IA do Google Fotos não permite certas mudanças em imagens
Análise do código do app revela que edições em documentos de identidade, recibos, rostos e partes do corpo são proibidas
Análise do código do app revela que edições em documentos de identidade, recibos, rostos e partes do corpo são proibidas
A inteligência artificial facilita muita coisa — até o que não deveria. O Google está ciente disso e colocou proteções no Magic Editor, ferramenta disponível no app Fotos do Pixel 8. A última versão do app detalha o que é proibido alterar: documentos, recibos, rostos e partes do corpo, entre outros itens.
As informações foram obtidas a partir de uma análise do código do aplicativo. Entre as mensagens de erro listadas, estão (em tradução livre):
Até agora, o Magic Editor impedia algumas dessas edições, mas mostrava uma mensagem de erro genérica. Com a análise do código, sabemos melhor o que ele não pode fazer.
Além disso, a ferramenta pode se recusar a criar imagens, caso alguma palavra usada no pedido viole os termos de uso da GenAI.
Lançado em outubro de 2023, o Pixel 8 não trouxe apenas novidades de hardware, mas também recursos avançados de inteligência artificial.
O Magic Editor, do Google Fotos, é uma dessas ferramentas. Apresentado meses antes, na Google I/O de 2023, o recurso usa IA generativa para editar imagens de forma “mágica”.
Dá para remover objetos indesejados ou movê-los, deixar o céu mais limpo ou nublado ou aplicar mais truques deste tipo. Isso já era possível com ferramentas mais avançadas, como o Photoshop. A novidade do Magic Editor é facilitar o processo e reduzi-lo a alguns toques.
Com informações: Android Authority, Android Police