Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI, empresa que faz o ChatGPT

Conselho de diretores da OpenAI considerou que Sam Altman não era franco ao se comunicar e perdeu a confiança em sua capacidade para o cargo

Giovanni Santa Rosa
Por
ChatGPT e Sam Altman, CEO da OpenAI
Sam Altman, ex-CEO da OpenAI (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Sam Altman não é mais o CEO da OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável pelo ChatGPT e pelo Dall-E, entre outros produtos. Segundo a companhia, a decisão foi tomada após um processo de avaliação do conselho de diretores.

Eles consideraram que Altman não era consistentemente franco em suas comunicações com o conselho, o que dificultava sua capacidade de exercer o cargo e levou a uma quebra de confiança.

A decisão foi anunciada na tarde desta sexta-feira (17), no blog da OpenAI. Mira Murati, que atualmente é CTO (diretora-chefe de tecnologia), assumirá como CEO interina. A empresa está procurando alguém para suceder Altman como CEO permanente.

No X (anteriormente conhecido como Twitter), o agora ex-CEO disse ter “amado seu tempo na OpenAI” e que vai revelar em breve quais serão seus próximos passos. “Foi transformador para mim, e espero que tenha sido um pouquinho para o mundo também”, acrescentou.

OpenAI tem mais mudanças

Altman deixa também o conselho de diretores da OpenAI. Além dele, Greg Brockman deixa o cargo de presidente do conselho, seguindo apenas como presidente da empresa e se reportando ao CEO.

Há uma semana, quando ainda estava no cargo de CEO, Altman participou da conferência DevDay, realizada pela OpenAI para apresentar novidades para seus produtos e serviços. Isso torna sua saída surpreendente, de certa forma.

Ao Verge, a Microsoft, que é uma das maiores investidoras da OpenAI, diz que nada muda no relacionamento entre as duas. “Temos uma parceria de longo prazo com a OpenAI, e a Microsoft continua comprometida com Mira e sua equipe para trazer uma nova era de IA para nossos consumidores”, disse um porta-voz da empresa.

De co-fundador a demitido

Sam Altman é um dos co-fundadores da OpenAI, com Ilya Sutskever, atual cientista-chefe, e Elon Musk, que deixou a empresa em 2018, alegando conflitos de interesses com seu trabalho na Tesla. Altman e Musk foram co-presidentes da organização, que, na época, não tinha fins lucrativos.

Altman se tornou a cara conhecida da OpenAI. A empresa ganhou os holofotes desde o fim de 2022 com o lançamento do ChatGPT, que transformou a chamada inteligência artificial generativa em tendência no setor de tecnologia. A Microsoft e o Google lançaram o Microsoft Copilot e o Google Bard após a repercussão, e outras companhias seguiram o mesmo caminho.

O agora ex-CEO da OpenAI tem outros projetos no setor de tecnologia. Um deles é bastante controverso: o Worldcoin, que pretende escanear as íris das pessoas para gerar uma identificação digital e fazer pagamentos com criptomoedas. Altman também é investidor da Humane, startup que desenvolveu o AI Pin, aparelho vestível sem tela que quer substituir o celular.

Com informações: The Verge, CNBC

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados