Tecnoblog
Razão Social Claro S.A.
Fundação 19 setembro, 2003
Brasil
Website Oficial claro.com.br

Claro

A Claro é uma das maiores operadoras do Brasil de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura. Ela é a subsidiária no Brasil da América Móvil, operadora mexicana cujo dono é Carlos Slim.

No Brasil, a Claro foi fundada em 2003 e dois anos depois já concentrava quase 20 milhões de clientes. Ela surgiu pela união de diversas operadoras, inclusive estatais, que operavam ao redor do país.

Em 2007, a Claro foi uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia 3G e já foi líder de cobertura nacional. Hoje, ela perde em poucos pontos para a Vivo, mas cobre quase 95% da população com a tecnologia.

Em 2011, a Claro, Embratel e NET se juntaram para oferecer o Combo Multi, que tinha TV por assinatura, telefone fixo, celular e internet. Em 2014, a Anatel permitiu que as três empresas usassem a mesma razão social, então foram incorporadas dentro da Claro S.A.

Em 2019, a América Móvil, dona da Claro, comprou a Nextel por 3,5 bilhões de reais e ganhou 3,3 milhões de clientes, chegando a marca de 60 milhões de consumidores.

Atualmente, a Claro é a segunda maior operadora de telefonia celular do Brasil, com 26% de participação no mercado móvel e 86% da população coberta com a tecnologia 4G.

A Claro tem diversos planos de internet móvel, fixa e TV por assinatura, principalmente pela fusão de empresas que já atuavam com forte presença nesses ramos. Além disso, a empresa oferece serviços digitais como o NOW (streaming).

Continue lendo »