OpenAI reclama de violação de direitos autorais no Reddit

Criadora do ChatGPT pediu que subreddit dedicado à IA trocasse a imagem de perfil, alegando que uso violava direitos autorais da empresa

Felipe Freitas
Por
OpenAI
OpenAI pediu que r/ChatGPT removesse seu logo, mas chegou a um acordo com moderadores do fórum (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A OpenAI fez uma denúncia de violação de direitos autorais para o Reddit, pedindo que subfórum r/ChatGPT parasse de usar o logo da empresa. Os moderadores da comunidade divulgaram a mensagem enviada pelo Reddit, na qual eles tinham até o dia 16 de maio para trocar a imagem de perfil do subreddit (nome dado para os fóruns dentro da plataforma). Nesta sexta-feira, os moderadores divulgaram que chegaram a um acordo com a OpenAI.

O caso chamou a atenção da mídia e dos próprios usuários do r/ChatGPT pelo histórico judicial da OpenAI. A empresa é alvo de diversos processos e de críticas por ter usado conteúdo protegido por direitos autorais para treinar a sua inteligência artificial. No subreddit, usuários fizeram piadas e críticas com essa reclamação de violação de direitos autorais.

Mensagem do Reddit para moderadores avisa que houve uma reclamação de direitos autorais pela imagem de perfil do fórum (Imagem: HOLUPREDICTIONS/Reddit)
Mensagem do Reddit para moderadores avisa que houve uma reclamação de direitos autorais pela imagem de perfil do fórum (Imagem: HOLUPREDICTIONS/Reddit)

A mensagem do Reddit para os moderadores do r/ChatGPT foi enviada na quinta-feira (9). Mas já nesta sexta-feira (10), os mods do fórum revelaram que a OpenAI autorizou o uso do logo. A única exigência da empresa é que a descrição do subreddit destaque que a imagem é usada com autorização e que todos os direitos da marca pertencem à OpenAI.

A condição da empresa é estranha, visto que antes mesmo do pedido de remoção da imagem o sub já informava que não tinha nenhuma relação com a OpenAI.

OpenAI autoriza uso de seu logo, mas desde que o r/ChatGPT informe que ela é a detentora dos direitos da imagem (Imagem: Reprodução/Reddit)
OpenAI autoriza uso de seu logo, mas desde que o r/ChatGPT informe que ela é a detentora dos direitos da imagem (Imagem: Reprodução/Reddit)

Críticas de usuários pelo pedido

O pedido de troca de imagem do fórum causou uma reação negativa dos usuários do r/ChatGPT. Alguns deles criticaram que a OpenAI, alvo de processos e acusações de treinar a sua IA com conteúdo protegido, estava agora reclamando de uso indevido de sua marca.

Na publicação do aviso, um usuário comentou que não seria inteligente a OpenAI começar a aplicar pedidos de proteção de seus direitos autorais. Outro disse que a empresa “realmente se importa com direitos autorais, quando são os dela”.

Autor de Game of Thrones processa a OpenAI

George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, adaptada para a TV em Game of Thrones, é um dos membros do sindicato de autores americanos (Authors Guild) que está como requerente em uma ação contra a OpenAI. O sindicato acusa a empresa de violar direitos autorais para treinar o ChatGPT.

O jornal New York Times também está processando a OpenAI. O veículo, assim como o Authors Guild, afirma que a empresa utilizou usou conteúdo protegido sob direitos autorais no desenvolvimento da sua IA.

As reclamações e críticas não ficam só na parte de texto. Artistas visuais também acusam a OpenAI de usar suas artes para treinar o Dall-E, IA generativa de imagens. Já o Google deu um aviso para a rival: usar seus vídeos para treinar a Sora viola a política de uso do YouTube.

Com informações: 404 Media e The Verge

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados