Claro deve ter novo modem com Wi-Fi 6 para internet fixa, segundo homologação
Anatel homologa Sagemcom F@st 3896, modem DOCSIS 3.1 com 802.11ax; produto tem porta Ethernet 2,5 Gb/s e pode ser útil para usuários de banda larga gigabit
Anatel homologa Sagemcom F@st 3896, modem DOCSIS 3.1 com 802.11ax; produto tem porta Ethernet 2,5 Gb/s e pode ser útil para usuários de banda larga gigabit
Vem aí um novo modelo de modem para a banda larga da Claro. A Anatel homologou o Sagemcom F@st 3896, modelo que poderá ser utilizado nas regiões onde a operadora atua com internet via cabo coaxial (DOCSIS). O diferencial é a compatibilidade com o Wi-Fi 6, além de Ethernet com capacidade para até 2,5 Gb/s.
Por fora, o F@st 3896 parece com um modem comum de banda larga. Com design vertical, a frente do produto estampa a logo da Claro e LEDs indicadores, enquanto a traseira inclui quatro portas Ethernet, uma USB, duas saídas para telefone fixo e a entrada de cabo coaxial.
O grande diferencial do F@st 3896 é o suporte ao Wi-Fi 6, uma das gerações mais recentes do protocolo de rede sem fio. Infelizmente o manual não especifica os detalhes do rádio do produto, mas certamente o uso do padrão 802.11ax deve garantir maiores velocidades tanto na rede de 2,4 GHz como na banda de 5 GHz.
Outro detalhe interessante é o suporte a Ethernet na velocidade de 2,5 Gb/s, o que é útil para alcançar toda a banda disponível do pacote de 1 Gb/s em um único dispositivo. No entanto, apenas uma das portas de rede é compatível com o padrão — as outras continuam limitadas a Gigabit Ethernet.
Para conseguir aproveitar a porta de 2,5 Gb/s também é necessário ter uma placa de rede compatível com o padrão, que ainda não está difundido na maioria dos notebooks e modelos de placa-mãe.
Ainda não se sabe quando o Sagemcom F@st 3896 começa a ser instalado pela Claro, nem mesmo os critérios que a operadora irá determinar para fornecer o equipamento aos clientes.
Atualmente, a Claro comercializa um plano de banda larga via cabo com 1 Gb/s de download pela mensalidade de R$ 299,90. O pacote tem velocidade de upload de 100 Mb/s e inclui a instalação de cabo de rede até um dispositivo em outro cômodo (Ponto Ultra).
O uso de equipamentos compatíveis com Wi-Fi 6 ainda é bem incipiente nas operadoras brasileiras.
A TIM Live iniciou a adoção do Wi-Fi 6 em abril de 2022 para clientes com banda larga de 1 Gb/s. O equipamento também é fabricado pela Sagemcom e possui porta Ethernet compatível com velocidade 2,5 Gb/s.
A Oi também possui equipamentos compatíveis com Wi-Fi 6, mas apenas para quem contrata o Oi Fibra X, que distribui a fibra óptica para diferentes cômodos dentro da casa. O serviço custa R$ 59,90 por mês.
Alguns provedores regionais também fornecem equipamentos compatíveis com Wi-Fi 6, mas modems e roteadores com o novo padrão ainda estão longe de se tornar padrão de mercado.