Como desinstalar uma atualização do Windows 10 e 11

Problemas com algum update no seu PC? Confira como desinstalar uma atualização do Windows 10 e 11 que possa ter causado conflitos

Alvaro Teixeira Ricardo Syozi
Por e

O Windows Update é o recurso do sistema operacional da Microsoft que mantém o seu PC atualizado com as últimas correções e melhorias de segurança. Entretanto, se logo após ter concluído uma atualização, o seu computador apresentar algum problema ou incompatibilidade com algum componente, é recomendado que você a remova e aguarde um nova. Veja a seguir como desinstalar uma atualização do Windows 10 e 11.

Logotipo do Windows sobre logotipos da Microsoft
Windows e Microsoft (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Como desinstalar pela configuração do sistema (Windows Update)

Tempo necessário: 6 minutos.

Primordialmente, esse passo a passo foi usado no Windows 10, mas funciona da mesma forma no 11. Essa é a maneira mais comum e segura de desinstalar uma atualização no sistema operacional da Microsoft.

  1. Selecione as configurações

    Abra o menu Iniciar do Windows e clique na opção de configurações;menu iniciar windows 10

  2. Abra a página de atualizações

    Assim que abrir as configurações, clique na opção “Atualização e segurança”;como desinstalar atualização windows

  3. Entre no Windows Update

    No menu do lado esquerdo, selecione a opção “Windows Update” e, em seguida, “Exibir histórico de atualização”;como desinstalar atualização windows

  4. Confira as atualizações

    Na página seguinte, clique no botão de “Desinstalar atualizações”;Histórico de atualizações

  5. Selecione e desinstale

    Por fim, escolha qual atualização do Windows quer desinstalar. Clique com o botão direito do mouse e depois em “Desinstalar”.Desinstalar atualização Windows

Como desinstalar pela inicialização segura

O caminho abaixo é focado em como desinstalar a atualização no windows 10. Na versão 11 do sistema operacional, a opção de “Recuperação” encontra-se na aba de “Sistema”, nas configurações.

  1. Abra as configurações do Windows e selecione “Atualização e segurança”;
  2. Clique na guia “Recuperação” e, em seguida, no botão “Reiniciar agora” na opção de “Inicialização avançada”;
    Inicialização Avançada Windows
  3. Na tela seguinte, escolha “Solução de problemas”;
    Inicialização avançada Windows
  4. Agora, selecione “Opções avançadas”;
    windows inicialização avançada
  5. Clique em “Desinstalar Atualizações”;
    windows inicialização avançada
  6. Escolha entre “Desinstalara a atualização de qualidade mais recente” ou “Desinstalar a atualização de recursos mais recente”;
    como desinstalar atualização windows
  7. Para finalizar, confirme e aguarde.

Como desinstalar pelo prompt de comando

Há diversas formas de abrir o prompt de comando, separamos 7 para você conferir. Além disso, essa opção não serve apenas para desinstalar atualizações no sistema operacional da Microsoft. É possível usar o recurso com outros objetivos, como remover programas no Windows, por exemplo.

Sendo assim, é só seguir esse guia. Ele serve tanto para Windows 10 quanto o 11.

  1. Abra a barra de pesquisa e digite “Prompt de comando”;
  2. Depois, clique em “Executar como administrador”;
    Prompt de comando Windows
  3. Digite o comando: uninstall: wusa/uninstall/kb: XX e dê Enter. Sendo XX o número da atualização que deseja desinstalar do Windows. Por exemplo, se deseja remover o update KB2565063, você deve digitar: uninstall: wusa/uninstall/kb: 2565063;
    prompt de comando
  4. Reinicie o computador e pronto.

O que fazer em caso de falha na atualização?

Restaurar o sistema

Essa ação serve para reverter o computador para o estado que estava em algum momento passado. Por exemplo, se você fez alguma instalação de software ou driver, geralmente é criado um ponto de restauração automaticamente.

Caso haja algum problema após ter instalado algum produto, é possível reconstituir o PC ao estado anterior, quando o ponto foi configurado. Também é possível criar um ponto de restauração manualmente e os seus arquivos pessoais não são afetados pela restauração.

Cada versão do Windows tem uma maneira de restaurar o sistema, então é bom conferir qual a sua.

Restaurar o computador a partir de uma mídia de instalação

Se o problema chegar ao ponto de impedir o computador de iniciar, não entre em pânico (ainda)! É possível restaurar o PC através de uma mídia de instalação. O download é feito no site da Microsoft.

Baixe a ferramenta e siga os passos recomendados para criar uma mídia de instalação para outro computador. Quando concluir, ligue o PC com problemas e conecte a mídia. Na configuração inicial, selecione “Reparar computador”, “Solução de problemas” e “Restauração do sistema”.

O sistema tentará realizar a restauração e iniciar a partir do momento escolhido.

Como ver todas as atualizações do Windows?

Tanto no Windows 10 quanto no 11, o caminho é o mesmo. Basta abrir as configurações do Windows Update e clicar no “Histórico de atualizações”.

Tem como desativar as atualizações automáticas do Windows 10 e 11?

Sim, mas não é algo recomendado. Se quiser aprender como desativar, confira nossos guias para Windows 10 e Windows 11.

Caso os problemas persistam depois de você tentar todos os guias acima, então talvez essa seja a hora de contatar um profissional. Boa sorte!

Com informações: Microsoft.

Alvaro Teixeira

Redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech, e escreve no Tecnoblog desde 2020.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados