IA do Google Fotos não permite certas mudanças em imagens

Análise do código do app revela que edições em documentos de identidade, recibos, rostos e partes do corpo são proibidas

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Fotos no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Fotos no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A inteligência artificial facilita muita coisa — até o que não deveria. O Google está ciente disso e colocou proteções no Magic Editor, ferramenta disponível no app Fotos do Pixel 8. A última versão do app detalha o que é proibido alterar: documentos, recibos, rostos e partes do corpo, entre outros itens.

As informações foram obtidas a partir de uma análise do código do aplicativo. Entre as mensagens de erro listadas, estão (em tradução livre):

  • “O Magic Editor não pode editar fotos de documentos de identidade, recibos e outros documentos que violam os termos da GenAI do Google. Tente usar o Magic Editor em uma foto diferente.”
  • “O Magic Editor não pode editar rostos. Tente selecionar outra coisa.”
  • “O Magic Editor não pode apagar ou mover áreas selecionadas muito grandes. Tente selecionar uma área menor.”
  • “O Magic Editor não pode editar partes de pessoas. Tente selecionar outra coisa.”
  • “A edição não pode ser concluída. Tente mover menos sua seleção.”
  • “O Magic Editor não pode gerar imagens que possam ter informações de identificação pessoal. Tente digitar outra coisa.”
  • “O Magic Editor não pode concluir esta edição. Tente uma edição diferente.”

Até agora, o Magic Editor impedia algumas dessas edições, mas mostrava uma mensagem de erro genérica. Com a análise do código, sabemos melhor o que ele não pode fazer.

Além disso, a ferramenta pode se recusar a criar imagens, caso alguma palavra usada no pedido viole os termos de uso da GenAI.

Magic Editor é um dos destaques do Pixel 8

Lançado em outubro de 2023, o Pixel 8 não trouxe apenas novidades de hardware, mas também recursos avançados de inteligência artificial.

O Magic Editor, do Google Fotos, é uma dessas ferramentas. Apresentado meses antes, na Google I/O de 2023, o recurso usa IA generativa para editar imagens de forma “mágica”.

Dá para remover objetos indesejados ou movê-los, deixar o céu mais limpo ou nublado ou aplicar mais truques deste tipo. Isso já era possível com ferramentas mais avançadas, como o Photoshop. A novidade do Magic Editor é facilitar o processo e reduzi-lo a alguns toques.

Com informações: Android Authority, Android Police

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados