Como desbloquear o IMEI de um celular
Recuperou seu celular perdido ou roubado, mas ele está com o IMEI bloqueado? Aprenda a reverter o impedimento na Claro, TIM e Vivo
Recuperou seu celular perdido ou roubado, mas ele está com o IMEI bloqueado? Aprenda a reverter o impedimento na Claro, TIM e Vivo
O bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) impede que um celular perdido ou roubado acesse as redes móveis. No entanto, caso você recupere o aparelho, é possível desbloquear o IMEI para remover as restrições e voltar a utilizar o seu smartphone normalmente. Confira, a seguir, como reverter o IMEI impedido junto às operadoras Claro, TIM e Vivo.
Tenha o número do IMEI em mãos
Antes de continuar, é importante ter em mãos o número de IMEI do aparelho recuperado. Se você não tem esse código, veja nosso artigo de como descobrir o IMEI de um celular.
É possível solicitar o desbloqueio do IMEI de celulares recuperados pelo proprietário, após terem sido perdidos ou roubados e que tenham sido inscritos no banco de dados de restrição da Anatel.
Não é possível pedir o desbloqueio para um aparelho irregular por ser considerados “pirata” ou sem homologação reconhecida pela Anatel.
Em resposta ao Tecnoblog, a Anatel afirma que somente quem solicitou o bloqueio do IMEI de um aparelho pode solicitar o desbloqueio.
A agência esclarece que o processo de desbloqueio deve ser feito diretamente com a operadora de celular ou a entidade que realizou o bloqueio do IMEI — como uma unidade de polícia civil.
A Anatel explicou que cabe a cada operadora de telefonia móvel definir a documentação necessária para desbloquear o IMEI. No entanto, a agência reitera que somente quem solicitou o bloqueio pode pedir o desbloqueio de celular.
O Tecnoblog entrou em contato com Claro, TIM e Vivo para entender como são os procedimentos para desbloqueio de IMEI; confira abaixo as informações sobre os canais de atendimento:
Ao Tecnoblog, a Claro informou que o desbloqueio de IMEI deve ser solicitado nas lojas físicas (veja um mapa com lojas da Claro aqui). Não é possível desbloquear pela internet.
O cliente deverá comparecer a uma loja física da Claro com os seguintes documentos:
A Claro não informou o procedimento para liberação do IMEI em smartphones que não possuem nota fiscal, inclusive aqueles comprados no exterior.
De acordo com a TIM, o desbloqueio do IMEI de aparelhos recuperados pode ser solicitado pela internet no site TIM (via chat na área logada), nas lojas físicas (encontre a loja da TIM mais próxima), no atendimento telefônico (número 1056) ou via WhatsApp (inicie uma conversa com a TIM).
Após a solicitação, o cliente deverá encaminhar a documentação no prazo máximo de 48h para o endereço de e-mail suporteaparelho@timbrasil.com.br.
O cliente deverá encaminhar os seguintes documentos para solicitar o desbloqueio de IMEI de um aparelho celular recuperado:
A TIM afirma que, caso o cliente não tenha mais a nota fiscal, poderá resgatá-la por meio do portal da nota fiscal eletrônica. Caso o aparelho tenha sido adquirido no exterior, o cliente pode solicitar para a fabricante a emissão de uma nota manual de compra.
A Vivo informou que o desbloqueio de IMEI de um smartphone recuperado deve ser feito na loja física (veja o mapa de lojas da Vivo) da operadora e apresentar a documentação exigida. O equipamento será reabilitado em até 48 horas úteis. Não é possível solicitar o desbloqueio do IMEI pela internet.
O cliente deverá se dirigir a uma loja física com os seguintes documentos:
A Vivo não respondeu sobre o procedimento para desbloqueio do IMEI de smartphones que não possuem nota fiscal, inclusive aqueles comprados no exterior.
Apenas a operadora TIM permite desbloquear o IMEI online de forma oficial. É importante tomar cuidado com sites e aplicativos que prometem a liberação, pois pode se tratar de golpes para roubar dados pessoais.
Não há nenhum custo para desbloquear o IMEI de um celular previamente bloqueado por perda ou roubo.
Segundo a Anatel, as operadoras têm até 72 horas para desbloquear o IMEI após a solicitação do usuário, mediante comprovação de identidade.
Existem dispositivos que mudam o IMEI do celular, mas essa prática é ilegal. Se você encontrou dificuldades para fazer o processo com as operadoras, pode ser interessante abrir uma reclamação na Anatel.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}