iOS 17.2 vem aí: saiba o que esperar da próxima atualização

Nova versão do sistema operacional do iPhone deve estrear com várias novidades. Conheça 10 recursos que estarão disponíveis

Lupa Charleaux
Por
Ícone do iOS
iOS 17.2 deve trazer diversas novidades para os donos de iPhone (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Apple lançará a versão estável do iOS 17.2 em algum momento do mês de dezembro. A atualização do sistema operacional do iPhone promete entregar diversos novos recursos para os usuários.

Com base no que foi visto nas recentes versões beta do software, o Tecnoblog reuniu 10 recursos importantes que chegarão aos telefones da Maçã. Confira a lista com detalhes de cada nova função:

eSIM: chip virtual substitui SIM Card físico
eSIM: chip virtual substitui SIM Card físico (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

1. Conversão do SIM em eSIM

O iOS 17.2 deve trazer a ferramenta nativa para converter os chips físicos (SIM) em chips virtuais (eSIM) para os iPhones brasileiros. A novidade ajuda os usuários a economizarem tempo com o procedimento em vez de irem à loja física de uma operadora.

Conforme as informações, a Claro é a operadora brasileira mais avançada nos testes de conversão de eSIM. A Vivo também está trabalhando para oferecer essa facilidade aos clientes.

Imagens do app Journal para iPhone
App Jounal para iPhone se propõe a ser um diário digital (Imagem: Reprodução/Apple)

2. App Journal

O aplicativo Journal promete ser uma das principais novidades do iOS 17.2. O app tem a intenção de ser um diário digital para que os donos de iPhone possam registrar momentos da rotina com anotações, fotos, vídeos, áudios e outros formatos de mídia.

A plataforma organizará as entradas de forma automática por data ou marcações. Para mais, ele poderá enviar alertas opcionais para lembrar a pessoa de anotar os detalhes do dia a dia.

3. Botão de Ação com função Traduzir

Os donos de iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão receber mais uma opção para o botão de ação: traduzir. Ao pressionar e segurar a tecla configurada para essa função, o telefone escutará o texto falado e traduzirá para o idioma escolhido pelo usuário.

iOS 17.2 trará nova opção de widgets do app Clima
iOS 17.2 trará nova opção de widgets do app Clima (Imagem: Reprodução/MacRumors)

4. Novos Widgets

O iOS 17.2 oferecerá mais opções de personalização aos usuários de iPhone. Por exemplo, haverá novos widgets de relógio digital para a tela inicial e para a tela de bloqueio do telefone.

Outra novidade será a reformulação do widget do app Clima. As pessoas poderão escolher modelos que exibem dados mais completos, incluindo previsões diárias, índice UV, qualidade do ar e horários do nascer e pôr do sol.

5. Customização de Alertas

Os donos de iPhones finalmente poderão escolher os sons de notificações. O menu “Sons e Vibrações” ganhará a nova seção de “Alertas Padrão” para escolher diferentes toques quando receber e-mails, SMS e lembretes de eventos.

iPhone ganha opção para reagir a mensagens com emojis
iOS 17.2 adiciona opção para reagir a mensagens com emojis no iMessage (Imagem: Reprodução/MacRumors)

6. Novidades do iMessage

O iOS 17.2 pode trazer suporte para reações com emoji para o iMessage. Para usar a novidade basta pressionar e segurar qualquer mensagem e escolher a opção “Adicionar Sticker”. Um recurso bem divertido e útil para o dia a dia.

A área “Mensagens” no app “Configuração” também será renomeada para “Mensagens no iCloud”. Assim, os usuários poderão ver a quantidade de armazenamento ocupado por mensagens e quais itens estão sincronizados na nuvem.

7. Chaves de Verificação de Contato

Outra novidade do iMessage é a Chave de Verificação de Contato. O recurso permitirá que o usuário tenha certeza que as mensagens estão sendo enviadas apenas para as pessoas desejadas e que não há “intermediários” na conversa.

Conforme a Apple, o serviço realiza uma verificação a partir das chaves registradas em um servidor. Então, o cliente será notificado caso ocorra qualquer erro de validação na transcrição das mensagens e nas configurações do Apple ID.

Apple Music
Apple Music também receberá novidades com a chegada do iOS 17.2 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

8. Novidades do Apple Music

O Apple Music receberá uma série de pequenas novas funções com a estreia do iOS 17.2. Uma delas é a nova playlists padrão “Músicas Favoritas”, que adiciona automaticamente as faixas que o usuário curtiu na plataforma.

Também será adicionado um filtro para o Histórico de Audição. Caso a pessoa empreste o telefone para alguém ouvir música, será possível desligar os registros das faixas executadas. Certamente, uma opção para não atrapalhar o algoritmo de recomendações.

9. Ampliação do Aviso de Conteúdo Sensível

O iOS 17.2 expandiu o recurso opcional de Aviso de Conteúdo Sensível para as imagens dos apps Contato, Telefone e stickers do iMessage. A ferramenta usa Machine Learning para detectar qualquer tipo de nudez antes da pessoa abrir uma foto ou vídeo.

Apple Vision Pro - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
iPhone 15 Pro e 15 Pro Max poderão filmar vídeos em 3D para o Apple Vision Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

10. Spatial Videos

Fechando o pacote de novidades do iOS 17.2, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max terão suporte para gravações de “vídeo espacial”. Em destaque, os registros 3D em resolução 1080p e a 30 quadros por segundos poderão ser reproduzidos apenas nos aguardados óculos Apple Vision Pro.

Para usar o novo formato, a pessoa deve acessar o app “Configurações” e tocar na seção “Câmera”. Em seguida, ela deve selecionar a opção “Vídeo Espacial para Apple Vision Pro”. Embora possam ser reproduzidos como vídeos normais nos telefones, a visualização no headset será em formato 3D.

Com informações: Phone Arena e MacRumors

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados