ativar notificações do Instagram para ser avisado de novas solicitações de login;
  • Login em dispositivos conhecidos: a solicitação de login pode não ser exibida se você acessar o Instagram em um celular em que você já tenha acessado a rede social;
  • Instabilidade no Instagram: uma falha temporária pode fazer o Instagram não exibir a solicitação de login. Tente novamente alguns minutos depois ou arraste a tela de notificações do Instagram para atualizá-la.

De que outras formas posso proteger a minha conta do Instagram?

Você pode proteger a conta do Instagram verificando os dispositivos conectados à sua conta periodicamente, desconectando apps de terceiros vinculados ao seu perfil, mantendo celular e e-mail atualizados, bem como usando senhas fortes, que misturam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados