Como descobrir o IMEI de um celular

IMEI é um número identificador, único e global, presente em aparelhos telefônicos; no Brasil ele é usado para bloquear o celular em caso de roubo ou furto

Lucas Braga Ana Marques Janaína Dantas
Por , e
• Atualizado há 11 meses
Saiba como descobrir o IMEI de um celular
Saiba como descobrir o IMEI de um celular (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Todo dispositivo que funciona com redes celulares contém um código de identificação único, o IMEI. Ter esse número em mãos pode ser útil para bloquear um celular roubado, ou mesmo para verificar se um produto adquirido está em situação regular. Aprenda diferentes formas de descobrir o IMEI do seu smartphone ou outro aparelho, seja com ele em mãos ou à distância.

Descobrir IMEI com celular em mãos

Existem diferentes formas de descobrir o código do IMEI com o smartphone em mãos:

Código universal

Abra a tela de discagem do celular e digite *#06#. O IMEI será exibido imediatamente. Essa alternativa funciona em todos os aparelhos GSM, não importa o sistema operacional ou fabricante.

Celular com código *#06# inserido no discador
*#06# é o código universal para descobrir o IMEI de um celular (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Celulares com suporte a dois chips (incluindo o chip virtual eSIM) têm dois IMEIs para permitir o funcionamento simultâneo de duas linhas móveis. Algumas fabricantes também aproveitam o menu secreto para exibir outros códigos, como número de série ou EID.

Configurações do sistema

Alguns dispositivos, como tablets, não têm aplicativo de discador e impedem a consulta com o código universal. No entanto, é possível descobrir o IMEI do aparelho pelo menu de configurações do sistema. Veja abaixo como realizar o procedimento no Android e no iOS.

No Android

Observação

O passo a passo pode variar conforme o fabricante do dispositivo, versão do Android e modelo do smartphone.

  1. Vá ao menu de Configurações.
  2. Abra a opção Sobre o telefone.
  3. Confira o código numérico do IMEI do seu dispositivo.

No iOS

  1. Vá em Ajustes.
  2. Abra a opção Geral, e depois Sobre.
  3. Confira o número de IMEI do seu dispositivo.

Descobrir IMEI de celular roubado ou perdido

Se você teve o seu celular roubado ou perdeu o aparelho, ainda é possível recuperar o número do IMEI para poder bloquear na operadora. Confira abaixo algumas alternativas:

Verifique a caixa do celular

Se você ainda tem a caixa do celular, o código IMEI fica próximo ao código de barras do aparelho. Ele é composto por quatro grupos de números, como 001970-01-010000-0. O IMEI também pode aparecer sem hífen, mas deve ter entre 15 e 16 dígitos.

IMEI na caixa de um iPhone
O IMEI deve ter 15 ou 16 números. (Imagem: Reprodução/Apple)

Verifique a nota fiscal da compra

Se você não tem mais a caixa do seu dispositivo, vale verificar a nota fiscal da compra do produto. Operadoras e varejistas costumam incluir o código IMEI junto ao nome do produto ou no campo de informações complementares.

Aparelhos consertados

Se você enviou seu dispositivo para reparo em alguma assistência técnica, fique atento. Em alguns consertos, há troca de placa ou substituição completa do aparelho, e, por isso, o número do IMEI pode ser diferente do que está escrito na caixa ou nota fiscal.

Descobrir IMEI de celular Android

Acesse o site “Encontre meu dispositivo”

Esse método é válido para todos os celulares Android. Por meio da plataforma Encontre meu dispositivo (google.com/android/find), você pode fazer login com a conta do Google que estava conectada ao celular. Depois, basta procurar o seu smartphone na barra lateral e clique em (i) para visualizar o número.

Captura de tela mostrando como descobrir o IMEI pelo Encontre meu dispositivo
Encontre meu dispositivo, do Google, é outra alternativa para quem precisa saber o IMEI. (imagem: Reprodução/Encontre meu dispositivo)

Pelo Samsung Find My Mobile

Se você usava um smartphone Galaxy, acesse o site findmymobile.samsung.com e faça login com a sua conta Samsung conectada ao aparelho. Então, procure o celular na barra lateral e clique nos três pontinhos. Depois, entre em Informações do IMEI e siga as instruções para visualizar o código.

Captura de tela mostrando como descobrir o IMEI pelo Samsung fynd my mobile
IMEI pode ser encontrado usando conta Samsung. (Imagem: Reprodução/Samsung Find My Mobile)

Descobrir IMEI do iPhone com o Apple ID

Se você quer descobrir o IMEI de um iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com a conta que estava vinculada ao celular roubado ou perdido. Em “Dispositivos”, clique no seu iPhone. A tela irá exibir o código IMEI, além de modelo, versão do sistema e número de série do telefone.

Captura de tela mostrando como descobrir o IMEI pelo ID Apple
O IMEI do iPhone também pode ser encontrado pelo ID Apple. (Imagem: Reprodução/ID Apple)

Encontrou o IMEI? Veja como bloquear a linha do celular roubado

Bloquear o IMEI do aparelho é um importante passo caso seu celular seja perdido ou roubado. Essa restrição impede que o dispositivo se conecte às redes móveis. Desse modo, o aparelho praticamente vira um peso de papel, visto que não é possível fazer ligações ou usar dados 2G, 3G, 4G ou 5G.

Aprenda como bloquear o IMEI de um celular roubado nas operadoras Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.

Posso bloquear celular roubado sem IMEI?

Segundo a Anatel, não é mais necessário informar o IMEI para bloquear a rede de um celular roubado. Basta fazer o boletim de ocorrência e, em seguida, entrar em contato com a sua operadora de celular para efetuar o bloqueio.

Caso o aparelho tenha suporte a dois chips, será necessário informar as duas linhas para um bloqueio efetivo. Assim, ambos os IMEIs entram na lista de restrição. Do contrário, o celular terá sua rede parcialmente bloqueada, e ainda funcionará com um chip telefônico.

Você também pode bloquear um celular roubado ou perdido para evitar que aplicativos, dados pessoais e outras informações sensíveis sejam acessadas por terceiros. Outra ação recomendada é solicitar o processo de bloqueio do cartão SIM, para impedir que sua linha seja utilizada em outros aparelhos.

Como saber se o IMEI está impedido?

Antes de comprar um celular usado, é importante verificar se o equipamento possui alguma restrição de uso. Para isso, após descobrir o IMEI do aparelho, veja este tutorial de como consultar o IMEI na Anatel para descobrir possíveis irregularidades. Desta forma, você consegue checar, inclusive, se o aparelho é pirata ou está bloqueado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre IMEI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados