Como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10
Ferramenta oferecida pela Microsoft no CMD permite remover softwares indesejados em poucos minutos; veja como usar
Ferramenta oferecida pela Microsoft no CMD permite remover softwares indesejados em poucos minutos; veja como usar
O CMD do Windows 10 também serve para desinstalar programas, sendo uma das formas mais rápidas de excluir apps do computador. A seguir, veja como retirar programas indesejados em poucos minutos para liberar espaço no armazenamento do PC.
Tempo necessário: 2 minutos
Antes de iniciar o passo a passo é importante instalar o pacote da Microsoft que permite executar essa ferramenta. O download e instalação pode ser feito diretamente no site da empresa.
Caso já tenha o recurso no PC não será possível fazer a instalação. Assim, basta seguir para o tutorial abaixo.
Clique na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo, digite “prompt de comando” ou “CMD” e depois clique no ícone da ferramenta ou em “Abrir”;
Digite o comando “winget list” (sem aspas) e aperte a tecla “Enter” para exibir todos os softwares instalados no PC — esse processo pode demorar alguns segundos;
Pode ser que o PC exija que o usuário aceite os termos da Microsoft para continuar. Caso apareça, aperte “Y” e de “Enter”;
Após encontrar o programa que deseja remover, digite o comando “winget uninstall NOMEDOPROGRAMA” (sem aspas) e aperte a tecla “Enter” para iniciar a desinstalação — o nome inserido deve ser o mesmo exibido na lista.
Se tudo ocorrer bem, assim que o programa for removido do PC, a ferramenta vai exibir a mensagem “Desinstalado com êxito”.
Dependendo do software escolhido, a desinstalação acontece automaticamente ou será preciso clicar em alguns passos na janela pop-up para concluir o processo.
Pronto, agora você já sabe como desinstalar programas pelo CMD no Windows 10.
Vale ressaltar que o CMD também consegue excluir softwares nativos, mas nesses casos, recomendo que tome muito cuidado para não excluir um que seja importante para o funcionamento do sistema, como drives de áudio, por exemplo.
O Windows 10 possui uma série de ferramentas de sistema que permitem eliminar diversos arquivos desnecessários, aumentando o espaço disponível no seu computador. É possível remover arquivos básicos e do sistema e até desativar alguns tipos de cache.