Como bloquear o chip de um celular roubado ou perdido

Saiba como entrar em contato com as operadoras Vivo, Claro, TIM e Correios Celular para realizar o bloqueio de um SIM Card em caso de roubo ou perda do telefone

Lucas Braga Ana Marques
Por e

Ao bloquear o chip de um celular roubado, você impede que sua linha seja utilizada por terceiros e evita golpes. Após o procedimento, seu número fica impossibilitado de fazer ou receber ligações, trocar mensagens ou acessar internet móvel. Aprenda o passo a passo para solicitar o bloqueio do SIM Card nas operadoras Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.

Aprenda a bloquear o chip em caso de perda ou roubo
Aprenda a bloquear o chip em caso de perda ou roubo (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Como bloquear um chip junto à operadora

Como bloquear um chip da Vivo

A Vivo permite bloquear o chip pela internet (por meio do site) e por telefone, mas não permite fazer o bloqueio pelo aplicativo para celular. Veja abaixo o passo a passo para cada um dos canais de atendimento.

Pelo site

Usuários do Vivo Easy!

O bloqueio da linha pelo site não está disponível para usuários do Vivo Easy. Quem utiliza o plano digital deve procurar a central telefônica (1058) para solicitar o bloqueio.

O passo a passo abaixo é indicado para clientes Vivo com plano pré-pago, pós-pago e controle, acessando o atendimento eletrônico no site via computador.

  1. Entre no site da Vivo.
    Na seção de login, entre com os dados de acesso do titular do chip.
    Site da Vivo - área de login
  2. Na coluna à esquerda, vá à opção Meu plano.
  3. Entre em Bloqueio de linha.
  4. No campo Motivo do Bloqueio, selecione a opção Bloqueio por perda e roubo.
  5. Na parte Período do Bloqueio, selecione 180 dias. Em seguida, clique em Ativar.

Pelo telefone na central da Vivo

É possível bloquear o chip ao ligar para a central de atendimento Vivo, de qualquer fixo ou celular, no número 1058. Você deverá se identificar com um número de celular e poderá solicitar o bloqueio do chip por perda ou roubo.

Como bloquear um chip da Claro

Existem três formas de bloquear um chip da Claro: por aplicativo, site ou telefone. Veja a seguir o passo a passo em cada um dos canais de atendimento.

Bloquear pelo aplicativo Minha Claro

  1. Baixe o aplicativo Minha Claro Móvel em um celular com Android ou iOS.
  2. Faça seu login com CPF ou e-mail do titular do chip.
  3. Na guia Meu Plano, role até a seção que mostra os detalhes do seu plano, e clique em Gerenciar meu Pré/Pós/Controle.
  4. Role até a seção Preferências da linha.
  5. Ative a opção Bloquear linha em caso de perda ou roubo e confirme a operação.

Bloquear pelo site da Claro

  1. Acesse a Minha Claro Móvel em: minhaclaro.claro.com.br, e faça o login utilizando CPF ou e-mail do titular do chip.
  2. Após fazer o login, certifique-se de selecionar o número do celular a ser bloqueado no cabeçalho do site, caso tenha mais de uma linha móvel da Claro.
  3. Vá até a aba Serviços.
  4. Na seção Bloqueio de Linha, entre em Bloquear Linha.
  5. Confirme a operação clicando no botão Bloquear.

Pelo telefone na central da Claro

Solicite o bloqueio por roubo ou perda ligando para 1052 de qualquer fixo ou celular. Caso seja cliente Combo Multi, você pode ligar para 0800 72 36 626.

Como bloquear um chip da TIM

O titular do plano pode ligar para o número 1056 de qualquer telefone fixo ou celular, ou se dirigir a uma das lojas físicas da operadora (encontre a unidade mais próxima no mapa).

A TIM não permite bloquear uma linha pela internet em caso de perda ou roubo.

Como bloquear um chip da Correios Celular

Para bloquear uma linha da Correios Celular, ligue para a central de atendimento no número 10543. Será necessário se identificar com o número da linha e CPF do titular.

Perguntas frequentes

Preciso pagar para bloquear um chip por roubo ou perda?

Não é necessário pagar nenhuma tarifa pelo bloqueio do chip por perda ou roubo. No entanto, as operadoras continuam cobrando normalmente pelos serviços no período não utilizado.

Quando bloqueio um chip, perco acesso ao WhatsApp?

Ao bloquear o chip, o WhatsApp continua funcionando normalmente no aparelho habilitado. Apenas o sinal da operadora que será interrompido, impedindo fazer e receber ligações via rede móvel, internet 2G, 3G, 4G e 5G e mensagens SMS.

Posso recuperar a linha de um chip bloqueado?

É possível resgatar o número de uma linha bloqueada para um novo chip. Descubra como solicitar a recuperação de um número de celular na Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.

Quais documentos são necessários para bloquear o chip SIM?

Não é necessário nenhum documento específico para bloquear o chip: é possível restringir a linha sem necessidade de nota fiscal ou boletim de ocorrência. Caso opte pelo atendimento telefônico, basta ser o titular do plano móvel e confirmar dados pessoais como CPF, identidade e data de nascimento.

Como funciona o bloqueio do PIN

Para configurar o bloqueio do PIN, é necessário ter o chip em mãos – e você só poderá se beneficiar deste método caso tenha ativado a opção antes da perda ou roubo do aparelho.

Com o PIN do SIM ativado, um código numérico é solicitado toda vez que o chip for inserido em um novo celular ou quando o aparelho é reiniciado.

Sem o código PIN, o chip não se autentica na rede da operadora e sua linha fica impedida de fazer ou receber ligações, SMS e utilizar internet móvel. Caso a senha seja digitada incorretamente por três vezes, o chip é bloqueado.

Mais dicas para proteger os dados de um celular roubado

Bloquear o chip é apenas um dos passos em caso de perda ou roubo de celular: é possível bloquear o aparelho, rastrear o smartphone e até mesmo apagar dados e informações pessoais remotamente. Descubra tudo o que fazer se seu celular foi roubado.

Com informações: Vivo, Claro, TIM, Correios Celular

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e trabalha com tecnologia há 6 anos. Formada pela UFRJ, já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. Em 2019, iniciou a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Relacionados

Relacionados