Como saber a operadora de um número de celular

Site da ABR Telecom permite que os usuários consultem qual a operadora de um número de telefone fixo ou móvel; também é possível saber se foi feito portabilidade ou não

Lucas Braga Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 3 meses

Saber a operadora de um número de celular é o ato de identificar qual empresa de telecomunicações é responsável pelo serviço de telefonia associado a um número de telefone específico.

Essa informação pode ser útil para determinar os custos de chamadas ou mensagens entre diferentes operadoras, ou escolher um plano mais adequado, por exemplo.

Para descobrir se um número é da Vivo, TIM ou Claro é possível usar o site da ABR Telecom. Basta acessar a ferramenta e informar o número de telefone móvel ou fixo que deseja ter mais informações.

Entenda, abaixo, como descobrir a operadora de um número e tire suas dúvidas.

1. Entre no site de consulta da ABR Telecom

No navegador do seu computador ou celular, entre no site consultanumero.abrtelecom.com.br. A ABR Telecom é a empresa responsável pela portabilidade numérica no Brasil, e disponibiliza um portal para consulta da operadora.

Como saber a operadora de um número

2. Digite o telefone que você quer descobrir a operadora

No campo Número de telefone, digite a linha que você deseja descobrir a operadora. O campo deve ser preenchido com o DDD, utilizando dois números (exemplo: 11 99999-9999).

Depois, clique no “Não sou um robô” e complete o desafio, e em seguida clique em Consultar.

Como saber a operadora de um número

3. Verifique a operadora

Após entrar com os dados, você conseguirá saber a operadora de um número na seção Nome da Prestadora. O resultado poderá ser TIM, Claro, Vivo e Oi, além de operadoras virtuais ou regionais.

Dá para descobrir qual a operadora de um número de telefone fixo?

Sim. O processo acima é o mesmo para verificar qual a operadora de um número móvel, através da plataforma da ABR Telecom. O site também mostra se o número já passou pelo processo de portabilidade numérica.

Tem como saber se um número mudou de operadora?

Sim. A ABR Telecom também disponibiliza um site que permite saber o histórico de operadoras que um número já teve desde 2008. Na página principal do Consulta Número, clique na aba Consulta histórico recente.

Como saber a operadora de um número

Em seguida, preencha o número do telefone, data de início e fim do período, complete o desafio do captcha e clique em Consultar. Os dados serão carregados e você poderá saber qual é a operadora atual, a prestadora de origem e acompanhar as portabilidades de um número.

Como saber a operadora de um número

É possível saber qual a operadora a partir do prefixo do número?

A única forma de ter certeza da operadora de um número é através da consulta no sistema da ABR Telecomunicações.

Cada operadora tem uma faixa de numeração – por exemplo, em São Paulo, números que começam com 999 são da operadora Vivo. Ou seja, se você contratar uma nova linha, terá um número com algum dos prefixos designados para a prestadora.

No entanto, os números podem ser portados entre diferentes companhias. Sendo assim, apenas observar o prefixo não é uma forma efetiva de determinar a operadora de uma linha telefônica.

Dá para saber qual a região de um número de telefone?

Sim. Cada número tem um código de área (DDD), que representa regiões geográficas ou estados. No entanto, não é possível determinar a cidade exata ou a localização precisa apenas com um número de telefone.

Vale lembrar que só é possível determinar a região geográfica caso você tenha o número completo, com o código de área. Ao todo, o Brasil possui 67 diferentes DDDs, e é possível que o número exista em mais de um código de área.

Por exemplo: o número (11) 99999-9999 pertence ao estado de São Paulo. Já o celular (21) 99999-9999 está registrado no Rio de Janeiro.

Ao ligar para outro estado, por exemplo, é necessário utilizar um código de seleção de prestadora, seguido do código de área e por fim o número do telefone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados