OpenAI fará anúncio na segunda-feira, mas nega lançamento de buscador

É especulado que empresa de IA trabalha em buscador para rivalizar com Google, mas fundador da OpenAI nega. Evento do dia 13 trará novidades para o ChatGPT e GPT-4

Felipe Freitas
Por
ChatGPT
OpenAI confirma que realizará um evento na segunda-feira, antes do Google I/O, mas nega que lançará buscador ou GPT-5 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A OpenAI anunciou na tarde desta sexta-feira que fará um anúncio sobre novidades na próxima segunda-feira (13). Ao revelar o evento, que começará às 14h no horário de Brasília, Sam Altman, fundador da empresa, descartou que lançará um buscador na data ou que falará sobre o GPT-5. Horas antes, a Reuters apurou que a OpenAI poderia apresentar o seu sistema de busca antes do Google I/O, que acontece no dia 14.

A Reuters destacou na notícia que o lançamento do buscador poderia sofrer alterações. Em sua conta no X/Twitter, a OpenAI disse apenas que apresentará novidades sobre o ChatGPT e o LLM GPT-4. Ainda que tenha negado o buscador e GPT-5, Sam Altman disse que a empresa segue trabalhando pesado em melhorias que o público deve gostar.

Anúncio da OpenAI para furar o Google

A estratégia da OpenAI em anunciar novidades para o ChatGPT no dia 13 é muito autoexplicativa: minar o evento Google I/O que será realizado no dia 14. A big tech está evoluindo no desenvolvimento do Gemini, IA generativa que é o principal rival do ChatGPT na atualidade — e que vem ganhando espaço nos smartphones.

CEO do Google Sundar Pichai apresenta o projeto Gemini no Google I/O 2023
Gemini deve ter mais novidades divulgadas no Google I/O 2024 (Imagem: Reprodução/Google)

No evento, é esperado que o Google apresente mais serviços relacionados a sua IA generativa. Por isso, para não deixar a rival com todos os holofotes nos dias seguintes ao Google I/O, a OpenAI vai puxar o foco para si com o anúncio do seu próprio buscador.

Buscador da OpenAI cotado há meses

Ainda que a OpenAI tenha negado que lançará um buscador no dia 14, os primeiros relatos de uma ferramenta desse tipo surgiram ainda em fevereiro. No início de maio foi especulado que o anúncio viria no dia 9 de maio, última quinta-feira. No entanto, a empresa não divulgou nenhum comunicado nessa data.

Assim como o Bing e o Google, esse buscador da OpenAI pode contar com um widget de IA, na qual seria dado uma resposta em texto com os resultados coletados e citando as fontes. Mesmo com a forte parceria entre a empresa e Microsoft, um buscador do ChatGPT poderia tirar uma parte do público do Google — o que seria positivo para o Bing, dado o compartilhamento de tecnologia com a OpenAI.

Atualização: essa notícia foi atualizada às 15h59 após o comunicado da OpenAI

Com informações: Reuters, The Verge, Android Authority e 9to5Google

Relacionados