Google Bard ganha integração com Gmail, Docs, Maps e YouTube

Ferramenta de inteligência artificial do Google passa pela maior expansão em seis meses. Novidades estão disponíveis no Brasil, mas só funcionam em inglês.

Thássius Veloso
Por
Arte com a bandeira do Brasil e a marca do Bard
Google anunciou chegada do Bard ao Brasil em 13.07.2023 (Imagem: Divulgação/Google e Vitor Pádua/Tecnoblog)

A ferramenta de inteligência artificial Google Bard, mantida pelo gigante da internet, ganha nesta terça-feira (19) sua maior expansão em seis meses. O Google anunciou o funcionamento da plataforma com “extensões”, como são chamados os sistemas para interligar a IA a outros produtos digitais da empresa. Será possível buscar conteúdo em mensagens do Gmail, em arquivos armazenados no Docs (ou Workspace, como é chamado atualmente), no Maps e até mesmo em vídeos do YouTube.

De acordo com o Google, a ferramenta de IA também ganha integração com informações de hotéis e de voos armazenadas no mecanismo de busca.

As novidades estão disponíveis no Brasil, mas só funcionam em inglês. Outros idiomas serão acrescentados “em breve”, de acordo com a companhia, que não mencionou prazos.

Extensões no Google Bard

A integração do Bard com outros aplicativos é chamada de “extensão”. A empresa explica que cada plataforma pode trazer dados interessantes para a elaboração de uma resposta mais completa.

A companhia divulgou a seguinte explanação numa nota enviada a jornalistas: “A gente vive a vida circulando entre diferentes apps e janelas. Com as extensões, porém, o Bard passa a ter uma porção de ‘ajudantes’ que trazem apenas as informações necessárias de cada um desses aplicativos. Assim, em vez de passar horas pesquisando voos e fazendo planos para o dia 12 de junho, basta pedir que o Bard pesquise voos no Dia dos Namorados, floriculturas perto do aeroporto e até escreva um poema para surpreender aquela pessoa especial. Tudo isso numa única conversa.”

GIF com demonstração de pergunta ao Bard sobre emails que tratam de uma viagem ao Grand Canyon
Demonstração de pergunta ao Bard sobre emails que tratam de uma viagem ao Grand Canyon (Imagem: Divulgação/Google)

Eu participei de uma roda de conversa na qual executivos da empresa responderam dúvidas de repórteres. Nela estava presente Patrick Kane, diretor de gerenciamento de produtos do Google. Ao perguntar sobre a privacidade dos dados pessoais dos usuários, Kane disse que “qualquer interação com o Google Workspace não é revisada por humanos, não será usada em formatos de publicidade no futuro, e nem para treinar o Bard”.

Autoria do conteúdo

O principal responsável pela ferramenta digital também disse que o Google tem o objetivo de “amplificar os mecanismos para que as pessoas chequem as informações” apresentadas pelo Bard. Diante do feedback dos usuários, a plataforma passa a exibir um ícone de “G” que rapidamente diz o nível de confiança de cada trecho do texto gerado pela inteligência artificial.

Print do Google Bard com textos sublinhados em verde e em laranja
Interface do Google Bard informa origem de trechos de conteúdo (Imagem: Divulgação/Google)

Na prática, o Google Bard exibe de forma mais explícita a fonte da informação. As demonstrações feitas pela empresa de internet continham citações com fundo verde, por exemplo. Ao clicar naquela frase, o sistema mostrou o site responsável pela informação. Já trechos com fundo laranja não tinham uma fonte identificada, o que pode ser um indício de alucinação da máquina.

O Google não deu detalhes sobre como irá remunerar os produtores do conteúdo que é reprocessado e exibida pela inteligência artificial.

Veja exemplos de comandos para o Bard

O Google divulgou a seguinte lista de comandos que passam a funcionar com o Bard a partir da atualização de hoje. Não custa lembrar que os prompts devem estar em inglês. Ainda que o Bard funcione em mais de 40 idiomas, o update de agora só vale para esta língua.

Pedidos em separado

ExtensãoDescriçãoExemplo de pedido
YouTubeDescubra e aprenda com vídeos do YouTube, por meio de conversas com o BardMostre um modelo de como escrever um discurso de padrinho de casamento, e me dê exemplos de vídeos de YouTube que possam ajudar.
MapasAproveite informações baseadas em localização, e concretize seus planosOnde posso levar meu filho de três anos para escolher abóboras de Halloween, e me dê ideias de artes inspiradas no outono que a gente possa fazer em casa.
VoosAcesse informações sobre voos, em tempo real, e planeje viagens sob medidaMostre voos para Austin, no Texas, e me dê ideias de passeios para fazer lá. Que tal incluir também Houston?
HotéisEncontre hotéis com base em critérios importantes para você, da mesma maneira que você pede dicas para um amigoEncontre hotéis para uma viagem de quatro dias a São Francisco, no Ano Novo.
GmailEncontre, resuma e obtenha respostas nos seus e-mails, de forma rápida e simplesFaça um resumo das últimas entrevistas que marquei para visitar e conhecer escolas, e coloque as informações numa tabela, com data e horário.
DocsEncontre, resuma e obtenha respostas nos seus documentos, de forma rápida e simplesEncontre o arquivo enviado por Ashley sobre o projeto de limpeza da praça do bairro, e faça um resumo em cinco pontos da proposta de revitalização da praça
DriveEncontre, resuma e obtenha respostas nos seus arquivos PDF, de forma rápida e simplesEncontre no meu Drive o mais recente contrato de aluguel e verifique o valor do depósito caução que eu já realize
Fonte: Google

Pedidos combinados

ExtensãoExemplo de pedido combinado
Docs e MapasQuais são os lugares listados no meu arquivo Costa Rica 2024 // Mostre todos esses lugares num mapa
Gmail, Voos, Hotéis, Mapas e YouTubeQuais são as datas propostas pelo Erik no e-mail sobre a caminhada que vamos fazer na viagem ao Grand Canyon? // Mostre voos para Phoenix nas datas propostas,e mostre hotéis próximos à entrada do Parque Nacional Grand Canyon // Crie um itinerário para a caminhada no Grand Canyon, de ponta a ponta, e inclua uma sugestão de lista de bagagem
Voos e MapasEncontre voos sem escala para Chicago no feriado de Ação de Graças. Mostre os melhores lugares para comprar flores assim que eu sair do aeroporto. E me dê alguns conselhos para meu primeiro encontro com os pais da minha namorada, porque eu estou MUITO nervoso!
YouTube e LensEsta é a cadeirinha de bebê que comprei para o carro. Me mostre o vídeo com o tutorial de instalação da cadeirinha.
YouTube e MapasEncontre hotéis em Paris para uma semana em novembro, e vídeos sobre programas legais para fazer com crianças quando eu estiver lá.
Fonte: Google

Bard no Brasil

Considerado um rival do ChatGPT e do Bing Chat, o Bard chegou ao Brasil em julho deste ano, depois de meses de espera. Basta acessar bard.google.com para utilizar a ferramenta. Ela é de graça. O gigante da internet sempre repete que se trata de um “experimento”.

Receba mais sobre Gemini (chat) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados