Início / TB Responde / Telecomunicações /

Como recuperar o número de um celular roubado [TIM, Claro, Vivo e Oi]

Não precisa começar do zero; saiba como recuperar o número do celular em caso de perda do chip da TIM, Claro, Vivo ou Oi

Por

Teve o celular roubado ou perdeu o chip? As operadoras permitem ao cliente resgatar a linha de celular, por meio da reposição do SIM card, caso não tenha mais acesso ao dispositivo. Veja como recuperar o número, desde que seja o titular da linha.

A recuperação de um número nada mais é que a transferência do número que estava em um chip para outro SIM card — esse procedimento é conhecido nas operadoras por reposição do chip. Dito isso, vamos ao processo de resgate de acordo com a sua operadora:

Claro, Vivo ou Oi:

O primeiro passo é sempre bloquear a linha. Por isso, entre em contato com a sua empresa (nos números abaixo) e faça a solicitação:

  • Oi: 1057;
  • Vivo: 1058;
  • Claro: 1052 (também é possível bloquear acessando a Minha Claro)

Após o bloqueio da linha, a recuperação do número poderá ser feita apenas nas lojas das operadoras, pelo titular, portanto documentos originais de identificação.

O cliente pagará pelo novo chip “em branco” que vai receber o mesmo número do SIM card anterior.

Tim:

Assim como nas outras empresas, será necessário ligar para a central de atendimento para pedir o bloqueio do seu número. Você pode entrar em contato com a Tim pelo *144 de um telefone TIM ou pelo 1056 de qualquer telefone fixo.

A diferença aqui é se você for um cliente corporativo: no mesmo atendimento para informar
a perda ou roubo do chip, é possível pedir a reposição do chip. Tudo online, sem precisar ir até uma loja.

Já se você é pessoa física e fez o bloqueio de linha, é só ir a uma loja Tim portando os documentos de identidade — lembrando que isso deve ser feito pelo próprio titular.

Assim como as demais operadoras, a Tim também cobra pelo novo SIM card. Para a solicitação feita pela central de atendimento, o prazo para recebimento é de até 15 dias, enquanto nas lojas Tim a retirada é imediata.

Em quais situações posso recuperar meu número?

Você pode solicitar a recuperação de uma linha nos seguintes casos: roubo ou furto; perda ou extravio; defeito; bloqueio de PUK; e troca de versão do chip (micro para nano SIM card, por exemplo). Se seu chip é pago e foi bloqueado por falta de recarga, não será possível recuperar.

O bloqueio de chip é pago?

Não, você não terá nenhum custo na hora de bloquear a sua linha. No entanto, o chip em branco usado para recuperar o número é cobrado pelas operadoras.