Como descobrir quem é o dono de um número de celular

Com alguns passos é possível descobrir o dono do número de um celular, seja um indivíduo ligando ou empresas teimosas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 7 meses
iPhone em mãos (Imagem: Firmbee/Unsplash)

Descobrir o dono de um número de celular não é uma tarefa muito simples, já que normalmente não há uma listagem pública desses contatos, mas pode te ajudar a acabar com aquelas ligações incessantes  – que podem ser desde uma pessoa ligando por engano a empresas teimosas de vendas e cobranças – ou até mesmo te ajudar a encontrar o dono de um celular que você achou (e já descobriu qual o número do aparelho) para devolvê-lo corretamente. Seja qual for a situação, é possível identificar tais ligações seguindo alguns passos.

Como descobrir o dono de um número conhecido

Muitas vezes, as ligações incessantes são normalmente identificadas pelo seu celular, com número de DDD e tudo. Se esse for o caso, descobrir quem está do outro lado da linha fica bem mais fácil. Estas são as formas mais comuns; experimente alguma delas.

Ligar de volta

Pode parecer bobo, mas ligar de volta ainda é o método mais simples para evitar aporrinhações de ligações constantes de um mesmo número. Caso a pessoa atenda e se identifique, entra o bom e velho jogo de cintura: converse de forma amigável e explique por que você não deseja mais receber ligações. Isso vale tanto para indivíduos quanto para empresas, caso não queira comprar nada ou esteja recendo cobranças.

Ligue de um número diferente do que está recebendo as chamadas, para evitar que seja identificado pelo outro lado e a ligação não seja atendida. Entretanto, existem números comerciais programados para não receber ligações, ligar de volta pode não funcionar.

Assim, é hora de um esforço extra.

Pesquisando o número em um site de buscas

Procure pelo número no Google, Bing e demais serviços de buscas. Muitas vezes, usuários e empresas costumam divulgar seus números de contato por uma série de motivos, e é possível que eles acabem indexados. Se esse for o caso, a busca pode retornar dados bastante precisos, de nomes/razões sociais a até endereços físicos.

Alternativamente, é possível utilizar serviços de busca ligados à Deep Web, por serem mais especializados e realizarem pesquisas mais profundas. No entanto, é preciso tomar certos cuidados antes de acessar os cantos mais escuros da internet.

Mimzy / chamada / descobrir quem é o dono de um número de celular
Smartphone sendo usado em ligação (Imagem: Pixabay)

Pesquisando o número nas redes sociais

Este método é complementar ao anterior. Caso a busca no Google e cia. não renda frutos, é possível que uma pesquisa no Twitter, Facebook e outras redes sociais tenha mais sorte. Este curso de ação tem mais êxito quando quem liga é uma pessoa física, já que muitas pessoas costumam associar seus números ao perfil via app.

Caso a pessoa tenha deixado seu número público, o Facebook vai associar um perfil a esse número e mostrar essa pessoa no resultado de busca. Alternativamente, faça uma busca da seguinte forma: “meu número #número do telefone#”. É normal ver pessoas trocando números dessa forma em posts públicos ou para amigos (quando trocam o celular), mas menos comum quando se trata de empresas. Ainda assim, pode funcionar.

Pesquisando o número em listas públicas

Caso o número de celular esteja ligado a uma empresa, é possível que ele tenha sido incluído em sites de listas públicas comerciais. Não custa nada tentar a sorte em serviços como o TeleListas.net, o Lista Amarela ou o 102 Busca, com DDD incluso.

Ao contrário do que acontece na busca em redes sociais, esse método só dará resultado se o número foi ligado a uma pessoa jurídica, isto é, uma empresa e mesmo assim, as chances são maiores quando o número é fixo. De qualquer forma, tais sites não mantêm relações de números de celular de pessoas físicas, ou indivíduos.

Adicionar o número no WhatsApp

O aplicativo de mensagem também pode te ajudar a descobrir o dono de um determinado número de celular. Para isto, basta adicionar o número como contato no seu smartphone e atualizar a lista no WhatsApp. Dessa forma, você consegue visualizar o nome a foto de quem aparece.

Apesar de prático, para essa ação dar certo, além de usar o app, a pessoa tem que deixar a visualização dessas informações como “Todos” nas configurações de privacidade.

Como descobrir o dono de um número desconhecido

Nem sempre o número do celular que está ligando pode ser identificado. Às vezes, o dispositivo que está recebendo a chamada só é capaz de exibir mensagens como “chamada restrita”, “número privado”, “00000” ou similares e, dessa forma, saber quem está do outro lado fica um pouco mais complicado. Mas, ainda é possível descobrir quem é o chato, com algumas medidas um pouco mais radicais.

Bssmadeit / smartphone / descobrir quem é o dono de um número de celular
Pessoa digitando no smartphone. (Imagem: Pixabay)

Utilizando apps

Existem alguns aplicativos capazes de vencer a barreira que espertinhos usam para ocultar seus números e fazer ligações privadas; tais soluções se alimentam de bases de dados com números identificados como spam pelos usuários, sendo assim excelentes para identificar serviços de telemarketing aporrinhadores.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar). Ambos operam de forma parecida, identificando chamadas e mensagens SMS privados, possuem opções para bloquear ligações de números indesejados e são capazes de barrar tentativas de contato de cobrança, trotes, golpes e chamadas de agências de telemarketing.

Também podem identificar as operadoras às quais os números pertencem, ajudando a economizar alguns trocados.

Contratando serviços adicionais junto às operadoras

A totalidade das operadoras do Brasil oferecem serviços adicionais pagos, que podem ser muito úteis para identificar uma ligação anônima. Por padrão, todo celular pode reconhecer o número de quem liga se este não utilizar uma camada extra de proteção, algo que nem sempre está disponível para telefones fixos sem a aquisição de pacotes.

Outros serviços, como retorno da última chamada e rastreamento de ligações são vendidos à parte; o primeiro é capaz de retornar uma ligação para um número anônimo, enquanto o segundo é capaz de enviá-lo diretamente às autoridades ao fim da ligação. Em ambos os casos, é necessário que o usuário digite códigos específicos após a ligação indesejada e estão sujeitos a encargos, dependendo da operadora.

Já o serviço de armadilha de chamadas, geralmente gratuito exige que o usuário anote dias e horários das ligações do número a ser identificado, pelo período que a operadora solicitar, para que ela seja capaz de identificá-lo pelo log de chamadas recebidas e contatar as autoridades.

kropekk_pl / iPhone / descobrir quem é o dono de um número de celular
Iphone sendo usado para mensagens. (Imagem: Pixabay)

O que fazer depois de descobrir quem é o dono do celular

O procedimento varia de acordo com o teor das chamadas ou do seu objetivo.

Se o indivíduo do outro lado for uma empresa que deseja vender produtos ou está fazendo cobranças para a pessoa errada, é possível solicitar que seu número seja removido de listas de telemarketing.

Se quem estiver do outro lado da linha for pessoa física, e a conversa for constrangedora, ou mesmo assédio, calúnia e ameaça, o mais indicado a fazer é abrir um Boletim de Ocorrência, mesmo que o contato não tenha sido identificado.

De posse do número e com um registro da chamada, é possível solicitar o BO e com ele, abrir uma ação judicial solicitando a quebra do sigilo telefônico junto à operadora.

Por se tratar de um processo legal, é aconselhável entrar em contato com um advogado ou a Defensoria Pública, para que uma orientação adequada seja dada nos casos mais extremos, que podem acabar em processos contra quem gosta de amolar os outros pelo telefone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TeleListas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados