Vivo, TIM e Claro estendem bônus de internet móvel no Rio Grande do Sul
Cliente do pré e controle terão 10 GB para utilizar a internet. Empresa também disponibiliza 60 celulares via satélite às autoridades gaúchas.
Cliente do pré e controle terão 10 GB para utilizar a internet. Empresa também disponibiliza 60 celulares via satélite às autoridades gaúchas.
As operadoras de telefonia estenderam o bônus de internet móvel grátis no Rio Grande do Sul. No caso da Vivo, a primeira a divulgar a decisão, os consumidores terão um pacote adicional de 10 GB para utilizar a rede de dados, seja para navegação ou aplicativos. A medida começou a ser comunicada aos beneficiários na tarde desta quinta-feira (dia 9).
Um representante da Vivo explicou ao Tecnoblog que ação vale inclusive para clientes do pré-pago e controle que estejam sem créditos. A liberação ocorre de forma gradual. Na prática, a nova franquia valerá por mais três dias e será comunicada via SMS.
Além disso, a Vivo ofereceu 60 telefones satelitais ao governo estadual do Rio Grande do Sul. Os equipamentos poderão ser usados pelas equipes de resgate, inclusive nas regiões onde não está chegando o sinal de internet móvel (4G ou 5G).
A TIM informou ao Tecnoblog que o pacote grátis de franquia de dados foi estendido até 18 de maio. Já a Claro disse que os clientes gaúchos poderão aproveitar o serviço por mais sete dias, sem especificar uma data.
Ainda não há números oficiais, mas imagina-se que milhões de pessoas foram contempladas. Estas empresas também abriram as respectivas redes para clientes de outras operadoras.
Desde a semana passada, empresas do setor de telecomunicações estão agindo para restabelecer o serviço nas regiões impactadas pelas fortes chuvas e pelos alagamentos. Técnicos de diversas empresas estão em campo na busca emergencial de soluções.
A Agência Nacional de Telecomunicações também monitora a situação e realiza reuniões de crise frequentes. De acordo com a agência, estas quatro cidades gaúchas passam por um apagão completo de telefonia móvel: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso. Outros 222 municípios estão com a infraestrutura de telecom parcialmente comprometida. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (dia 08/05) às 19h.
Quase meio milhão de gaúchos estão sem banda larga fixa, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Este número leva em consideração as empresas de pequeno porte – mais de 500 no estado – e não contabiliza dados de Claro, TIM e Vivo.
Nesta quinta, o empresário Elon Musk prometeu doar mil terminais da Starlink para os socorristas no Rio Grande do Sul.