Início » TIM
Razão Social TIM S.A.
Fundação 15 julho, 1995
Itália
Website Oficial www.tim.com.br

TIM

A TIM é uma das mais populares operadoras de telefonia móvel e fixa do Brasil. A empresa, cujo nome é acrônimo de Telecom Italia Mobile, é a terceira maior do país e tem sede em Roma, na Itália.

Fundada em 1995 no Brasil depois das operações fixa e móvel da Telecom Italia se dividirem, a TIM começou a operar em 1998 junto a diversas empresas de telefonia estatal.

Em 2000, a TIM comprou a Maxitel, empresa de telefonia presente em Minas Gerais, Bahia e Sergipe para aumentar a sua participação nesses estados. Na época, a operadora atuava por meio de subsidiárias como TIM Nordeste e TIM Sul.

Em 2006, por meio da TIM Participações, a empresa unificou todas as suas subsidiárias regionais. A TIM Brasil quase foi vendida em 2007, mas a Telecom Itália desistiu em pouco tempo por considerar a operação no Brasil estratégica.

Por muito tempo, a operadora ofereceu um plano chamado TIM Beta no Brasil, que funcionava por meio de convites e tinha condições especiais, como franquia de internet ilimitada, mas logo depois a TIM começou a cortar alguns benefícios dele.

Atualmente, a TIM é a terceira maior operadora de telefonia móvel do país, com 20% de participação no mercado de celulares. Pela sua rede 4G, ela cobre mais de 94% da população e também oferece banda larga residencial com tecnologia FTTH (fibra óptica até a casa do cliente) e xDSL (utilizando cabos metálicos), mas não tem TV por assinatura.

Em vez disso, a TIM tenta compensar com outros serviços digitais, fazendo parcerias com o Deezer, Looke, Cartoon Network, Netflix e outras empresas. A empresa também tem serviços para o consumidor, como o TIM Protect e TIM Troca Smart.

Continue lendo »

STF corta ICMS sobre telecom, mas operadoras não prometem queda de preço

às 19h26 por

Claro, Oi, TIM e Vivo podem não mudar o preço das cobranças diretas realizadas aos consumidores, mesmo depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para reduzir a alíquota do ICMS sobre serviços de energia elétrica e telecomunicações. A corte julgou uma lei de Santa Catarina, mas ela vale para outros estados. Segundo advogados, além de operadoras, a medida deve beneficiar principalmente grandes varejistas.

Como cancelar a linha telefônica de um falecido

às 16h40 por

As principais operadoras do país (Oi, TIM, Vivo e Claro) permitem que os familiares cancelem a linha telefônica de um falecido. A solicitação pode ser feita em poucos minutos e, após a verificação dos documentos, o número deixa de ser vinculado ao ente querido. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso. Como cancelar o Apple Fitness+Como cancelar a as

TIM dá até 50 GB de bônus para pós-pago e controle na Black Friday

às 14h07 por

Depois de um hiato sem boas promoções na Black Friday no ano passado, a TIM resolveu participar do período promocional em 2021 e divulgou ofertas dos seus planos de celular. A operadora dá bônus de até 20 GB no controle e 50 GB no pós-pago. Confira abaixo todos os preços e pacotes. Black Friday da Claro tem até 100 GB de bônus no Flex, controle e pós-pago

TIM Sync leva 4G ao Apple Watch para clientes do pós-pago e controle

às 18h52 por

Demorou, mas finalmente usuários de Apple Watch com acesso às redes móveis poderão contratar um plano da TIM para usar com o smartwatch. A operadora liberou o TIM Sync, que "clona" a linha do smartphone para o chip eSIM do relógio e permite fazer ligações telefônicas ou usar internet via 3G ou 4G. O diferencial é que o serviço está disponível para clientes com planos controle, visto que Claro e Vivo restrigem a função para o pós-pago.

Tecnocast 218 – 5G no Brasil: agora vai!

às 14h05 por

A chegada do 5G no Brasil já tinha virado uma novela. Irregularidades no edital do leilão, atrasos, teorias da conspiração… Mas agora finalmente podemos dizer que as coisas andaram: o leilão saiu do papel, e operadoras nacionais e regionais se credenciaram para oferecer serviços com a quinta geração.

Venda da Oi Móvel é aprovada por técnicos do Cade, mas com estas condições

às 13h55 por

A Oi Móvel foi comprada por Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020, mas para que o negócio seja concluído é necessário ter aprovação por parte da Anatel e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A área técnica do órgão antitruste recomendou a aprovação da venda, mas estabeleceu algumas condições para mitigar possíveis riscos.

Anatel divulga provedores regionais em leilão do 5G com Claro, TIM e Vivo

às 10h46 por

O leilão do 5G deve acontecer no dia 4 de novembro de 2021, mas os ritos para o certame já começaram: a Anatel divulgou nesta quarta-feira (27) as empresas que apresentaram propostas para a licitação. Além das tradicionais Claro, TIM e Vivo, provedores regionais também querem comprar licenças de radiofrequência para operar com a quinta geração. Leilão do 5G no Brasil: a

TIM tem alta de 21% em lucro com mais clientes em telefonia móvel

às 12h05 por

A TIM divulgou os resultados financeiros do 3° trimestre de 2021, e a operadora conseguiu alta de 21,4% no lucro e aumento da receita líquida. A operadora viu crescimento na base de clientes de celular pós-pago e alta de 7% nos contratos de banda larga fixa. TIM lança internet de 1 Gb/s com Netflix embutido e preço menor que Claro

Compra da Oi Móvel por Claro, TIM e Vivo ganha aval de técnicos da Anatel

às 19h31 por

A Oi Móvel foi vendida por R$ 16,5 bilhões para a Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020, mas o negócio ainda precisa ser aprovado por órgãos reguladores. Um parecer da área técnica da Anatel detalhou como o fatiamento da companhia de telefonia celular irá afetar o mercado, e recomenda que o conselho diretor da agência autorize a operação.

TIM, Zé Delivery, Descomplica e mais abrem 670 vagas em tecnologia

às 16h06 por

A TIM e o Zé Delivery deram a largada em seus programas de estágio. A operadora e a responsável pelo app de delivery de bebidas abriram quase 200 vagas com foco em mulheres e pessoas negras nas áreas de tecnologia, marketing, entre outras. Também há oportunidades de emprego no Descomplica, banQi e na SysMap Solutions para engenheiros de software, cientistas de dados e mais. Confira, a seguir, a seleção completa de posições abertas.

TIM fora do ar: recarga e app Meu TIM não funcionam nesta segunda (6)

às 17h04 por

Clientes da TIM enfrentam dificuldades para usar os serviços nesta segunda-feira (6): usuários da empresa apontam indisponibilidade na telefonia móvel, com problemas para fazer ligações e recarregar o pré-pago. A falha também ocorre no app Meu TIM e afeta algumas linhas com planos pós-pago ou controle. Precisamos temer a franquia na banda larga fixa?

Operadoras denunciam roubo de 2,3 milhões de metros de cabos no Brasil

às 18h25 por

Operadoras de telecomunicações denunciaram, somente no primeiro semestre de 2021, o roubo de 2,3 milhões de metros de cabos no Brasil — com essa extensão de material, seria possível cobrir a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Trata-se de um número 14,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2020, o que vem provocando a interrupção de serviços para muitos usuários no país. O que é FTTH, FTTC e FTTB? [Inte

Senacon investiga TIM, Claro, Vivo e Oi por uso do termo 5G em propagandas

às 19h13 por

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai apurar o uso indevido do termo “5G” pelas principais operadoras de telefonia do país. De acordo com o Despacho Nº 562/2021 publicado nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU), a operadora TIM deverá explicar possível conduta de publicidade enganosa relacionada à tecnologia — vale lembrar que o leilão de frequências para a o 5G no Brasil ainda não foi realizado.

TIM lidera ranking de sinal 4G e Claro tem internet móvel mais rápida

às 17h36 por

A Opensignal divulgou um novo relatório sobre as redes móveis brasileiras: mais uma vez, a Claro atingiu os melhores indicadores de velocidade de download e upload, enquanto a TIM se saiu melhor com a disponibilidade do sinal 4G e experiência para streaming de vídeos. Vivo e Oi não conquistaram nenhum pódio nacional. Como escolher um plano de celular [Vivo, TIM, Claro ou Oi]

TIM vê lucro saltar 155% graças a crescimento no celular pós-pago

às 09h54 por

A TIM divulgou os resultados financeiros do 2° trimestre de 2021, e a companhia teve salto de 154,7% no lucro líquido. A operadora registrou alta na base de clientes do pós-pago e também cresceu no serviço de internet banda larga TIM Live. Claro, Oi, TIM e Vivo bloqueiam The Pirate Bay no Brasil após Operação 404 Confira

Vítima de WhatsApp clonado deve ser indenizada pelo Facebook, decide Justiça

às 16h45 por

Um golpe de WhatsApp clonado levou o Facebook, dono do mensageiro, a ser condenado na Justiça por danos morais, devendo pagar uma multa de R$ 1.500 à uma usuária. A vítima afirma que houve demora de 24h para que sua conta no app fosse desativada pela empresa. A decisão é da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal (DF). WhatsApp baniu sua conta? App terá opção para recorrer da decisão

Claro, Oi, TIM e Vivo devem ressarcir clientes com internet lenta em SC

às 17h37 por

A Justiça condenou as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo a devolverem aos clientes a mensalidade proporcional da internet fixa ou móvel quando a velocidade de acesso for inferior ao contratado. A sentença foi dada em a partir de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC), e beneficia os usuários de telecomunicações do estado. Precisamos temer a franquia na banda larga fixa?

O que é Deezer Go e qual a diferença para o Premium?

às 09h36 por

Normalmente, todos os apps de streaming de música tem a sua versão Premium. Veja abaixo, o que é Deezer Go e quais são as diferenças para a assinatura Premium do Deezer. O Go está acessível a todos os usuários ou somente para categorias específicas de clientes, vamos desvendar ao longo da matéria.

TIM lança app que dá internet 4G grátis em troca de publicidade

às 18h03 por

A TIM acaba de lançar o TIM Fun, um programa de recompensas para clientes da operadora com planos pré-pago ou TIM Beta. Os usuários podem acumular pontos ao interagir com publicidade, e as recompensas podem ser trocadas por pacotes de internet, ligações ou SMS. Como fazer portabilidade para TIM Você permite que os dados do seu celular sejam rastreados? O novo

Claro, Vivo, TIM e Oi agora fazem parte do Cadastro Positivo de crédito

às 11h12 por

As operadoras de telecomunicação Claro, TIM, Vivo e Oi agora fazem parte da base de dados do Cadastro Positivo de crédito, usado por empresas para avaliar contratos com bons ou maus pagadores. Brasileiros que quitam contas dessas empresas sem utilizar uma conta bancária terão esse pagamento registrado no cadastro. Câmara aprova acordo com Chile para roaming internacional grátis

TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador

às 17h31 por

A TIM anunciou nesta quarta-feira (30) a expansão da sua rede 5G DSS para três capitais do Nordeste. Clientes da operadora com smartphone compatível poderão desfrutar da tecnologia de quinta geração com compartilhamento dinâmico de espectro em Fortaleza, Recife e Salvador. Afinal, o 5G DSS que temos no Brasil é “5G de verdade”? O que

TIM oferece HBO Max sem custo adicional como opção no pós-pago

às 11h56 por

O lançamento do HBO Max no Brasil fez com que algumas operadoras adaptassem seus planos: é o caso da TIM, que deixa de vender opções com HBO Go para oferecer o novo serviço de streaming sem custo adicional. Isso vale para todo o portfólio TIM Black Família, e para o plano TIM Black individual com 30 GB de internet. Você também pode escolher uma assinatura do YouTube Premium ou, em alguns casos, da Netflix. Confira os preços a seguir.

MPF notifica Anatel sobre WhatsApp ilimitado em planos de celular

às 17h00 por

O Ministério Público Federal (MPF) elaborou um ofício junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) enviado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para investigar os impactos da nova política de privacidade do WhatsApp no mercado de telefonia móvel do Brasil. Os órgãos federais querem saber se a Anatel analisou os efeitos da mudança em planos de operadoras que oferecem o app de mensagens de forma ilimitada e sob tarifa zero, como Tim, Oi, Vivo e Claro.

Procon-SP vai discutir segurança em celulares com operadoras e fabricantes

às 21h31 por

O Procon-SP está empenhado em resolver o problema de segurança em celulares que, entre outros prejuízos, está resultando no roubo de dinheiro via aplicativos de banco. A fundação convocou uma reunião com as operadoras Claro, TIM e Vivo, com as fabricantes Apple, Motorola e Samsung, e com o Facebook, Instagram, WhatsApp e Google, além da Febraban, para discutir sobre os sistemas de segurança implementados nos dispositivos e em apps para smartphones. Como saber se um cel

Claro, TIM e Vivo defendem compra da Oi Móvel em carta ao Cade

às 17h15 por

A Oi Móvel foi vendida para a Claro, TIM e Vivo por R$ 16,5 bilhões, mas algumas empresas querem barrar o negócio e acusam irregularidades concorrenciais. O grupo de compradoras enviou um ofício ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para rebater críticas e defender a aquisição. Clientes Claro NET Virtua

Carregar mais posts