Como cancelar um plano da Vivo, TIM ou Claro

Aprenda como cancelar o plano de celular da Claro, TIM ou Vivo; operadoras também recebem solicitações de cancelamento pela internet

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Mulher segurando smartphone
Aprenda como cancelar o plano de celular (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Você está insatisfeito com o seu serviço de celular ou não precisa mais da linha móvel? Confira abaixo como funciona o processo na Claro, TIM e Vivo, e entenda se você quer realmente cancelar o plano ou apenas mudar para o pré-pago.

Você quer cancelar ou mudar para o pré-pago?

Ao solicitar para uma operadora o cancelamento de um plano, é feito o desligamento completo da linha, incluindo a perda do número.

Se sua intenção é apenas cancelar o plano controle ou pós-pago com cobrança mensal e ficar no pré-pago, mantendo o número, é necessário solicitar a troca de plano para o pré-pago e não o cancelamento do plano.

A troca do pós-pago ou controle para o pré-pago deve ser feita por telefone, na central de atendimento, ou na loja física de sua operadora.

Como cancelar um plano da Vivo

Veja quais as formas pode entrar em contato para mudar para o pré-pago:

Caso queira cancelar definitivamente a linha da Vivo, o caminho é esse:

  • Pelo site: entre no portal Meu Vivo e faça seu login. Vá à opção Meu plano, depois em Cancelamento;

Como cancelar um plano da TIM

Saiba como pedir para a TIM trocar o plano atual para o pré-pago:

Para cancelar completamente a linha móvel da TIM, inclusive o número, é possível fazer das seguintes formas:

  • Pelo site Meu TIM, na seção do formulário de cancelamento;
  • Via SMS: envie a palavra CANCELAMENTO seguido do CPF do titular e código do cliente para o número 4199;
  • Via carta: envie uma correspondência solicitando o cancelamento para o endereço Rua Comendador Araújo, 299 – Centro, Curitiba – PR, com CEP 80420-007

Como cancelar um plano da Claro

Veja como entrar em contato com a Claro para trocar o plano para pré-pago:

Caso queira cancelar definitivamente a sua linha, esse é o caminho:

  • Pelo site: vá ao portal Minha Claro e faça seu login. Na seção Atendimento, clique em Cancelar Linha, e depois em Continuar no chat. É necessário conversar com um atendente e solicitar o cancelamento.
Preciso cancelar ou alterar meu plano para fazer portabilidade?

Não. A portabilidade numérica cancela automaticamente seu plano com a operadora antiga, independente se é pré-pago, pós-pago ou controle. A solicitação deve ser feita diretamente com a operadora de destino.

Aprenda como fazer portabilidade para a Vivo, Claro e TIM.

Quem pode cancelar um plano de celular?

Apenas o titular da linha móvel pode solicitar o cancelamento do plano, e a operadora poderá exigir documentos de identificação para comprovar a legitimidade do pedido. A exceção fica para cancelamento do plano em caso de falecimento, que possui um trâmite diferente.

Preciso pagar multa para cancelar o plano de celular?

Pode ser que sim. Se nos últimos 12 meses você trocou de pacote ou comprou um smartphone vinculado ao plano, é possível que sua linha esteja no período de fidelidade, com vigência máxima de 1 ano. A multa a ser paga deve ser proporcional ao período restante do contrato.

Se durante o último ano você não alterou nada no pacote de celular nem comprou aparelhos vinculados ao plano, a operadora não poderá cobrar multa pelo cancelamento.

O que acontece se não pagar o plano controle ou pós-pago?

Caso a conta de celular pós-pago ou controle não seja paga, o serviço poderá ser parcialmente suspenso após 15 dias do vencimento. A suspensão total ocorre após 30 dias do início da suspensão parcial, e a operadora pode rescindir o contrato e cancelar a linha transcorridos 30 dias da suspensão total.

Posso cancelar um celular pré-pago?

Sim. Basta seguir os mesmos trâmites de cancelamento de um plano pós-pago ou controle. Caso prefira, basta não efetuar recargas e a linha poderá ser desativada automaticamente pela operadora a partir de 60 dias após o vencimento dos créditos.

Com informações: Vivo, Claro, TIM, Anatel.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados