Microsoft encerra Cortana no Windows 11 e abre espaço para a chegada do Copilot

Confirmando o que já estava disponível no Insider Program, Microsoft acaba com app da Cortana para Windows; empresa encerrará assistente para o Teams

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Cortana é encerrada no Windows 11 e Copilot pode chegar em breve (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft confirmou nesta sexta-feira (11) o fim do programa da Cortana para o Windows 11. A big tech informou ainda que encerrará a assistente virtual em todas as versões do Microsoft Teams. O fim da Cortana marca os preparativos da empresa para o lançamento final do Windows Copilot, seu novo e mais inteligente assistente virtual.

O fim da antiga assistente virtual era esperado desde o primeiro anúncio do Windows Copilot, em maio deste ano. Na semana passada, publicamos aqui no Tecnoblog que o aplicativo dedicado da Cortana apareceu como descontinuado no Insider Program, programa de beta do sistema operacional da Microsoft.

Cortana é descontinuada no Windows 11

O anúncio do fim do suporte ao programa dedicado da Cortana foi feito pela Microsoft em seu site oficial. Na mesma publicação, a big tech informa que planeja encerrar a assistente virtual em todas as versões do Teams: desktop, mobile e Teams Rooms. A esquecível Cortana será eliminada do serviço nos próximos meses, já que a Microsoft informou que o prazo é “primavera de 2023” — já “convertendo” a estação para o hemisfério sul.

Ao abrir o programa da Cortana no Windows 11, você verá a seguinte mensagem — se estiver usando o sistema operacional em português: “A Cortana como um aplicativo autônomo é preterida”. A escolha da palavra “preterida” parece uma tradução super direta de “deprecated”. Na notícia da semana passado, o autor (que no caso era eu) optou pelo termo “descontinuado” (mas eu queria usar “foi de arrasta para cima”).

Ao abrir programa dedicado da Cortana, usuário verá a mensagem na tela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Ao abrir programa dedicado da Cortana, usuário verá a mensagem na tela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quem terá uma vida mais longa será a Cortana no Outlook para dispositivos mobile. Para esta versão, a Microsoft não informou um prazo para o encerramento. No entanto, não espere ela seguindo no Outlook até o fim de 2024. A Cortana também será substituída pelo Windows Copilot no serviço de email da Microsoft.

Windows Copilot vem aí, olê, olê, olá! Só não sabemos quando

Com o fim oficial do programa da Cortana, fica claro que o Windows Copilot está próximo de ter a sua versão estável lançada. A dúvida é quando o “copiloto” chega. A Microsoft não falou em nenhuma data e nem mesmo deu uma previsão de qual estação ele deve ser lançado para o Windows 11.

O Copilot foi liberado no Insider Program no mês de junho. Alguns testes com a inteligência artificial já foram vazados. A IA “copilota” será mais integradas aos serviços da Microsoft e suporte aos plug-ins do Chat GPT.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Cortana na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados