O que é APK?

Saiba o que é APK; conheça também como esse formato de arquivo é criado e usado em dispositivos Android

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
APK (abreviação de Android Package Kit) é um formato de arquivo usado pelo Android para distribuição e instalação de aplicativos. Ele contém todos os dados do app para o funcionamento no dispositivo.
Formato APK é usado por aplicativos do Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você tem um dispositivo Android, é bastante provável que já tenha ouvido falar do termo APK. Essa abreviação costuma ser citada por usuários do sistema operacional móvel do Google quando o assunto é distribuir e instalar aplicativos. Mas o que é APK e para que é usado? Abaixo, vou explicar essas questões.

APK é a abreviação de Android Package, Android Package Kit ou até de Android Application Package, sendo basicamente um formato de arquivo que o sistema do Google usa para distribuir e instalar aplicativos. Um APK contém todos os dados que um app precisa para ser instalado corretamente em um dispositivo.

O APK é um arquivo compactado, ou seja, ele traz vários outros arquivos e metadados de um aplicativo. Como grande parte do Android é construído em Java, esse formato é uma variante do JAR (Java Archive). Em seu núcleo, um APK é um arquivo ZIP, mas ele precisa entregar informações adicionais para funcionar perfeitamente no dispositivo Android.

Para que é usado?

Arquivos APK são usados para instalar aplicativos em um dispositivo Android. Abrindo um no seu celular, ele exibe as instruções de instalação e solicita determinadas permissões. Isso serve para avisar ao usuário sobre o que está sendo instalado.

Ao baixar um aplicativo pela Play Store, a loja do Google instala automaticamente o APK correspondente. Ou seja, ela atua basicamente como um gerenciador de pacotes, permitindo uma fácil instalação, atualização e remoção.

Qualquer dispositivo Android pode instalar esse tipo de arquivo fora da loja, já que o sistema pede apenas algumas confirmações. No entanto, baixar APKs em sites desconhecidos representa um perigo, já que existe a possibilidade do aparelho ser contaminado com malwares.

Como é criado?

Para criar um aplicativo Android, os desenvolvedores costumam usam o Android Studio, ferramenta oficial de desenvolvimento do Google. Após finalizá-lo, o software compila os arquivos e coloca tudo em um único lugar, surgindo assim um APK.

Normalmente, os APKs mantém a extensão .apk para que o sistema operacional consiga identificá-lo e executá-lo. Por exemplo: “com.google.android.dialer_73.0.414822266.apk” é a abreviação do nome do aplicativo de telefone do Google — os números representam a versão atual, que muda a cada nova atualização.

Pronto, agora você já sabe o que é APK e como esse arquivo é usado no Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre APK na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados