Falta pouco: iPhone brasileiro terá jeito fácil de converter SIM em eSIM

Ferramenta nativa deve tornar mais fácil a vida de quem quer o chip virtual por causa da maior segurança. Claro realiza testes com consumidores.

Thássius Veloso
Por
eSIM
Consumidores poderão adotar o eSIM diretamente no iOS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O iPhone vendido no Brasil permitirá em breve converter de maneira fácil o chip físico em chip virtual – o chamado eSIM. Diversas operadoras estão testando a funcionalidade, prevista para chegar ao iOS. No caso da Claro, há relatos de clientes que conseguiram fazer a migração para o eSIM no beta mais recente do sistema iOS 17.2, que ainda será lançado.

A ideia por trás da ferramenta de converter SIM em eSIM é dar mais conveniência aos consumidores. Hoje em dia, normalmente é necessário ir a uma loja física de operadora ou buscar o SAC caso o usuário de iPhone queira realizar o procedimento.

E por que alguém trocaria o SIM card tradicional pelo eSIM? Por mais segurança, já que num eventual furto ou roubo, o bandido não consegue rapidamente retirar o chip de telefonia.

Os testes na Claro

Tudo nos leva a crer que a Claro é a operadora mais avançada nos testes da ferramenta nativa para converter SIM em eSIM. O leitor Adailton Victor, por exemplo, conseguiu fazer o procedimento de maneira simples a partir das configurações do iOS. Ele nos relata que basta entrar em Ajustes → Celular → Converter para eSIM.

Print do iPhone
iPhone tem função de converter para eSIM pelo menos desde o iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)

A conversão para eSIM é praticamente imediata e não custa nada. Bem mais fácil do que ter de se deslocar a uma loja de operadora e – em alguns casos – ter de pagar pelo serviço.

A ferramenta nativa do iPhone depende de testes em andamento, conforme mencionamos. Ela já existe em outras partes do mundo. Nos Estados Unidos, as gigantes de telefonia tiveram de se adaptar para a chegada do iPhone 14, primeiro modelo da Apple sem espaço para chip físico (no mercado americano). Ou seja, já são dois anos de clientes da Apple essencialmente usando eSIM por lá.

O que dizem as operadoras

A novidade prevista para o iOS 17.2 tem a ver com a maior conveniência de usar uma ferramenta nativa do sistema da Apple para realizar a conversão. A Vivo nos explicou que os clientes já podem fazer este procedimento, mas ele depende do aplicativo oficial da operadora no iPhone. O próprio software desativa o chip físico e transfere o número para o chip virtual.

“Desde novembro de 2018, a Vivo trabalha com a habilitação de linhas em chip virtual, o eSIM, para seus clientes, sem custo adicional. E os clientes de planos pós, controle e pré-pago com smartphones que possuem esse recurso também podem ativar ou migrar diretamente para o eSIM em lojas físicas ou pelo Vivo em Casa, atendimento 100% online por um consultor da Vivo via WhatsApp.

E, visando melhorar a experiência do cliente, a companhia já oferece, via app Vivo, o recurso de ativação do eSIM para clientes que possuem dispositivo compatível com a tecnologia, que está sendo liberado de forma gradativa.”

Resposta da Vivo ao Tecnoblog

A nossa equipe buscou os departamentos de comunicação da Claro, da TIM e da Vivo. Nenhuma operadora respondeu diretamente a dúvida sobre o lançamento da ferramenta nativa de conversão no iPhone.

Android e Samsung têm função similar

No universo do Android, os smartphones da Samsung até trazem uma função nativa parecida com a do iPhone. De acordo com a documentação oficial, bastaria acessar Configurações → Conexões → Cartão SIM para checar se a opção de “Converter em eSIM” está habilitada. No entanto, ela depende da compatibilidade com a operadora de telefonia – e nenhuma no Brasil parece oferecê-la.

Print de documento que diz: "Como converter o seu cartão SIM num eSIM 1. Abra as Configurações do Celular Samsung e clique em Conexões. 2. Toque no Cartão SIM que pretende converter em esIM. 3. Clique em Converter em eSIM. 4. Na mensagem pop-up, toque em Converter eSIM. 5. Clique em Adicionar. 6. Prontinho, seu eSIM está Ativo. Observe: A disponibilidade dessa função dependerá da sua operadora."
Site da Samsung informa sobre conversão, mas recurso não existe no Brasil (Imagem: Reprodução/Samsung)

Essa tecnologia marca presença desde o Galaxy Note 20, passando pelo Galaxy S22, Galaxy S23 e Galaxy Z Flip 5, entre outros produtos da marca.

Receba mais sobre eSIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados