Google Assistente com Bard fica mais próximo do lançamento

Novas linhas de código da versão estável do app do Google revelam botão para conferir informações, entrada de imagens nos prompts e suporte a extensões

Giovanni Santa Rosa
Por
Imagem ilustrativa com tela de celular mostrando o Google Assistente com Bard
Google Assistente com Bard foi anunciado em outubro, no lançamento do Pixel 8 (Imagem: Reprodução/Google)

O Google Assistente com Bard continua sendo desenvolvido e testado pela empresa, e uma nova análise mostra que ele está mais perto de ser lançado. A versão estável do aplicativo do Google ganhou várias linhas de código que, antes, estavam apenas na versão beta.

A nova versão do assistente, com poderes de inteligência artificial generativa, não terá um app independente. Ela estará no próprio app do Google para Android e iOS.

Uma análise do arquivo APK (pacote Android para distribuição e instalação de arquivos) revela que o Google continua testando a atualização no Android, usando a Play Store para distribuí-la.

Imagem ilustrativa mostrando o Bard com acesso a Maps, Gmail e fotos
Google Assistente vai se integrar com outros serviços da empresa (Imagem: Reprodução/Google)

Como o Bard funciona no servidor e não no aparelho, só as contas autorizadas pelo Google têm acesso aos recursos. Mesmo assim, o código traz algumas informações sobre o funcionamento do novo assistente.

O que o Assistente com Bard poderá fazer?

O Google Assistente com Bard terá um botão para fazer uma busca no Google após as respostas. Esta é uma forma de encorajar usuários a conferir se as informações entregues pela inteligência artificial estão corretas. Tecnologias do tipo podem “alucinar” e mencionar fatos inexistentes.

Outro trecho do código indica que os dados coletados no uso do assistente serão salvos em “Atividades do Bard”, na conta do usuário no Google. Eles ficarão salvos por três anos. O Bard também pode acessar dados do Google Assistente clássico gerados nos últimos 90 dias.

Entre os recursos do Bard, estão escrever e resumir emails, fazer planos de negócios e posts em redes sociais, criar imagens personalizadas, organizar viagens no Google Maps e encontrar informações em vídeos do Google.

Um recurso curioso é que o Bard parece ser capaz de informar a saúde da bateria do seu aparelho. O Android 14 conta com uma API para isso, que pode servir de fonte para as informações.

O assistente vai aceitar imagens como parte dos prompts (pedidos), sejam elas diretamente da câmera ou importadas da galeria.

Tela ilustrativa de celular, com o pedido para o Bard escrever uma legenda para redes sociais para uma foto de cachorro
No anúncio do Assistente com Bard, Google mostrou recurso para criar legendas para fotos (Imagem: Reprodução/Google)

As primeiras informações sugeriam que o usuário teria que optar entre o Google Assistente clássico ou a nova versão com Bard. No entanto, a nova análise revela que a versão antiga não fica totalmente desativada, mas continua funcionando em alguns apps.

Por fim, o Google Assistente com Bard conta também com as extensões da IA, que permitem acessar arquivos do Docs, informações do Maps, mensagens do Gmail e dados de outros serviços da empresa.

Com informações: Android Authority

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados