Como saber o PIN e o PUK do celular [e para que servem]

PIN e do PUK são dois códigos (senhas pessoais ou padrão) que garantem a segurança do seu aparelho de telefone

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Quando você comprou um seu celular, provavelmente, também comprou um chip para habilitar um número no aparelho. O chip costuma vir em um envelope ou cartão, contendo algumas outras informações que não damos muita bola, até que precisamos delas. É o caso do PIN e do PUK, dois códigos (senhas pessoais ou padrão) que garantem a segurança do seu aparelho impedindo o uso do chip por terceiros.

Como saber o PIN do celular

Se você perdeu o cartão que veio com o chip, entre em contato com a central de atendimento da operadora de telefonia para descobrir os códigos de PIN padrão e PUK.

PIN e PUK

O que é PIN?

PIN é uma senha pessoal que bloqueia ou desbloqueia o seu SIM card. Inicialmente, a função “bloqueio” está desativada e você pode usar o PIN para acrescentar uma camada de segurança ao seu chip. Isso quer dizer que, sempre que você reiniciar o seu telefone ou colocar o SIM card em outro aparelho, o chip vai pedir que você use a senha (PIN).

SimCard / Android / Pexels

Normalmente, o PIN (Personal Identification Number) tem apenas quatro dígitos. Para você trocar, se não souber o seu, é possível que seja solicitado um PIN padrão.

  • Código PIN padrão da Claro: 3636
  • Código PIN padrão da Oi: 8888
  • Código PIN padrão da TIM: 1010
  • Código PIN padrão da Vivo: 8486

Isso impede que outra pessoa tente usar o seu telefone em seu nome, fazer ligações, receber mensagens e etc. Por que fazer isso? Bem, além de impedir o uso por terceiros, impede que roubem seus códigos de verificação em duas etapas enviados por SMS.

Para mudar um PIN será solicitado que você insira o PIN atual do SIM. Se você nunca tiver usado, insira o PIN do SIM padrão da operadora (pode estar em um card que você recebeu com o chip). Se não souber o PIN do SIM padrão, não tente adivinhar. Procure a operadora ou consulte os documentos fornecidos na compra do seu telefone.

É possível que você veja variações como PIN 1 e PIN 2. O primeiro é a senha principal de acesso ao telefone e que bloqueia ligações, SMS e chamadas de emergência. Já o PIN 2 pode ser usado como alternativa e bloquear serviços especiais escolhidos por você.

O que é PUK?

Se durante algum processo de alteração do PIN para uma combinação mais fácil de se lembrar o código for digitado incorretamente três vezes seguidas (às vezes mais, dependendo da operadora), o seu chip será bloqueado e só poderá ser desbloqueado usando o PUK. É para isso que serve, na maioria dos casos: quase a senha mestra.

É possível que os quatro primeiros dígitos do PUK sejam a senha de acesso para outros recursos de Caixa Postal e área exclusiva de autoatendimento em algumas operadoras.

Se você ver variações similares as do PIN, algo como PUK 1 e PUK 2,  é porque os códigos PUK são utilizados para desbloquear o PIN 1 e o PIN 2, respectivamente.

Muita atenção: caso você digite o PUK errado 10 vezes (ou menos, a depender da operadora) seu chip (cartão SIM) será bloqueado definitivamente. Isso significa que você terá que ir até a operadora e comprar outro chip (o seu número antigo será mantido).

Sendo assim, o PIN permite por uma senha de acesso ao seu SIM card (chip) e o PUK desbloqueia o seu PIN caso você digite errado algumas vezes e bloqueie o seu celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Número de identificação pessoal (PIN) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados