Tinder divulga retrospectiva de 2023 e otakus lideram o arrasta para direita

Plataforma de relacionamentos publica sua retrospectiva e mostra principais tendências no app; otaku é o interesse mais curtido

Felipe Freitas
Por
Tinder segue onda dos apps e publica sua retrospectiva de 2023 (Imagem: Divulgação/Tinder)

O Tinder divulgou nesta quarta-feira (6) o Year in Swipe 2023, sua retrospectiva do ano. O app de encontros e relacionamentos fez um apanhado do hábito dos usuários e principais interesses do público. A retrospectiva da plataforma mostra que o interesse mais curtido neste ano foi otaku.

Ou seja, quem tinha como interesse em comum otaku teve mais chance de ser arrastado para a direita. Esse dado se refere aos dados globais da plataforma. O Tinder não divulgou o interesse mais popular nos países — porém, temos a retrospectiva de alguns hábitos dos brasileiros.

Aliás, o Brasil se fez presente em alguns rankings a nível global. São Paulo lidera mundialmente no quesito mais fotos no perfil. Rio de Janeiro também está entrou nessa lista, chegando na 4ª colocação. A capital de SP também é terceira cidade com as maiores biografias do mundo e maior quantidade de músicas.

Usuários de São Paulo são os que mais colocam fotos no perfil (Imagem: Divulgação/Tinder)
Usuários de São Paulo são os que mais colocam fotos no perfil (Imagem: Divulgação/Tinder)

Combinando com o sucesso dos otakus pelo mundo, a série live-action de One Piece foi a mais popular entre os usuários do app no Brasil. Os realities shows A Fazenda e Big Brother Brasil fecham o pódio nesse segmento. Alguns dados, como a lista de memes, são levantados diretamente da biografia dos usuários.

Flamengo, Corinthians e Palmeiras, respectivamente, são os três times mais populares no aplicativo.  No entanto, futebol foi o segundo esporte mais comentado — atrás de academia, ainda que a definição de ser ou não um esporte seja debatido.

Além de aparecer em alguns rankings globais do Tinder, São Paulo foi a cidade mais popular no Passaporte, recurso da plataforma que permite ao usuário mudar a sua localização para outro lugar. Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte fechando, nesta ordem, o top 5.

Usuários do Tinder querem mais papo e menos pressão

Conversar pessoalmente ou no WhatsApp são os principais estilos de comunicação dos usuários (Imagem: Divulgação/Tinder)
Conversar pessoalmente ou no WhatsApp são os principais estilos de comunicação dos usuários (Imagem: Divulgação/Tinder)

Voltando a falar da retrospectiva global, a retrospectiva 2023 do Tinder mostra que seus usuários estão buscando mais conversa (pessoalmente ou pelos apps de mensagem) e menos pressionados a buscar algo sério — ou mais focados em conhecer bem os contatinhos.

Na questão de conversa, os meios favoritos de conversa dos usuários foram “Melhor falar pessoalmente” e “Fico no WhatsApp o dia todo”, respectivamente.

Usuários estão mais abertos a conhecer pessoas do que buscar um relacionamento sério logo de cara (Imagem: Divulgação/Tinder)
Usuários estão mais abertos a conhecer pessoas do que buscar um relacionamento sério logo de cara (Imagem: Divulgação/Tinder)

Já na parte de relacionamentos, 27% dos usuários escolheram a opção “curto explorar” na função Tipos de Relacionamento, com mais 22% optando por “ainda não sei”. Esse perfil é combinado com a opção dos usuários de “focar no enredo”, conhecer alguém sem necessariamente pensar o que rolará no fim — seja um namoro ou nada.

As informações mais populares na plataforma, aquelas que os usuários mais divulgam, são: metas de relacionamento, signo e altura.

Com informações: Mashable

Receba mais sobre Tinder na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados