ChatGPT pode lançar buscador em breve para brigar com Google

Mecanismo de busca do ChatGPT pode ser anunciado em 9 de maio de 2024 como resultado de uma parceria com o Microsoft Bing

Emerson Alecrim
Por
ChatGPT
ChatGPT pode lançar buscador em breve para brigar com Google (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O ChatGPT pode lançar um mecanismo de busca na web, com um possível anúncio marcado para 9 de maio, após rumores fortalecidos pela descoberta de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com.
  • A especulação sobre a nova funcionalidade aumentou após publicações nas redes sociais, incluindo a menção ao domínio e à data pelo apresentador Pete Huang, conhecido por manter um podcast sobre IA.
  • O novo buscador do ChatGPT poderia ser uma colaboração com a Microsoft, aproveitando a integração anterior do ChatGPT ao Bing.
  • A proposta do buscador do ChatGPT seria oferecer conteúdo generativo como parte primária dos resultados de pesquisa, possivelmente complementando com resultados do Bing, uma abordagem que se assemelha a experimentos atuais do Google com sua Search Generative Experience.

O ChatGPT já era uma preocupação para o Google, mas pode se tornar um problema ainda maior. Isso porque existe uma forte suspeita de que a ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa irá ganhar um mecanismo de busca na web em breve. Um anúncio oficial poderá ser feito já no próximo dia 9.

Os rumores ganharam força depois que um usuário do Reddit descobriu que certificados SSL foram criados recentemente para o domínio search.chatgpt.com. Se você acessar essa URL agora, verá apenas os dizeres “not found” (“não encontrado”). De todo modo, a mensagem deixa claro que o endereço é real.

Um segundo sinal vem do perfil de Pete Huang no X/Twitter. Pete comanda o podcast The Neuron, focado em IA, e publicou uma mensagem na rede social em que menciona o endereço search.chatgpt.com e a data 9 de maio.

Não há mais detalhes, mas é possível que alguma fonte do podcaster na OpenAI (organização responsável pelo ChatGPT, relembrando) tenha revelado essa como uma data de lançamento para o buscador.

Uma possível parceria com a Microsoft

Ainda que esteja longe de ser totalmente confiável, o ChatGPT gera conteúdos muito convincentes. Mas isso, por si só, não torna a OpenAI apta a criar um mecanismo de busca capaz de enfrentar o Google. Não em pouco tempo. A solução para isso pode estar em uma parceria com a Microsoft.

Microsoft Bing com ChatGPT
Microsoft Bing com ChatGPT (Imagem: reprodução/Owen Yin)

Em fevereiro, o site The Information declarou que a OpenAI está desenvolvendo um serviço de busca na web em parceria com o Bing.

Faz sentido. O ChatGPT foi integrado ao Bing há meses, mas atua como uma ferramenta secundária. Isso ajuda explicar o fato de a presença dessa IA generativa não ter feito a base de usuários do buscador da Microsoft aumentar de modo expressivo.

Já o buscador do ChatGPT poderia inverter essa dinâmica, priorizando conteúdo generativo nas buscas dos usuários e apresentando resultados do Bing como complemento.

Nesse sentido, o Android Authority sugere que o buscador do ChatGPT poderia fornecer resultados resumidos por inteligência artificial como prioridade. Seria uma abordagem semelhante à que o Google vem testando nos resultados de sua Search Generative Experience (SGE).

É esperar para ver.

Receba mais sobre ChatGPT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados