ChatGPT ganha app para iPhone com reconhecimento de voz

Aplicativo está disponível apenas nos EUA, mas OpenAI promete levá-lo a mais países e lançar uma versão para Android em breve

Giovanni Santa Rosa
Por
Aviso de que o ChatGPT está indisponível por alta procura (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aviso de que o ChatGPT está indisponível por alta procura (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A ferramenta que virou febre nos últimos meses agora vai funcionar melhor em smartphones. A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento do app do ChatGPT para iOS, incluindo a ferramenta de reconhecimento de voz Whisper. Com isso, fica mais fácil acessar o chatbot com inteligência artificial no celular.

O app do ChatGPT para iOS está disponível apenas nos EUA, por enquanto. Segundo a OpenAI, ele deve chegar a mais países nas próximas semanas.

A empresa diz o mesmo sobre o Android: o aplicativo para a plataforma deve ser lançado em breve.

O ChatGPT para iOS traz o Whisper integrado. Este é um modelo de código aberto desenvolvido pela OpenAI para reconhecimento de voz. Assim, você não precisa digitar, apenas falar com a inteligência artificial.

Além disso, o aplicativo se conecta à sua conta da OpenAI e sincroniza suas conversas entre todos os dispositivos e sessões em navegadores.

Pelas imagens compartilhadas pela OpenAI na loja da Apple, a interface deve ser minimalista, com menos elementos visuais que a versão mobile do site.

Interface do ChatGPT para iPhone
Interface do ChatGPT para iPhone (Imagem: Reprodução/App Store)

Assinantes do ChatGPT Plus, que custa US$ 20 por mês, continuam com as mesmas vantagens no iOS.

Entre elas, estão acesso antecipado a novas ferramentas, respostas mais rápidas, prioridade naqueles momentos de muito tráfego e, talvez o maior destaque, uso do GPT-4, o mais recente modelo de linguagem da OpenAI.

Até agora, só era possível usar o ChatGPT no iPhone pelo navegador. O app nativo deve facilitar o processo. A qualidade das respostas, por outro lado, deve continuar a mesma, já que o processamento é feito no servidor, não na máquina local.

App consolida ChatGPT como produto

Como observa o Verge, a OpenAI tem uma posição ambígua em relação ao ChatGPT desde seu lançamento, em novembro de 2022.

Liberado como um experimento, ele ganhou muita popularidade, chegando a cerca de 100 milhões de usuários, de acordo com estimativas.

Por outro lado, a já mencionada assinatura do ChatGPT Plus mostra a disposição comercial da empresa. O app para iOS parece ir nesse sentido, facilitando o acesso e dando ares de ferramenta de verdade para a inteligência artificial.

Até agora, a melhor maneira de acessar pelo celular um chatbot com inteligência artificial era por meio do app do Bing, que também usa as tecnologias desenvolvidas pela OpenAI. Para quem prefere uma experiência mais pura ou não gosta da versão da Microsoft, o app do ChatGPT é muito bem-vindo.

Com informações: OpenAI, The Verge

Receba mais sobre ChatGPT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados