Windows 11 deixará você desinstalar mais apps do sistema

Microsoft prepara atualização para o sistema operacional que permite ao usuário remover mais aplicativos que vêm por padrão no Windows 11

Felipe Freitas
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Windows 11 permitirá que mais programas nativos sejam removidos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Microsoft liberou na versão beta do Windows 11 a opção de desinstalar mais aplicativos nativos do sistema operacional. A build 23585 aumentou a lista de programas pré-instalados que podem ser removidos do Windows 11. Encerrada meses atrás, agora até o app da Cortana pode finalmente ser excluído.

A futura atualização do Windows segue uma mudança de diretriz da Microsoft, que está permitindo que mais apps padrões sejam removidos. Recentemente, a empresa mudou a versão do Teams pré-instalada no sistema operacional. Antes, o Windows 11 contava com o Teams Chat, uma versão simplificada do programa que permite apenas conversas com parentes — e que é um saco de desinstalar.

Novos apps nativos podem ser desinstalados do Windows

Câmera poderá ser desinstalada em futura atualização do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Câmera poderá ser desinstalada em futura atualização do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Na versão beta do Windows 11, os usuários podem desinstalar os seguintes programas:

  • Câmera
  • Fotos (programa para visualizar imagens no Windows 11)
  • Pessoas (que reúne contatos do email cadastrado no sistema operacional)
  • Conexão de Área de Trabalho Remota
  • Cortana

O mais curioso dessa lista é que só agora você pode desinstalar a Cortana no Windows 11. A Microsoft encerrou a sua assistente virtual em agosto. Qualquer usuário que abrir o programa da precursora do Copilot é recebido com a mensagem de que o recurso foi descontinuado.

Outros aplicativos que podem ser desinstalados do Windows 11 são o alarme, player de vídeo, calendário e calculadora.

Com essas mudanças no Windows 11, a Microsoft dá mais liberdade para os usuários personalizarem o seu sistema operacional e deixá-lo mais “minimalista”. Por exemplo, no lugar do programa nativo da calculadora, você pode optar por usar o recurso a partir de algum navegador (e não, você ainda não pode desinstalar o Edge).

O mesmo vale para o visualizador de imagens e programa de câmera. Nestes casos, o usuário pode optar por um aplicativo que atenda as suas necessidades — sem contar com um programa “redundante” no Windows 11.

Com informações: Bleeping Computer

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados