Microsoft usará tecnologia do ChatGPT em novo assistente virtual do Windows 11

Empresa divulgou em evento nesta terça-feira a novidade para o Windows 11; plug-ins para Bing Chat e ChatGPT serão compatíveis com Windows Copilot

Felipe Freitas
Por
Windows Copilot será lançado para o Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows Copilot será lançado para o Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft divulgou nesta terça-feira (25), durante o evento Build, que o Windows Copilot está chegando para o Windows 11. O Copilot é baseado no “motor” GPT-4, o mesmo do Bing Chat e ChatGPT, e será o novo assistente virtual do sistema operacional. O teste aberto do Windows Copilot inicia no próximo mês, mas ainda não há previsão do lançamento oficial.

Com a chegada do recurso, a Cortana, assistente do Windows lançada em 2014, seguirá para o cemitério de tecnologias que não vingaram. Apesar disso, ela continuará disponibilizada no Windows 10 — um sistema operacional com mais instalações que o Windows 11, mas não significa que ela é popular. A Microsoft não confirmou o fim da Cortana no Windows 11, mas também não disse nada sobre ela.

Windows Copilot é o novo “assistente pessoal” do Windows 11

De acordo com a Microsoft, o Windows Copilot é um “assistente pessoal”. Tal qual o J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro, o Copilot é uma inteligência artificial que irá entender o usuário para entregar a melhor experiência ao usar o Windows 11.

A diferença do novo assistente para a Cortana é que esta não foi desenvolvida com os modelos de linguagem que revolucionaram as inteligências artificiais, deixando-as realmente inteligentes e com capacidade de se desenvolverem.

O principal fator para prever um maior sucesso do Windows Copilot é a maturidade do usuário. “A Cortana precisou andar para o Copilot correr”. Claro, o sucesso do ChatGPT no fim de 2022 e os anos de investimento da OpenAI e Microsoft também fizeram das novas IAs produtos mais acessíveis — no sentido de permitir o uso para o maior número de pessoas.

O Bing Chat e ChatGPT foram “testes” tão fundamentais para mostrar essa maturidade. Tanto que a Microsoft anunciou a compatibilidade dos plug-ins dessas IAs para o novo assistente virtual.

Por enquanto, o Microsoft Copilot não substituirá o campo de pesquisa na barra de tarefas. O copiloto do Windows 11 terá um botão dedicado. Ao ser ativado, o Copilot abrirá uma janela vertical no canto direito da tela (como mostrado no vídeo anterior).

Com informações: The Verge e Microsoft

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados