Como dividir a tela do celular Android para usar dois apps ao mesmo tempo

Tutorial ensina como usar o recurso de dividir a tela do celular para usar dois aplicativos ao mesmo tempo no Android

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 6 meses
Android com tela dividida (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)

Desde o Android 7 Nougat é possível usar dois apps ao mesmo tempo no celular com a tela dividida. O processo envolve selecionar os aplicativos desejados, abrir a bandeja de apps, escolher e tocar no aplicativo a ser dividido e, em seguida, selecionar o segundo aplicativo.

Vale ressaltar que nem todos os aplicativos têm suporte ao modo de tela dividida. O tutorial abaixo foi feito em um Motorola One Hyper que usa a versão 11 do Android como sistema operacional. Alguns passos podem variar em dispositivos da Samsung ou da Xiaomi, já que cada fabricante oferece recursos diferentes em cada aparelho.

1. Selecione os aplicativos que deseja deixar em tela dividida

É preciso que os aplicativos estejam abertos na bandeja de apps recentes para usar a tela dividida no celular.

2. Abra a bandeja de apps recentes

Toque no terceiro botão da sua barra de tarefas para abrir a bandeja de apps recentes, ou use a navegação por gestos para escolher qual aplicativo deseja usar em tela dividida.

3. Segure e toque no aplicativo que deseja dividir a tela no celular

É preciso arrastar o dedo da esquerda para direita para dividir a tela do celular nos aparelhos Motorola.

Se você usa Samsung é necessário tocar e segurar o ícone do aplicativo com a bandeja de apps recentes aberta.

Já no Xiaomi o processo é semelhante ao Samsung. Em alguns modelos, basta segurar a janela do aplicativo e selecionar a opção para dividir a tela do celular.

4. Selecione o segundo aplicativo para dividir a tela no Android

Escolha o outro aplicativo para usar ao mesmo tempo com a tela dividida no celular. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho das janelas na barra de ajuste, posicionada no centro da tela.

Por que não consigo dividir a tela do celular?

Existem alguns motivos que podem te impedir de usar o recurso de tela dividida no celular.

  • Aplicativo não compatível: existem alguns aplicativos que não permitem dividir a tela do celular, somente o uso em tela inteira;
  • Sistema operacional antigo: é necessário ter uma versão superior ao Android 7.0 Nougat para usar o recurso de tela dividida;
  • Recurso desativado: em alguns casos, o recurso de tela dividida pode vir desativado de fábrica. Dessa forma, pode ser necessário ativar o recurso nas configurações do seu aparelho.

Como encerrar o modo de tela dividida do Android

Para parar de dividir a tela do seu celular Android basta arrastar a barra no centro da tela até que o aplicativo ocupe todo o visor do aparelho.

Dessa forma, o outro aplicativo continuará funcionando em segundo plano, mas sem ocupar a tela do dispositivo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados