OpenAI quer transformar o ChatGPT em um assistente virtual para celular

Códigos encontrados no aplicativo do ChatGPT para celulares mostra que a OpenAI quer dar a opção de usar a IA como assistente virtual padrão

Felipe Freitas
Por
ChatGPT
App do ChatGPT para Android tem código sobre uso como assistente virtual (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A OpenAI tem planos de transformar o ChatGPT no assistente virtual padrão do seu celular — pelo menos se você usar um Android. Na versão 1.2023.352 do aplicativo mobile da IA, lançado em dezembro, há algumas linhas de código que mostram que a empresa está preparando essa funcionalidade para o ChatGPT. Se tudo sair como esperado, você poderá substituir o Google Assistente no seu celular.

A descoberta desses códigos foi feita pelo jornalista Mishaal Rahman. Rahman é conhecido pelo seu trabalho envolvendo mineração de códigos e foi uma das principais fontes sobre os recursos do Android 14.

O jornalista conseguiu até ativar o recurso manualmente editando o código. Porém, ainda que a animação da função de prompt por áudio do ChatGPT seja aberta, o aplicativo fecha. Esse comportamento do recurso é normal, visto que ele não foi anunciado pela OpenAI e ainda deve estar na fase de desenvolvimento.

Funcionamento do ChatGPT como assistente virtual para celulares (Imagem: Mishail Rahman/Android Authorithy)
Funcionamento do ChatGPT como assistente virtual para celulares (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authorithy)

ChatGPT como assistente virtual é caminho natural

O uso do ChatGPT e de outras IAs generativas como assistente virtual é o caminho esperado para essa tecnologia. A Siri e o Google Assistente são ferramentas limitadas, sem a capacidade de aprender e evoluir como acontece com o ChatGPT e o Bard.

Sem esquecer da Alexa, por mais que ela pareça uma inteligência artificial, suas skills são desenvolvidas e ela utiliza um algoritmo para “adivinhar” algumas coisas — como avisar que um produto que você listou está em promoção. Inclusive a Amazon já deu uma prévia de como será a Alexa inteligente.

Por isso, com a praticidade que as IAs podem entregar aos usuários, elas logo substituirão o Google Assistente, Siri e Bixby. Hoje, para usar o ChatGPT no celular, você precisa abrir o aplicativo. O plano da OpenAI é que você tenha mais praticidade para pedir que ele crie uma mensagem de aniversário, um convite, um email, uma tabela ou seja lá o que você precisa.

Com informações: Android Authority e 9to5Google

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados