Início / TB Responde / Celular /

Celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora

Depois de ter um celular roubado, é importante bloquear o IMEI junto a sua operadora; saiba o que é necessário e como fazer

Por

Se você foi roubado, é importante bloquear o IMEI do seu aparelho junto à operadora. Isso desestimula o roubo de smartphones já que seu celular não se conectará mais a nenhuma operadora, tornando o crime inútil: na maioria dos casos, o ladrão rouba o aparelho para revendê-lo posteriormente.

Como bloquear o IMEI do celular. (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)
Celular em mãos. (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Tempo necessário: 10 minutos.

Tenha o número do IMEI em mãos antes de iniciar o processo. Se você não tinha anotado antes do roubo, fique tranquilo. É possível descobrir o número de outras formas.

  1. Faça um B.O

    Caso seu celular tenha sido roubado (ou seja, houve grave ameaça ou violência durante o ato), é importante ir à delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Por outro lado, se o aparelho foi apenas furtado (você não chegou a receber nenhuma ameaça), boa parte dos estados permite fazer o boletim de ocorrência online;

  2. Entre em contato com a sua operadora

    Os números de atendimento variam de acordo com a empresa: Claro (1052); Oi (1057 de qualquer telefone ou *144 de um telefone Oi); TIM (1056 de qualquer telefone ou *144 de um celular Tim) ; Vivo (1058 de qualquer telefone ou *8486 de um celular Vivo).

  3. Passe as informações necessárias

    A operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio. Após passar todos os dados para a empresa responsável, é só aguardar.

Quanto tempo demora para bloquear IMEI?

Após solicitação, a Anatel tem até 24 horas para inutilizar seu aparelho.

O número telefônico também é bloqueado?

Não, o bloqueio do IMEI serve apenas para o aparelho. Você poderá continuar usando sua linha telefônica normalmente, se assim preferir.

O celular para de funcionar quando é bloqueado?

Como disse no começo, bloquear o IMEI vai impedir que ele se conecte com qualquer rede de operadora telefônica. Ou seja, ele não será mais útil para ligações. Por outro lado, ele continuará funcionando em redes Wi-Fi, por exemplo. Para aumentar a segurança do seu celular, use também o bloqueio por impressão digital, ID facial ou senha.

Se recuperar o celular, posso desbloquear o IMEI?

Não, o bloqueio é definitivo. Por isso, é importante ter certeza, por exemplo, que o celular foi roubado e que há chances de ser recuperado.