Elon Musk doa terminais da Starlink para ajudar resgates no RS

Uso da rede da Starlink também será gratuito até que a região se recupere. Claro, TIM e Vivo liberaram internet e roaming.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 semanas
Elon Musk
Elon Musk respondeu a um vídeo da modelo Gisele Bündchen (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O empresário Elon Musk anunciou que vai doar 1 mil terminais da Starlink para equipes de resgate e resposta a emergências no Rio Grande do Sul. Além disso, o uso de todos os terminais na região será gratuito até que a região se recupere.

Musk informou a doação na rede social X (antigo Twitter), respondendo a um vídeo da modelo Gisele Bündchen, pedindo ajuda para o Rio Grande do Sul. “Espero o melhor para o povo do Brasil”, completou o empreendedor.

A Starlink é uma empresa de internet via satélite, subsidiária da companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Musk. A principal vantagem do serviço é levar conectividade para áreas com pouca ou nenhuma cobertura de antenas terrestres.

Para usar a Starlink, é necessário um kit de instalação, que se conecta à constelação de satélites. O equipamento normalmente custa R$ 2 mil, com uma mensalidade de R$ 184.

Musk é mais um dos grandes nomes da indústria de tecnologia a anunciar ajuda ao Rio Grande do Sul. Tim Cook disse que a Apple fará doações para os esforços de resgate, e Michael Dell afirmou que as equipes da empresa prestarão ajuda técnica e financeira.

As chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 107 mortos e 374 feridos, segundo boletim da Defesa Civil nesta quinta-feira (9 de maio). Além disso, 136 pessoas estão desaparecidas. As enchentes afetaram mais de 1,48 milhão de pessoas, e 232 mil continuam fora de suas casas. Dos 497 municípios do estado, 428 relataram algum tipo de ocorrência.

Claro, TIM e Vivo liberaram internet e roaming

Além das perdas de vidas e destruição, as enchentes no Rio Grande do Sul afetam também a conectividade. No domingo (5 de maio), Claro, TIM e Vivo liberaram o uso gratuito da rede, mesmo para usuários de planos pré-pagos sem créditos. Nesta tarde, a Vivo estendeu o pacote de internet grátis por mais três dias e disponibilizou 60 celulares via satélite.

As teles também liberaram o roaming para ampliar a cobertura. Isso significa que clientes de uma operadora usar a rede das outras. A possibilidade é importante em locais onde estruturas foram danificadas e deixaram de funcionar. Assim, mesmo que apenas uma operadora esteja funcionando, será possível fazer ligações e usar a internet.

Para ativar o roaming, siga estes passos:

  • Android (Samsung): vá em Config → Conexões → Redes Móveis → ative a opção de Dados em Roaming.
  • iPhone (iOS): acesse Ajustes → Celular → selecione seu SIM card → marque a opção de Roaming de Dados.

Receba mais sobre Elon Musk na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados