iPhone 16: botão de Ação pode estar em toda a linha, com novidades

Botão de Ação substitui chave do modo silencioso. iPhone 16 pode receber nova versão do componente, com sensor de pressão e resposta tátil.

Giovanni Santa Rosa
Por
iPhone 15 Pro e Pro Max têm corpo de titânio
Botão de Ação fica logo acima dos botões de volume (Imagem: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Novidade do iPhone 15 Pro e Pro Max, o botão de Ação poderá estar em todos os modelos do iPhone 16, a ser lançado em 2024. Além disso, o componente pode receber um upgrade: deixar de ser mecânico para virar capacitivo.

As informações são do site MacRumors, que teve acesso a documentos internos da Apple. O novo botão de Ação deve funcionar como o botão Home dos iPhones antigos ou como o trackpad Force Touch dos MacBooks mais recentes.

Isso significa que ele deve dar a sensação de apertar um botão físico, mesmo que nenhuma peça esteja se movendo, graças a um sensor de pressão e motores de vibração.

Mão segurando celular
Botão de Ação traz muitas possibilidades (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os documentos também mostram que o iPhone 16 conta com o botão de Ação desde os primeiros desenhos e protótipos. Mesmo assim, a Apple testou diferentes tamanhos, alguns tão grandes quanto os botões de volume.

O MacRumors também afirma que a próxima geração do iPhone SE, que deve ser lançada em 2025, deve contar com este botão. Assim, seria o fim da chave do modo silencioso.

Botão de Ação é mais versátil

O botão de Ação substituiu a chave do modo silencioso, trazendo novas possibilidades de uso. Ele fez sua estreia no iPhone 15 Pro e Pro Max.

Entre as novas opções, estão ligar a lanterna, abrir a câmera, executar atalhos, iniciar uma gravação de voz, ativar um dos modos de Foco, ligar recursos de acessibilidade e usar a Lupa. No iOS 17.2, também será possível fazer traduções rápidas pelo botão.

Mão segurando celular
Controle de música na Dynamic Island do iPhone 15 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O botão de Ação deve chegar a toda a linha iPhone no ano que vem. Outras novidades também fizeram este caminho, estreando nos modelos mais caros em um ano e migrando para os mais baratos no ano seguinte.

A Dynamic Island, por exemplo, veio primeiro no iPhone 14 Pro e Pro Max, mas já está em todas as variantes do iPhone 15. O mesmo aconteceu com a câmera de 48 megapixels e o chip A16 Bionic.

Com informações: MacRumors

Receba mais sobre iPhone 15 Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados