Rio Grande do Sul: Claro, TIM e Vivo liberam internet grátis
Operadoras de telefonia também adotam rede aberta nas mais de cem cidades afetadas pelas fortes chuvas. Consumidores precisam ativar o roaming do celular.
Operadoras de telefonia também adotam rede aberta nas mais de cem cidades afetadas pelas fortes chuvas. Consumidores precisam ativar o roaming do celular.
Liberação de internet gratuita: As operadoras Claro, TIM e Vivo liberaram acesso gratuito à internet móvel para os afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul, visando facilitar comunicações e acesso a informações urgentes.
Bônus de dados: Durante o período emergencial, as companhias ofereceram entre 5 GB e 10 GB de franquia de internet móvel. A medida vale inclusive para clientes sem crédito no pré-pago ou inadimplentes.
Ações de suporte adicional: Além da conectividade, as operadoras promoveram iniciativas como campanha de arrecadação de doações financeiras na Vivo e de itens de maior necessidade nos prédios administrativos e lojas físicas da Claro.
As operadoras de telefonia Claro, a TIM e a Vivo liberaram o acesso gratuito à internet móvel nas cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelos fortes temporais desde a semana passada. A decisão permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.
Em resposta ao Tecnoblog, as três grandes empresas nacionais de telecomunicações confirmaram que os bônus foram habilitados às pessoas das mais de cem localidades atingidas pela chuva torrencial e pelos alagamentos. Na prática, os gaúchos poderão utilizar as redes 5G e 4G para acessar sites e apps, em especial para saber as últimas informações e trocar mensagens com familiares e amigos.
Confira o resumo das medidas adotadas pelas operadoras, com base no que elas nos disseram:
Além de oferecer franquia gratuita de internet, as operadoras também adotaram o procedimento de rede aberta nas cidades atingidas pelas chuvas e enchentes. Isso significa que os clientes da TIM poderão se conectar às antenas da Claro numa região em que somente esta última esteja operante.
Os próprios gaúchos confirmaram que os telefones estavam se conectando a outras redes, depois que eu soltei uma postagem sobre o assunto na rede X (antigo Twitter).
A rede aberta permite utilizar serviços emergenciais, como ligações para os socorristas, além de receber os alertas por SMS da Defesa Civil estadual.
Para tanto, é necessário que o smartphone esteja com a função de roaming habilitada. Ela costuma vir ativa por padrão, mas como algumas pessoas mexem neste ajuste, aqui estão os passos para reconfigurar o aparelho.
A Fundação Telefônica Vivo iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos, kits de higiene e outros itens de maior necessidade. A organização irá dobrar o valor doado pelas pessoas.
Já a Claro abriu pontos de coleta em prédios administrativos e lojas físicas. A companhia tenta levantar doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene pessoal e limpeza, cobertores, fraldas e água mineral.