ChatGPT volta a funcionar na Itália após atender mudar políticas de privacidade

Há um mês, a inteligência artificial foi banida no país por violar as leis de privacidade; OpenAI alterou suas políticas e acesso foi liberado na Itália

Felipe Freitas
Por
Quão aberta é a OpenAI? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
ChatGPT volta a funcionar na Itália após alterações na política de privacidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Depois de quase 30 dias banido na Itália, o ChatGPT volta a ser liberado no país. Acesso foi retomado dias depois da OpenAI atualizar suas políticas de privacidades, um dos pontos que motivou o banimento da IA generativa na Velha Bota (apelido para a Itália). O bloqueio ao ChatGPT também usou um vazamento de dados na justificativa.

Sobre a nova política de privacidade, a OpenAI agora permite que os usuários desativem o histórico de conversa com a IA. Ao ativar o recurso, o ChatGPT não utilizará a conversa para ser treinada. Porém, o conteúdo é guardado por 30 dias e revisado para monitorar possíveis abusos.

ChatGPT foi banido na Itália no fim de março

O bloqueio do ChatGPT na Itália aconteceu no dia 31 de março. Agência de Proteção de Dados do país acusou a OpenAI de recolher informações pessoais da população de maneira ilegal. Além disso, a agência apontou que a empresa não possuía métodos eficazes para verificar a idade dos usuários — somente maiores de 13 anos podem acessar o ChatGPT.

Para piorar a situação da OpenAI, dias antes do banimento, um bug na inteligência artificial levou ao vazamento de dado de usuários do serviço ChatGPT+ e permitiu que o histórico de conversa de uma conta fosse acessada por outro usuário.

Agora, quando um usuário com IP italiano entra no ChatGPT, um pop-up com a mensagem “a OpenAI está feliz em retomar o ChatGPT na Itália”. No texto também é pedido que a pessoa confirme ter mais de 18 anos ou que tem mais de 13 anos e foi autorizado pelos pais a acessar a IA generativa. O pop-up conta ainda com um link para acessar a política de privacidade da OpenAI.

(Imagem: Unsplash / Jonathan Kemper)
ChatGPT agora pede confirmação de idade na Itália (Imagem: Unsplash / Jonathan Kemper)

OpenAI continua sob investigação na Espanha

Apesar das boas notícias na Itália, a OpenAI continua sob investigação na Espanha. Até o momento, o ChatGPT não foi banido no país. O motivo da investigação é quase o mesmo alegado pela Itália.

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) está investigando se a OpenAI segue o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia. Na Velha Bota, a dúvida envolvia a legislação da própria Itália.

O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB na sigla em inglês) criou uma força-tarefa para investigar o cumprimento da GDPR pela OpenAI.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre ChatGPT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados