GPT-4o: ChatGPT estreia novo LLM e app nativo para Mac

Empresa fez apresentação de 20 minutos para mostrar LLM GPT-4o, que será liberado para todos os usuários, e um aplicativo desktop do ChatGPT para macOS

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
ChatGPT
ChatGPT, da OpenAI (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A OpenAI divulgou nesta segunda-feira (13) o lançamento da versão desktop do ChatGPT e a nova LLM GPT-4o (pronuncia-se “quatro ô”). O novo LLM será liberado gratuitamente para todos os usuários, incluindo os que não assinam o GPT Plus. A empresa também atualizou a interface da IA generativa.

O anúncio foi feito durante evento de atualização de primavera (outono aqui no hemisfério sul), que foi apresentado por Mira Murati, CTO da OpenAI. O aplicativo desktop do ChatGPT é compatível apenas com macOS. Com o app instalado, usuários desse SO podem ativar a IA através do atalho espaço + Option.

O GPT-4o, segundo a OpenAI, é duas vezes mais rápido e 50% mais econômico que o GPT-4 Turbo, principal LLM da empresa até o anúncio desta segunda-feira. O “o” de GPT-4 vem da palavra latina “omni”, que significa “tudo”. As melhorias de desempenho desse novo LLM estão nas capacidades de voz e imagem.

GPT-4o traz melhoria na comunicação por voz

ChatGPT auxilia na resolução de uma função de 1º grau (Imagem: Reprodução/YouTube)
ChatGPT auxilia na resolução de uma função de 1º grau (Imagem: Reprodução/YouTube)

Em uma demonstração ao vivo (pelo menos segundo o que diz a OpenAI), dois desenvolvedores da empresa conversaram com o ChatGPT para apresentar a evolução na comunicação via voz. O LLM GPT-4o conseguiu detectar a respiração acelerada durante o teste, quando o desenvolvedor Mark Chan simulou estar nervoso ao respirar.

A demonstração também divulgou melhorias na capacidade de identificação de imagens. Um dos desenvolvedores mostrou como a IA é capaz de identificar uma equação e auxiliar o usuário na resolução. O teste utilizou uma equação de primeiro grau (3X + 1 = 4), não um cálculo complexo.

O evento também mostrou a funcionalidade da IA para tradução simultânea (algo similar ao que o Galaxy AI faz) e o de reconhecer o “humor” de uma pessoa através de uma foto.

Apesar de não ter mostrado um buscador para rivalizar com o Google, o anúncio de hoje sugere que o ChatGPT está se aproximando das funções de assistente virtual. Inclusive o site The Information apontou que este poderia ser o grande lançamento deste evento.

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados