Atualização do Windows é bloqueada em alguns PCs com Intel por erro com tela azul
Falha é causada por incompatibilidade do sistema operacional com drivers de áudio da Intel; empresas já reconheceram o problema, que é facilmente resolvido
Falha é causada por incompatibilidade do sistema operacional com drivers de áudio da Intel; empresas já reconheceram o problema, que é facilmente resolvido
Desde que a versão 22H2 do Windows 11 foi lançada, tudo parecia correr bem — isto é, se não fossem alguns problemas pontuais. Pois, há alguns dias, usuários reportaram que a atualização estaria travando seus dispositivos com a tela azul da morte, inutilizando-os. A Microsoft já identificou o problema e bloqueou a nova versão do sistema em alguns aparelhos.
De acordo com a empresa, a falha é causada por uma incompatibilidade dos drivers de áudio da Intel, o Smart Sound Technology (SST), e o sistema operacional. No entanto, o problema só atinge os dispositivos equipados com os processadores Intel Core de 11ª geração e que rodem as versões 10.29.0.5152 ou 10.30.0.5152 do driver.
A empresa reconheceu a falha na última quinta-feira (22) e suspendeu as atualizações 22H2 e 21H2 do Windows 11 para os dispositivos com as configurações de hardware afetadas. Essa suspensão, vale ressaltar, independe da versão do SO que os usuários estejam — ou seja, ela atinge também quem roda o Windows 10.
Tanto a Microsoft quanto a Intel ainda não falaram publicamente sobre o que estão fazendo para consertar esse problema. Por enquanto, a única solução é, antes de atualizar o sistema, instalar uma versão mais recente dos drivers de áudio.
Para isso, basta verificar no site da fabricante se há atualizações disponíveis ou checar no Windows Update. Ao instalar a versão mais recente dos drivers, seu dispositivo estará apto para receber o último update do Windows 11.
Ainda assim, Microsoft recomenda não atualizar os dispositivos para a versão 22H2 até que a falha seja devidamente resolvida.
Ainda ontem, o Tecnoblog noticiou que alguns dispositivos com GPUs da Nvidia estavam engasgando depois que recebiam a versão 22H2 do Windows 11.
“Tenho experimentado uma lentidão insana nos jogos. Meu uso de CPU em jogos caiu significativamente, em alguns de 80% para 5%”, disse um usuário em um fórum do Reddit.
Outros usuários usaram do fórum da Microsoft para reclamar: “Recebi a atualização 22H2 para o Windows 11 nesta manhã e meus jogos imediatamente começaram a ficar lentos”, escreveu um deles.
Felizmente, depois de muitas reclamações, a Nvidia identificou a falha. Em seu Twitter, a empresa anunciou a liberação da compilação beta do Nvidia GeForce Experience 3.26, que promete consertar os problemas de performance do sistema.
Com informações: Bleeping Computer
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}