Rio Grande do Sul: Claro, TIM e Vivo liberam internet grátis

Operadoras de telefonia também adotam rede aberta nas mais de cem cidades afetadas pelas fortes chuvas. Consumidores precisam ativar o roaming do celular.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 semanas
Imagem aérea de cidade sob forte alagamento
Cidades do Rio Grande do Sul passam por enchente histórica (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Resumo
  • Liberação de internet gratuita: As operadoras Claro, TIM e Vivo liberaram acesso gratuito à internet móvel para os afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul, visando facilitar comunicações e acesso a informações urgentes.

  • Bônus de dados: Durante o período emergencial, as companhias ofereceram entre 5 GB e 10 GB de franquia de internet móvel. A medida vale inclusive para clientes sem crédito no pré-pago ou inadimplentes.

  • Rede aberta: As operadoras também adotaram a rede aberta na região, para que os moradores tenham acesso a qualquer torre de telefonia que esteja operante. Para tanto, é preciso ativar o roaming no smartphone.
  • Ações de suporte adicional: Além da conectividade, as operadoras promoveram iniciativas como campanha de arrecadação de doações financeiras na Vivo e de itens de maior necessidade nos prédios administrativos e lojas físicas da Claro.

As operadoras de telefonia Claro, a TIM e a Vivo liberaram o acesso gratuito à internet móvel nas cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelos fortes temporais desde a semana passada. A decisão permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.

Em resposta ao Tecnoblog, as três grandes empresas nacionais de telecomunicações confirmaram que os bônus foram habilitados às pessoas das mais de cem localidades atingidas pela chuva torrencial e pelos alagamentos. Na prática, os gaúchos poderão utilizar as redes 5G e 4G para acessar sites e apps, em especial para saber as últimas informações e trocar mensagens com familiares e amigos.

Acesso gratuito à internet

Saiba como descobrir o IMEI de um celular
Empresas de telefonia liberam acesso à internet no RS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Confira o resumo das medidas adotadas pelas operadoras, com base no que elas nos disseram:

  • Claro: concedeu bônus de 5 GB para clientes do Prezão (válidos por 7 dias), do Claro Controle e do Claro Flex (30 dias). A decisão vale inclusive para clientes sem créditos ou inadimplentes. Começou a ser implementada na quinta-feira (dia 02/05).
  • TIM: liberou bônus de internet de 10 GB para clientes do pré e do controle.
  • Vivo: concedeu franquia de 10 GB para clientes do pré-pega e do controle na região (válidos por 5 dias).

Rede aberta para atender mais pessoas

Além de oferecer franquia gratuita de internet, as operadoras também adotaram o procedimento de rede aberta nas cidades atingidas pelas chuvas e enchentes. Isso significa que os clientes da TIM poderão se conectar às antenas da Claro numa região em que somente esta última esteja operante.

Os próprios gaúchos confirmaram que os telefones estavam se conectando a outras redes, depois que eu soltei uma postagem sobre o assunto na rede X (antigo Twitter).

Print do iOS
Usuários de iPhone devem habilitar a opção do Roaming de Dados (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A rede aberta permite utilizar serviços emergenciais, como ligações para os socorristas, além de receber os alertas por SMS da Defesa Civil estadual.

Para tanto, é necessário que o smartphone esteja com a função de roaming habilitada. Ela costuma vir ativa por padrão, mas como algumas pessoas mexem neste ajuste, aqui estão os passos para reconfigurar o aparelho.

  • Android (Samsung): vá em Config → Conexões → Redes Móveis → ative a opção de Dados em Roaming.
  • iPhone (iOS): acesse Ajustes → Celular → selecione seu SIM card → marque a opção de Roaming de Dados.

Outras ações das operadoras

A Fundação Telefônica Vivo iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos, kits de higiene e outros itens de maior necessidade. A organização irá dobrar o valor doado pelas pessoas.

Já a Claro abriu pontos de coleta em prédios administrativos e lojas físicas. A companhia tenta levantar doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene pessoal e limpeza, cobertores, fraldas e água mineral.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados