Como descobrir qual empresa ligou para você pelo número de telefone

Serviço criado pela Anatel permite identificar o nome da empresa que realiza ligações para seu número

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 1 semana
Imagem mostra uma mão segurando um celular que exibe a página inicial do serviço "Qual Empresa Me Ligou"
Serviço "Qual Empresa Me Ligou" indentifica os telefones usados por pessoas jurídicas (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O serviço “Qual Empresa Me Ligou” foi criado pela Anatel para ajudar as pessoas a identificarem os números de telefones vinculados a empresas (pessoas jurídicas). Assim, é possível consultar o número que ligou para você e descobrir de qual empresa é o telefone.

Você só precisa informar o número e confirmar o captcha para saber os dados da empresa responsável pelas ligações. A consulta gratuita pode ser feita pelo navegador do PC ou celular e não exige cadastro.

A seguir, saiba como consultar o número que ligou para você no “Qual Empresa Me Ligou”:

1. Acesse o “Qual Empresa Me Ligou” pelo navegador

Use o navegador do seu PC ou do seu celular para acessar qualempresameligou.com.br. A ferramenta da Anatel foi lançada em 2023 e faz a consulta em um banco de dados de telefones fixos e móveis registrados por pessoas jurídicas.

Captura de tela mostra a página inicial do serviço "Qual Empresa Me Ligou"
Tela inicial do serviço “Qual Empresa Me Ligou” da Anatel (Imagem: Reprodução/Qual Empresa Me Ligou)

2. Informe o número que está ligando para você

Clique no campo “Número de Telefone” e digite o número que você deseja descobrir qual empresa está ligando.

Captura de tela do serviço "Qual Empresa Me Ligou" indica como digitar o número de pesquisa do telefone
Digitando o número de telefone para consulta (Imagem: Reprodução/Qual Empresa Me Ligou)

3. Confirme o captcha para realizar a consulta

Clique no campo ao lado da mensagem “Sou Humano” e realize os testes para confirmar o Captcha. Assim, você poderá finalizar a consulta usando a ferramenta.

Capturas de tela do serviço "Qual Empresa Me Ligou" mostram como realizar a verificação do Captcha
Realizando a verificação de Captcha (Imagem: Reprodução/Qual Empresa Me Ligou)

4. Clique em “Consultar” para descobrir a empresa pelo telefone

Clique no botão “Consultar”, ao lado do campo “Número de Telefone”, para descobrir qual empresa está tentando entrar em contato com você.

Captura de tela do serviço "Qual Empresa Me Ligou" indica como realizar uma consulta
Clicando no botão “Consultar” no portal “Qual Empresa Me Ligou” (Imagem: Reprodução/Qual Empresa Me Ligou)

5. Confira as informações da empresa que ligou para você

O resultado da pesquisa do “Qual Empresa Me Ligou” exibirá a Razão Social e o CNPJ da empresa que está ligando para você.

Captura de tela do serviço "Qual Empresa Me Ligou" mostra o resultado de uma consulta
Resultado da pesquisa do número de telefone na ferramenta “Qual Empresa Me Ligou” (Imagem: Reprodução/Qual Empresa Me Ligou)

Por que não consigo saber qual empresa me ligou?

O “Qual Empresa Me Ligou” identifica apenas números telefônicos de pessoas jurídicas (empresas com CNPJ). Então, a ferramenta exibirá a mensagem “não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal” nos seguintes casos:

  • Número de uma pessoa física: o portal não revela os dados de números de telefones fixos ou móveis de pessoas físicas (vinculadas a um CPF) por questões de privacidade;
  • Número não inserido na base de dados: novos números de empresas podem demorar até 30 dias para serem inseridos no banco de dados do portal;
  • Número de prestadora de menor porte: os números de empresas gerenciados por prestadoras telefônicas de menor porte estão sendo adicionados gradualmente à base de dados.

Dá para saber quem é o dono de um telefone fixo pelo “Qual Empresa Me Ligou”?

Não. O “Qual Empresa Me Ligou” não reúne dados de telefones fixos de pessoas físicas. O portal traz informações somente de números vinculados a empresas de natureza comercial, com CNPJ.

Então, uma alternativa é usar o serviço da ABR Telecom para saber a operadora de um número. A plataforma ajuda a identificar a prestadora contratada de um telefone fixo ou número de celular, mas não revela o nome do titular.

Posso descobrir quem é o dono de um número de celular pelo serviço da Anatel?

Não é possível identificar o titular de um número de celular cadastrado por uma pessoa física no “Qual Empresa Me Ligou”. O serviço da Anatel fornece informações somente sobre números de telefones de empresas.

Você pode usar outras formas de descobrir quem é dono de um número de celular. Dá para pesquisar o número via Pix, adicionar e enviar mensagens no WhatsApp ou até mesmo ligar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados