Parceria entre Microsoft e OpenAI será investigada na UE

União Europeia segue passos da autoridade de comércio do Reino Unido e quer saber a verdadeira relação entre Microsoft e OpenAI

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Windows sobre logotipos da Microsoft
Microsoft tem 49% da OpenAI, mas UE quer saber se houve aquisição da empresa de IA (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Comissão Europeia, órgão regulador de mercado da União Europeia, divulgou nesta terça-feira (9) que investigará a relação de investimento entre a Microsfot e a OpenAI. A big tech possui 49% das ações da criadora do ChatGPT e um grande poder de decisão na companhia. A CE avaliará se a relação entre as duas empresas se encaixa na regulação sobre fusões da UE.

No fim de 2023, a CMA, órgão do Reino Unido responsável pela regulação de mercado, também abriu uma investigação para entender qual é o verdadeiro papel da Microsoft na OpenAI. Essas investigações não surgem por acaso. Após Sam Altman ser demitido e depois reposto no cargo de CEO, a Microsoft ganhou uma cadeira no conselho da OpenAI e ficará mais próxima das decisões desse órgão.

Microsoft e OpenAI: é aquisição ou amizade?

Como dito anteriormente, a Microsoft é dona de 49% da OpenAI. O resto é da OpenAI, ou melhor, da organização sem fins lucrativos OpenAI, Inc. A parte criada para obter lucros e investimentos é a OpenAI Global, LLC. Esta empresa é a que é alvo das investigações.

ChatGPT e Sam Altman, CEO da OpenAI
Ao mesmo tempo que Sam Altman, CEO da OpenAI, voltou ao cargo, Microsoft ganhou cadeira no conselho (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Na teoria, a Microsoft não pode votar nas reuniões do conselho. A CMA e a CE querem descobrir se na prática a teoria é outra. A entrada da big tech no conselho também fará com que ela tenha acesso a informações confidenciais.  

Por mais que a CMA e a CE sejam órgãos distintos, no fim, o seu objetivo é praticamente o mesmo: entender se a atuação da Microsoft no conselho e gestão da OpenAI se enquadra como fusão ou aquisição.

Logotipo do chatbot Microsoft Copilot
Inteligência artificial generativa Copilot, da Microsoft, utiliza tecnologia GPT desenvolvida pela OpenAI (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A relação entre as duas companhias é muito próxima. Desde 2019, a Microsoft investiu pelo menos US$ 13 bilhões de dólares na OpenAI. Essa parceria gerou até o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para o Bing e Windows (Copilot) que utilizam a tecnologia GPT, criada pela OpenAI.

2024 mal começou e parece que já temos uma nova novela envolvendo a Microsoft e órgãos reguladores. Refrescando a memória, a CMA chegou a bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela big tech — mas aprovou a compra depois do recurso.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados