Vivo, TIM e Claro estendem bônus de internet móvel no Rio Grande do Sul

Cliente do pré e controle terão 10 GB para utilizar a internet. Empresa também disponibiliza 60 celulares via satélite às autoridades gaúchas.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
Porto Alegre sofre com alagamentos (Imagem: Gustavo Mansur/Governo do RS)
Resumo
  • As operadoras Vivo, TIM e Claro estenderam os bônus de internet móvel grátis para seus clientes no Rio Grande do Sul devido aos alagamentos, com ofertas variando em duração e quantidade de dados.
  • A Vivo doou 60 telefones satelitais ao governo estadual para uso das equipes de resgate em regiões sem cobertura de rede móvel.
  • Quase meio milhão de gaúchos estão sem banda larga fixa, afetando principalmente empresas de pequeno porte, enquanto a Anatel e operadoras trabalham para restabelecer os serviços nas áreas impactadas.

As operadoras de telefonia estenderam o bônus de internet móvel grátis no Rio Grande do Sul. No caso da Vivo, a primeira a divulgar a decisão, os consumidores terão um pacote adicional de 10 GB para utilizar a rede de dados, seja para navegação ou aplicativos. A medida começou a ser comunicada aos beneficiários na tarde desta quinta-feira (dia 9).

Um representante da Vivo explicou ao Tecnoblog que ação vale inclusive para clientes do pré-pago e controle que estejam sem créditos. A liberação ocorre de forma gradual. Na prática, a nova franquia valerá por mais três dias e será comunicada via SMS.

Além disso, a Vivo ofereceu 60 telefones satelitais ao governo estadual do Rio Grande do Sul. Os equipamentos poderão ser usados pelas equipes de resgate, inclusive nas regiões onde não está chegando o sinal de internet móvel (4G ou 5G).

A TIM informou ao Tecnoblog que o pacote grátis de franquia de dados foi estendido até 18 de maio. Já a Claro disse que os clientes gaúchos poderão aproveitar o serviço por mais sete dias, sem especificar uma data.

Ainda não há números oficiais, mas imagina-se que milhões de pessoas foram contempladas. Estas empresas também abriram as respectivas redes para clientes de outras operadoras.

Força-tarefa de telecomunicações

Desde a semana passada, empresas do setor de telecomunicações estão agindo para restabelecer o serviço nas regiões impactadas pelas fortes chuvas e pelos alagamentos. Técnicos de diversas empresas estão em campo na busca emergencial de soluções.

A Agência Nacional de Telecomunicações também monitora a situação e realiza reuniões de crise frequentes. De acordo com a agência, estas quatro cidades gaúchas passam por um apagão completo de telefonia móvel: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso. Outros 222 municípios estão com a infraestrutura de telecom parcialmente comprometida. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (dia 08/05) às 19h.

Quase meio milhão de gaúchos estão sem banda larga fixa, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Este número leva em consideração as empresas de pequeno porte – mais de 500 no estado – e não contabiliza dados de Claro, TIM e Vivo.

Nesta quinta, o empresário Elon Musk prometeu doar mil terminais da Starlink para os socorristas no Rio Grande do Sul.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados