Google lança rival do ChatGPT, o Bard, no Brasil; teste agora mesmo

Ferramenta de inteligência artificial generativa aprende a falar português. Gigante da internet também anuncia novas funções em dezenas de países.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 7 meses
Arte com a bandeira do Brasil e a marca do Bard
Google anunciou chegada do Bard ao Brasil em 13.07.2023 (Imagem: Divulgação/Google e Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google oficializa a chegada do Google Bard ao Brasil nesta quinta-feira (13) depois de muita expectativa. A ferramenta de inteligência artificial rivaliza com o ChatGPT e fala bom português. Executivos da empresa explicaram que os últimos três meses foram dedicados a treinamento e correções para que a plataforma fosse liberada por aqui. Além do Brasil, os 27 países da União Europeia passarão a contar com o Bard.

A novidade tenta tirar proveito do alto interesse do público pela inteligência artificial generativa. O Bard se baseia num grande modelo de linguagem (LLM na sigla em inglês) para compreender o que é solicitado. Na sequência, propõe respostas.

Numa mesa redonda com jornalistas do país, os porta-vozes do Google reiteradamente disseram que o Bard é um experimento. Isto fica sinalizado na interface, de acordo com as imagens de divulgação. “Nós estamos muito otimistas sobre como a IA generativa pode ajudar as pessoas no dia a dia”, comemorou o gerente de marketing Leo Longo.

De acordo com ele, organizações parceiras deram apoio ao Google no processo de “localizar” o Bard. Foi necessário ensiná-lo a compreender nuances e temas sensíveis em cada novo local onde está disponível.

Print da resposta do Bard para o prompt "me explique o que é Tecnoblog"
Bard responde perguntas de usuário, porém sem citar fontes de informação (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O conglomerado de internet faz sugestões sobre os usos mais interessantes do Bard:

  • Criação de textos, como pedidos de desculpas ou convites
  • Pedir dicas de lugares
  • Encontrar orientações para dúvidas do dia a dia, como recomendações para ler mais
  • Buscar passo a passo para explicar um tema a outras pessoas

Novidades da nova versão do Bard

O anúncio da chegada do Bard ao mercado brasileiro está inserido num contexto mais amplo, desta vez global. A ferramenta de IA também conta, a partir de hoje, com novas funcionalidades.

GIF mostra botão para acessar função de modificar estilo da resposta
Função do Bard permite usar até cinco estilos de resposta (Imagem: Google/Divulgação)
GIF mostra interface do Bard, com conversas mais recentes e ferramenta de fixar
Função de fixar conversas na interface do Bard (Imagem: Divulgação/Google)

Confira o resumo abaixo:

  • Fixar e nomear conversas.
  • Ouvir as respostas em voz alta.
  • Mais opções de estilo. Agora são cinco: simples, longo, curto, profissional ou casual.
  • Exportar código Python para o Replit, além do Google Colab.
  • Envio de imagens. Por meio da tecnologia de Google Lens, as pessoas poderão fazer perguntas ou dar comandos a partir de uma figura enviada ao Bard. Por ora, o recurso está previsto somente em inglês.

Falta de transparência sobre a fonte dos dados

Uma pergunta recorrente de membros da imprensa aos executivos do Google diz respeito à base de dados. Por exemplo, o Bard leva em consideração o conteúdo produzido por veículos jornalísticos ou publicado sob proteção de direitos autorais – caso de livros inteiros? A gerente de comunicação Claudia Tozetto afirmou que a ferramenta se baseia em “informação pública disponível na web”, sem entrar em detalhes.

“Estamos atentos a este tema porque o Google tem a filosofia de que não pode ter sucesso se o ecossistema inteiro da internet não tiver sucesso junto com a gente”, disse a executiva. Ela ressaltou que o Bard é uma novidade ainda em estágio de testes.

Bruno Possas, vice-presidente global de engenharia para busca, disse que o usuário pode perguntar ao Bard de onde vêm as informações. “O sistema consegue responder para alguns casos factuais, mas para outros não”, observou o executivo.

Print de tela
No nosso teste, Bard deu resposta genérica quando perguntado sobre fontes das informações apresentadas (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Como acessar o Bard?

Basta entrar no endereço bard.google.com tanto pelo celular quanto pelo computador. A interface em português será oferecida por padrão, mas os usuários poderão falar com o Bard em outros idiomas. É necessário utilizar uma conta Google para fazer o login.

Logo de cara, a ferramenta avisa: “Oi, eu sou o Bard. Posso colaborar com você usando minha criatividade e disposição para ajudar. Eu tenho algumas limitações e confesso que nem sempre acerto tudo, mas com seu feedback eu vou melhorar.”

Print do Bard no computador
Janela informa que Bard é “experimental” (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Google explica ao Tecnoblog que “neste período experimental, nós não temos um limite para o número de conversas diárias, mas nosso objetivo principal é garantir que a experiência seja útil para todas as pessoas para depois evoluir”.

Não custa lembrar que o Bard não substitui a ferramenta de busca do Google. Por ora, são produtos tratados de maneira independente.

Receba mais sobre Gemini (chat) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados