Como descobrir qual é o meu IP?

Veja como descobrir qual é o seu endereço IP, seja ele interno ou externo, com alguns passos e comandos simples que você pode fazer

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 7 meses
Equipamento de rede (imagem ilustrativa: Martinelle/Pixabay)
Switch de rede e cabos (Imagem: Martinelle/Pixabay)

Saber qual é o seu IP, o endereço de seu dispositivo conectado à internet ou a uma rede interna é bastante simples. Com alguns passos, você será capaz de identificar tanto o IP interno, próprio de cada aparelho, quanto o IP externo, para se conectar à rede. Veja, a seguir, como descobrir qual o seu endereço.

Tempo necessário: 2 minutos

No tutorial abaixo, ensinaremos o passo a passo de como descobrir seu número de IP Interno. Caso queira saber seu número de IP Externo, veja no tópico seguinte.

  1. Abra o CMD

    Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite cmd e clique em “OK” para abrir o Prompt de Comando;

  2. Digite o comando

    Digite o comando ipconfig, e tecle Enter;

  3. Procure por Endereço IPv4

    Assim que o comando for executado, uma série de informações serão exibidas na tela. Procure pelo campo “Endereço IPv4“. O número indicado no campo é seu IP Interno.Como descobrir meu IP

Como descobrir meu IP Externo

Basta acessar nosso teste de velocidade; ele informará o IP externo no campo “IPv4”.

Mas, afinal, o que é IP?

IP, sigla para Internet Protocol, é um protocolo de comunicação entre dispositivos. Porém, também é o número de identificação de um dispositivo conectado à internet. Para diferenciar um termo do outro, chamamos este de Endereço IP (ou IP Address, em inglês).

Tal endereço é o “CPF” do seu dispositivo conectado (PC, celular, tablet, console de videogame, etc.), um número atribuído a ele quando ligado à rede. Ainda assim, há dois números, um do dispositivo — o chamado interno — e o do endereço na net, o externo.

O IP interno é um número que serve para identificar uma máquina, geralmente um computador ou uma impressora conectada, em uma rede interna (como em ambientes corporativos, onde todos os terminais da empresa estão conectados entre si).

O IP externo, por sua vez é sua identidade na internet, necessário para acessá-la. O externo é dinâmico (pode mudar a cada conexão), porém único. Não existem dois terminais na web com o mesmo endereço ao mesmo tempo. O interno, por sua vez, pode ser fixo ou dinâmico.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Protocolo de Internet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados