Cofundador da OpenAI Ilya Sutskever anuncia saída da empresa

Sutskever ocupava cargo de cientista chefe da OpenAI e foi uma das peças da demissão e recontratação de Sam Altman. Substituto já foi anunciado

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Reprodução/X/Twitter)
Ilya Sutskever, centro, anunciou saída da OpenAI e será susbstituído por Jakub Pachocki, primeiro à esquerda(Imagem: Reprodução/X/Twitter)

O cofundador da OpenAI Ilya Sutskever anunciou na noite desta terça-feira o seu desligamento da empresa. Sutskever ocupava o cargo de cientista chefe na companhia que ajudou a fundar. A OpenAI já anunciou um substituto para o seu cargo: Jakub Pachocki, que antes era diretor de pesquisa na empresa.

Ao contrário da polêmica saída e recontratação de Sam Altman em 2023, o desligamento de Ilya Sutskever acontece em termos amigáveis — pelo menos é o que parece, vide as publicações dos colegas nas redes sociais. Jan Leike, que auxiliava Sutskever na divisão de compliance da OpenAI, também saiu da empresa.

O cofundador da companhia divulgou o seu desligamento através do X/Twitter, publicando uma nota sobre o caso e uma imagem com as principais lideranças da empresa: o presidente Greg Brockman, o CEO Sam Altman e a CTO Mira Murati — que tomou a frente da apresentação realizada pela OpenAI na segunda-feira. Na foto também está o substituto de Ilya, Jakub Pachocki.

Tweet de Ilya Sutskever sobre sua saída da OpenAI (Imagem: Reprodução/X/Twitter)
Tweet de Ilya Sutskever sobre sua saída da OpenAI (Imagem: Reprodução/X/Twitter)

Na nota de despedida, Sutskever destaca a evolução da OpenAI nos últimos anos e explica que seu próximo passo será um projeto com significado muito pessoal, mas que mais detalhes serão revelados em um momento no futuro.

Reações de colegas ao seu desligamento

Sam Altman, CEO da OpenAI e um dos fundadores ao lado de Ilya Sutskever, também usou o X/Twitter para comentar a saída do colega. Altman elogiou o legado de Sutskever e afirmou que a empresa não seria o que é hoje sem ele.

O CEO também disse que o cofundador da OpenAI é uma das maiores mentes desta geração e um amigo querido. A afirmação de amizade sugere que Altman realmente perdoou Sutskever. Em novembro de 2023, Ilya tomou o lado da conselheira da OpenAI Helen Toner na disputa de comando dentro da companhia, o que levou à demissão de Sam Altman.

ChatGPT e Sam Altman, CEO da OpenAI
Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que Sutskever foi fundamental para a OpenAI chegar onde está (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Porém, dias depois, Sutskever se arrependeu do apoio e foi um dos 700 funcionários a assinar a carta pedindo a volta de Altman. O CEO retornou ao cargo quatro dias depois da demissão e Ilya saiu do conselho.

O presidente da OpenAI, Greg Brockman, também agradeceu ao amigo pela sua contribuição na empresa. Jakub Pachocki, que foi promovido ao cargo da empresa, destacou a visão de Sutskever sobre o futuro de deep learning e disse que o ex-chefe foi um mentor nesse tópico. Murati não se pronunciou sobre a despedida

Com informações: Ars Technica, TechCrunch e Reuters

Receba mais sobre Ilya Sutskever na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados